Mestrado Profissional em Administração

Um profissional apresenta dados empresariais para cinco executivos.

Esse curso é para quem quer…

... aprofundar-se nas discussões sobre os desafios e oportunidades mais atuais no domínio da gestão empresarial, combinando uma sólida formação acadêmica ao espírito da gestão voltado à transformação da realidade empresarial. Destina-se a executivos, empreendedores e demais profissionais.

com o objetivo de...

 … desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes valiosos que lhe permitam exercer a liderança transformadora em qualquer contexto organizacional, seja em nível local, seja em nível global.

Duração
24 meses

Carga Horária
450 horas

Vagas
25

Informações para contato

Coordenação: Prof. José Milton de Sousa Filho, Doutor

  • E-mail de contato: mpa@unifor.br
  • Fone de contato: 3477.3223/3166
  • Endereço de contato: Bloco B

Diferenciais

Como egresso do Mestrado Profissional em Administração de Empresas da Unifor, você estará preparado para compreender o ambiente de negócios de forma sistêmica, para tomar decisões baseadas em dados e conhecimentos consolidados e administrar situações que envolvam o comportamento humano. Essas são competências profissionais fundamentais para a atuação em qualquer ambiente empresarial.

O Mestrado Acadêmico em Administração prepara o aluno para se tornar um pesquisador e professor no âmbito do ensino superior. Geralmente, o profissional segue sua carreira com o doutorado. O Mestrado Acadêmico é uma formação baseada em contribuições
teóricas, na produção científica de alto impacto e na aplicação ferramental analítico para a solução de problemas organizacionais reais.

O MPA Unifor prepara o aluno para a prática da administração nas diversas organizações, sem deixar de lado a forte base teórica. Ele alinha teoria a competências analíticas, de liderança e de tomada de decisão, elementos fundamentais ao perfil executivo contemporâneo.

Ambos conferem os mesmos privilégios aos seus participantes, em especial o de atuar no magistério superior. Além do conhecimento atual e relevante em suas linhas de pesquisa, eles conferem o domínio de técnicas e procedimentos científicos específicos essenciais
para a tomada de decisão.

O MPA Unifor utiliza abordagens didáticas inovadoras em suas diversas disciplinas: aprendizado autodirigido, ensino colaborativo e o método do caso, o mesmo aplicado pela Harvard Business School, uma das mais influentes escolas de negócios do mundo. Aqui, o foco é na formação do aluno enquanto tomador de decisões e líder. Para isso, as experiências do aluno são utilizadas em sala de aula e sua produção intelectual publicada em congressos e revistas técnicos e científicos. 

Buscando oferecer uma formação alinhada à prática sem deixar de lado o rigor teórico e metodológico inerente à tomada de decisão, o MPA Unifor adota periódicos científicos de referência no auxílio à formação do aluno. Além disso, o modelo de dissertação do MPA Unifor é diferenciado; considera-se o potencial da proposta para uma ação de intervenção com repercussões de impacto. O curso conta ainda com um módulo internacional em uma das mais importantes universidades no mundo, a Columbia University em Nova York, Estados Unidos.

Aqui, há forte alinhamento com o mercado profissional, por meio da utilização de metodologias de ensino adequadas à moderna educação empresarial.

Como aluno do curso, você poderá criar e manter uma rede de relacionamentos com professores, pesquisadores e profissionais de mercado. Além de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o MPA Unifor é reconhecido por outras instituições de ensino e empresas em todo o País.

Com uma ênfase internacional, o MPA Unifor está aberto a candidatos que concluíram sua graduação nas áreas de Administração, Economia, Contábeis, Engenharias e outras áreas afins reconhecidos pelo MEC.

Aqui, você dispõe de professores doutores integralmente vinculados à instituição, além de gestores e executivos que atuam como professores parceiros. Por meio de projetos de pesquisa com professores de ambos os grupos, ocorre a geração de conhecimento relevante para a compreensão do ambiente de negócios e das ações organizacionais em diversas esferas.

Ao longo do curso, você estará em contato com diversas atividades didáticas, de natureza teórica e aplicada, todas elas estruturadas em torno da produção intelectual voltada a ações e projetos organizacionais. Algumas delas são: casos de ensino, ensino cooperativo, seminários, desafios competitivos, simulações. 

Somado aos encontros relativos às disciplinas, o MPA Unifor realiza periodicamente os Encontros de Gestão Empresarial e Seminários Experiência e Negócios, com a participação de gestores e executivos para debater questões inovadoras no âmbito da administração e os Workshops de Formação Específica, em que competências e ferramentas são apresentadas aos alunos visando ao aperfeiçoamento técnico.

O MPA Unifor tem como objetivo geral cultivar profissionais qualificados para atuar como gestores organizacionais ou como empreendedores em novos negócios, privilegiando o desenvolvimento de competências essenciais para a competitividade tanto
a nível regional quanto a nível global.

Especificamente, o MPA Unifor promove, por meio de recursos e esforços didáticos inovadores, uma formação contemporânea e multidisciplinar da Administração, reconhecendo a relevância e a contribuição de suas diferentes áreas para a prática
gerencial de alto nível no contexto global.

Na mesma linha, o MPA Unifor desenvolve continuamente o potencial de produção científica e tecnológica de alto nível alinhada à liderança de mudanças e inovações organizacionais. Também consolida e expande relacionamentos de parceria e colaboração
em pesquisas acadêmicas e aplicadas com universidades e centros de pesquisa renomados no Brasil e no exterior.

Por fim, o MPA Unifor incentiva e apoia o relacionamento com organizações e com a sociedade como um todo por meio da liderança e da participação em iniciativas e projetos transformadores que tenham em sua essência o crescimento e o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

O MPA Unifor tem parceria com duas das mais renomadas universidades no mundo: Columbia University e Harvard University, esta por meio de um convênio com a Harvard Business School.

Por meio da parceria com a Columbia University um módulo internacional foi confeccionado em duas etapas. A primeira parte compõe a formação em Negociação e Resolução de Conflitos, realizada no campus da Unifor por professor da Columbia
University. A segunda parte do módulo envolve uma formação de uma semana em torno de questões atuais em Empreendedorismo e Inovação, Marketing e Empresas Familiares realizada no campus da Columbia University. São ainda previstas visitas técnicas a empresas de classe mundial com sede ou representações em Nova York.

A parceria do MPA Unifor com a Harvard Business School permite um conjunto de conteúdos exclusivos aos participantes do curso. Por meio da disciplina Microeconomia da Competitividade, a geração de conteúdos como casos de ensino, artigos e relatos
envolvendo os temas de competitividade empresarial, local ou regional podem ser compartilhados e discutidos com uma extensa rede de colaboradores vinculados à comunidade da Harvard Business School.

A inserção internacional faz parte da preocupação com a excelência na formação executiva. O MPA Unifor busca, com isso, ampliar as oportunidades de aprendizado e de relacionamento no exterior aos alunos, acarretando impactos positivos em suas carreiras.

 XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa (2018)

3º lugar na área Ciências da Vida; Prof. Thiago Jessé Souza de Lima

Área de Concentração: Gestão Empresarial

 

 Mercado, Estratégia e Finanças (MEF)

A linha de pesquisa Mercado, Estratégia e Finanças (MEF) atua em uma perspectiva abrangente, envolvendo aspectos relacionados às estratégias de mercado, posicionamento de empresas, competição e concorrência, estratégia e gestão financeira, controladoria, governança e tomada de decisão. Dentre as disciplinas obrigatórias ministradas, estão: Estratégia Empresarial, Gestão Financeira, Marketing Estratégico, Controladoria Estratégica, e Modelos de Otimização Aplicados à Tomada de Decisão. Os candidatos selecionados para atuar nesta linha de pesquisa devem ter forte orientação para o mercado e responsabilidades relacionadas ao tomador de decisão em níveis tático e estratégico.

Pessoas, Inovação e Sustentabilidade (PIS)

A linha de pesquisa Pessoas, Inovação e Sustentabilidade (PIS) atua em uma perspectiva abrangente, que considera os líderes como indutores de processos de inovação e da sustentabilidade, focando questões como empreendedorismo, empreendedorismo corporativo, gestão de pessoas e formação de lideranças. Dentre as disciplinas obrigatórias ministradas, estão: Gestão para a Sustentabilidade, Gestão Empreendedora, Gestão da Tecnologia e da Inovação, Gestão Estratégica de Pessoas, Desenvolvimento de Lideranças. Os alunos selecionados para atuar nesta linha de pesquisa devem ter uma orientação para o desenvolvimento de questões comportamentais.

PRODUÇÕES TÉCNICAS/TECNOLÓGICAS DO MPA

homem olhando relatórios

Produtos e Processos

Desenvolvimento de produto técnico ou tecnológico, passível ou não de proteção, podendo gerar ativos de propriedade industrial/ propriedade intelectual

dois homens conversando, um deles apontando o caminho para o outro

Atividades de Formação

Atividades de educação relacionadas a diferentes níveis de formação profissional, com público alvo interno ou externo a instituição de origem

megafone

Divulgação da Produção

Atividades relacionadas à divulgação da produção.

dois homens apertando as mãos

Serviços Técnicos

Serviços realizados junto à sociedade/instituições, órgãos governamentais, agências de fomento, vinculados à assistência, extensão, produção do conhecimento.

Docente: Tiago Jessé Souza de Lima    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico    
Obrigatória

Docente: Luciana Maria Maia Viana
CH: 30 Créditos: 2
Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico
Obrigatória

Docente: Heber José de Moura    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico    
Obrigatória

Docente: Afonso Carneiro Lima    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças    
Obrigatória

Docente: Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças    
Obrigatória


 

Docente: Bruno Cals de Oliveira    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças    
Obrigatória
 

Docente: José Sarto Freire Castelo    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças    
Obrigatória
 

Docente: Paulo Roberto Nunes    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças    
Obrigatória

Docentes: Afonso Carneiro Lima e José Milton de Sousa Filho    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças    
Eletiva

Docente: Plácido Rogério Pinheiro    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças    
Eletiva

Docente: José Renato Ferreira Barreto    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade    
Obrigatória/Optativa

Docente: Francisco Carlos Barbosa dos Santos    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade    
Obrigatória/Optativa

Docente: José Milton de Sousa Filho    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade    
Obrigatória/Optativa

Docente: Ricardo Fialho Colares    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade    
Obrigatória/Optativa

Docente: José Renato Ferreira Barreto    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade    
Eletiva

Docente: Convênio Columbia University     
CH: 15    
Créditos: 1    
Linha de Pesquisa: Seminários    
Eletiva

Docente: João André de Barros Teixeira    
CH: 15    
Créditos: 1    
Linha de Pesquisa: Seminários    
Eletiva
 

Docente: Marcos Marinelli    
CH: 15    
Créditos: 1    
Linha de Pesquisa: Seminários    
Eletiva

Linha de pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças (MEF)

Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico

Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico

Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico

Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Seminários

Linha de Pesquisa: Seminários

Dissertações Defendidas

 

O investimento no Mestrado Profissional em Administração de Empresas é composto por 30 parcelas fixas de R$ 2.495,00.

 

Seleção 2019

Foi lançada a seleção 2019 do Mestrado Profissional em Administração da Unifor. O Edital R. Nº 01/2019 estabelece todas as condições de inscrição, documentação necessária, seleção, número de vagas e calendário para admissão e matrícula.

> CONFIRA O RESULTADO
> CONFIRA OS DIAS E HORÁRIOS DAS ENTREVISTAS

Ao todo, são 25 vagas destinadas a profissionais da área do Administração, bem como de áreas afins, desde que possuam atuação profissional ligada ao campo do Administração.

O processo seletivo contemplará três etapas. Os candidatos serão submetidos à análise dos projetos de pesquisa; entrevista individual, prevista para os dias 22 a 24 de abril de 2019; e análise do currículo.

O início das aulas está previsto para maio de 2019.

SERVIÇO
Seleção para o Mestrado Profissional em Administração
Edital R. Nº 01/2019
Edital R. Nº 19/2019 (retificação)
Mais informações: (85) 3477-3166 / 3477-3223 

 

Atendimento via chat