PRONUTRA

coordenadores do pronutra

O PRONUTRA (Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade) foi fundado em 2005. O ambulatório foi idealizado pelo curso de Nutrição da Unifor e é um programa de extensão vinculado à Vice-Reitoria de Extensão. Destina-se ao cuidado ambulatorial interdisciplinar de pessoas que apresentam transtornos alimentares (anorexia nervosa, bulimia nervosa, Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica – TCAP e transtorno alimentar não especificado).

O programa atende aos usuários do SUS. Para ter acesso ao serviço, primeiramente, é agendada uma triagem com profissionais treinados e experientes nesta área temática. Caso seja detectado o transtorno alimentar, o paciente será admitido no programa e assistido por uma equipe interdisciplinar composta por extensionistas em Nutrição, Psicologia e Psiquiatria sob supervisão. O atendimento nutricional é realizado no ambulatório de Nutrição do NAMI.

O acompanhamento psicológico é realizado no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), também no NAMI, e conta com diversas abordagens psicológicas como as de linha humanista, psicanalista ou comportamental. O acompanhamento médico com os residentes em Psiquiatria é realizado mensalmente, mas poderá ter sua periodicidade alterada, caso o profissional responsável julgue necessário. Essa é uma parceria com a residência em Psiquiatria do Hospital Mental de Messejana. Uma vez por semana, todos os profissionais que compõem a equipe se reúnem para discutir os casos clínicos em andamento e traçar os respectivos planos terapêuticos, fazendo com que o paciente tenha, de fato, suas necessidades atendidas de forma integral. 

Informações para contato

PRONUTRA | Atendimento às segundas e quartas-feiras, de 13h30 às 17h

  • E-mail de contato: pronutra@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3621
  • Endereço de contato: Ambulatório de Nutrição, no térreo do NAMI (Rua Desembargador Floriano Benevides, 221)