null Universidade de Fortaleza recebe os autores Lira Neto e Nilton Almeida para debate

Universidade de Fortaleza recebe os autores Lira Neto e Nilton Almeida para debate

Conversa será transmitida online no próximo dia 2 de setembro


Lira Neto (à esquerda) e Nilton Almeida (à direita) discutirão a saga dos judeus sefarditas em bate-papo organizado pela Unifor  (Fotos: Arquivo Pessoal)
Lira Neto (à esquerda) e Nilton Almeida (à direita) discutirão a saga dos judeus sefarditas em bate-papo organizado pela Unifor (Fotos: Arquivo Pessoal)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, receberá no próximo dia 2 de setembro, às 10h, dois convidados ilustres para discussão: o jornalista e escritor Lira Neto, vencedor de quatro prêmios Jabuti na categoria de Biografia, e o também jornalista Nilton Melo Almeida, doutor em História Moderna e ex-secretário geral da Federação Nacional dos Jornalistas. Com tema “A saga dos judeus sefarditas – Jornalismo e história”, o bate-papo ocorrerá virtualmente e terá transmissão gratuita. Para assistir, basta inscrever-se clicando aqui.

No encontro, os escritores se reunirão com o público para compartilhar o processo de pesquisa por trás das obras recém-publicadas “Cristãos-novos, seus descendentes e Inquisição no Ceará” (de Nilton Almeida) e “Arrancados da terra” (de Lira Neto). Com temas semelhantes, ambos os livros surgem em um momento no qual muitos cearenses têm buscado saber mais sobre a origem sefardita; assim, em um misto de pesquisa acadêmica e histórica com doses de jornalismo investigativo, será debatida a saga dos judeus cristãos-novos perseguidos pela inquisição – como vieram parar no Brasil, espalharam-se pelo nordeste e seguiram novos rumos.

“O interesse desse encontro é mostrar como se dá o processo de produção de pesquisa histórica seguida de redação. Os dois autores têm um um texto muito marcado pela narrativa jornalística, e apesar de trabalharem assuntos similares nos livros em discussão, optam por vieses diferentes: um mais literário e outro mais acadêmico”, comenta Eduardo Freire, docente do curso de Jornalismo da Unifor. “Debateremos a diferença entre um tipo de narrativa dos outros, e também como o jornalismo investigativo influenciou as obras comentadas”, complementa ele.

Freire, que leciona na Universidade de Fortaleza desde 2002 e é mestre em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, será o mediador da conversa. Ao seu lado, a concludente Lianne Ceará exercerá o papel de estudante debatedora. Abaixo, é possível conhecer o perfil dos convidados.

Conheça os convidados

Nilton Melo Almeida

Doutor em História Moderna pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Assessoria de Comunicação pela Universidade de Fortaleza e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará. É investigador correspondente do CHAM, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores. Também integra o Grupo de Pesquisa Diáspora Atlântica dos Sefarditas, vinculado à Universidade Federal de Sergipe. 

Nilton exerceu os cargos de secretário da Cultura e Desporto do Estado do Ceará, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e de secretário geral da Federação Nacional dos Jornalistas. Foi professor do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, no qual criou o jornal-laboratório Sobpressão e o programa “Panorama”, veiculado na TV Unifor. É funcionário do Banco do Nordeste e diretor de Biblioteca da  Associação Cearense de Imprensa. Publicou “Rebeldes pelos caminhos de ferro: os ferroviários na cartografia de Fortaleza”, “Judeus no Ceará” e “Cristãos-novos, seus descendentes e Inquisição no Ceará”.

Lira Neto

Lira Neto, jornalista e escritor, nasceu em Fortaleza, em 1963. Ganhou quatro vezes o Prêmio Jabuti de Literatura, a mais importante distinção do mercado editorial brasileiro, e uma vez o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), sempre na categoria Biografia. Doutorando em História pela Universidade do Porto, Portugal. Mestre em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É autor de quinze livros, entre eles “Arrancados da terra”, e as biografias de Getúlio Vargas, Padre Cícero, José de Alencar, Castello Branco e Maysa. Começou a carreira jornalística em 1988, como revisor no Diário do Nordeste, veículo integrante do Sistema Verdes Mares de Comunicação, do Grupo Edson Queiroz.

Serviço

Bate-papo “A saga dos judeus sefarditas – Jornalismo e história”
Convidados: Nilton Melo Almeida & Lira Neto
Data: 02/09, quinta-feira
Horário: 10h 
Transmissão: Mídias sociais da Unifor (YouTube, Instagram e Facebook) e TV Unifor (YouTube e canal 181 da NET)