null Fundação Edson Queiroz instala drive-thru na Unifor para coleta de máscaras de pano

Ter, 14 Abril 2020 14:31

A estrutura está montada em frente ao prédio da reitoria, com acesso pela avenida Washington Soares.

Objetivo da iniciativa a ser realizada na Unifor é estimular as pessoas que costuram e já tenham os insumos em casa a deixarem os itens no drivre-thru (Foto: Ares Soares)

A partir do dia 16 de abril, a Fundação Edson Queiroz vai disponibilizar uma estrutura de drive-thru na Universidade de Fortaleza para coletar doações de máscaras de pano feitas pela população. O objetivo é estimular as pessoas que costuram e já tenham os insumos em casa a deixarem os itens no drivre-thru, para que uma equipe da Fundação realize a distribuição das máscaras nas comunidades mais afetadas, juntamente com material informativo. A iniciativa é mais uma ação implementada pela Fundação Edson Queiroz para ajudar no combate à Covid-19 no Ceará.

Para as pessoas que têm tecido, máquina de costura e interesse de participar da ação de doação, mas não sabem como fazer as máscaras de tecido, a professora Fernanda Moriconi, do curso de Design de Moda, gravou um vídeo com o passo-a-passo de confecção do produto. Fernanda Moriconi, ao lado das também professoras Priscila Medeiros, Germana Fontenelle e Goretti Cabra, do curso de Design de Moda da Unifor, é responsável pela criação do design da máscara de tecido que será distribuída pela Prefeitura à população carente de Fortaleza. No total, serão 3 milhões de máscaras, numa ação realizada em parceria com a Unifor.

Em apoio às autoridades de saúde, a instituição também vai disponibilizar na segunda quinzena de abril 10 respiradores artificiais para serem utilizados nos hospitais da rede pública no tratamento de pacientes graves contaminados com o coronavírus. Em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará e apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, também vai reforçar a análise de exames de Covid-19 a partir de uma estrutura montada na Universidade de Fortaleza.

Enfrentamento à Covid-19

No início de abril, a Fundação Edson Queiroz desenvolveu e doou protetores faciais aos profissionais de saúde que atuam no combate ao coronavírus no Hospital Geral de Fortaleza e no Hospital da Criança de Fortaleza e implantou sistema remoto de informações sobre a pandemia para os pacientes atendidos pelo Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI). Além disso, apoiou a produção e doação de aventais cirúrgicos impermeáveis para distribuição nas unidades de saúde da capital.

Preocupada com os impactos financeiros do período de isolamento social, a Fundação realizou a doação de cestas básicas aos 530 alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, bem como concedeu 30% de desconto nas mensalidades para todos os seus alunos de graduação e de pós-graduação da Unifor, permitindo que haja um replanejamento das atividades financeiras das famílias dos alunos. “Estamos confiantes de que todas essas ações vão ajudar a superar esse desfio e trazer para a sociedade cearense o nosso melhor”, destaca Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz.

Fundação Edson Queiroz

Criada em 26 de março de 1971, a Fundação Edson Queiroz promove há décadas o desenvolvimento social, educacional e cultural do estado do Ceará e da região Nordeste. A Fundação é mantenedora da Universidade de Fortaleza, que já graduou aproximadamente 100 mil alunos e diplomou outros 7 mil pós-graduados, figurando desde 2012 como a melhor universidade particular do Norte e Nordeste do Brasil. Além da Universidade de Fortaleza, a Fundação Edson Queiroz mantém uma série de outras iniciativas de responsabilidade social, abrangendo o voluntariado, a educação e a capacitação profissional, permitindo também vasto campo prático para os alunos da Universidade de Fortaleza. Destaque para as Clínicas Odontológicas, Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, Escritório de Práticas Jurídicas, Núcleo de Atenção Médica Integrada e o Centro de Formação Profissional. A Fundação desenvolve ainda os projetos Educação e Saúde na Descoberta do Aprender, Cidadania Ativa, Jovem Voluntário e Polo de Produção de Vassouras PET, todos pautados pelo princípio de gerar melhoria de vida aos assistidos.