null Unifor é a melhor do Norte e Nordeste pela 7ª vez consecutiva

Seg, 1 Outubro 2018 19:40

Unifor é a melhor do Norte e Nordeste pela 7ª vez consecutiva

O Ranking da Folha de S. Paulo, divulgado ontem, classificou 196 universidades no Brasil.

Inaugurada em 1973, a Universidade de Fortaleza tem como pilar o constante desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão (Foto: Natinho Rodrigues)

Pelo sétimo ano consecutivo, a Universidade de Fortaleza se mantém como a melhor instituição de ensino privada nas regiões Norte/Nordeste, segundo o Ranking Universitário do jornal Folha de S. Paulo, divulgado nesta segunda-feira, 1º de outubro. O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita desde 2012.

Na edição de 2018 do RUF há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos. No ranking de universidades, estão classificadas as 196 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: Pesquisa, Internacionalização, Inovação, Ensino e Mercado.

No quesito Ensino, a Unifor também se mantém na liderança no Norte/Nordeste. Nesse item são levados em conta critérios como avaliação do Ministério da Educação, número de professores com mestrado e doutorado e nota do Enade.

No quesito Mercado, onde são feitas pesquisas com profissionais de recursos humanos sobre preferência de contratação, a Unifor também permanece em primeiro lugar nas duas regiões.

No que se refere à Inovação, que leva em consideração o número de pedidos de patentes da universidade no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), a Unifor ocupa o segundo lugar entre as instituições de ensino das regiões Norte e Nordeste.

Na Pesquisa, que leva em conta aspectos como número de bolsistas CNPq, de teses e de publicações em revistas nacionais, a Unifor manteve o segundo lugar entre as universidades do Norte e Nordeste.

Em relação ao item Internacionalização, a Unifor subiu de colocação. Antes a instituição estava em sexto lugar, e agora ocupa o segundo lugar.

De acordo com a reitora da Unifor, Fátima Veras, a instituição tem como meta buscar o contínuo aperfeiçoamento. “A instituição tem o compromisso de buscar a excelência no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, não mede esforços ao investir na formação cidadã e nas novas tecnologias de ensino, nas parcerias nacionais e internacionais, e no investimento em pesquisa e inovação. Isso faz com que a Universidade se mantenha pelo sétimo ano consecutivo como a melhor Instituição de Ensino Superior Privada das regiões Norte e Nordeste, o que nos dá grande satisfação e orgulho por fazer parte dessa conquista”, declara.

Para o vice-reitor de Graduação da Universidade de Fortaleza, Henrique Sá, o Ranking Folha é uma avaliação de referência. “O RUF mede uma série de parâmetros como a qualidade do ensino, referência no mercado, inovação, aspectos associados a produção científica na pesquisa e a internacionalização. Isso permite que o mercado avalie as instituições sob perspectiva não apenas da visão do governo, da regulação que o MEC apresenta, mas por outras perspectivas”, declara.

“Para nós, estarmos pelo sétimo ano consecutivo reforçando a posição de melhor universidade do Norte e Nordeste reflete o padrão de qualidade da instituição. Para uma Fundação como a nossa, que completa 45 anos, é mais um reforço da nossa qualidade e preocupação com excelência. Esse resultado é mérito dos nossos professores, alunos e gestores, além de evidenciar o papel da Fundação Edson Queiroz na sustentação desse projeto institucional de grande importância para nosso estado, para nossa região”, complementa Henrique.

Unifor no Norte/Nordeste

Ensino (1º lugar)
Mercado (1º lugar)
Inovação (2º lugar)
Pesquisa (2º lugar)
Internacionalização (2º lugar)

(*) Ranking Universitário Folha (RUF)

Processo Seletivo Unifor 2019.1

A Unifor está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2019.1. Nesta etapa serão utilizados dois critérios para a seleção: Prova e a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Será ofertado um percentual de vagas (exceto para o curso de Medicina) reservado para os candidatos inscritos com sua nota do Enem. Será aceito o uso da nota do Enem de 2015 a 2017, contanto que o aluno não tenha zerado nenhuma prova objetiva nem a Redação.

Já para quem optar pela modalidade de Prova Unifor, as inscrições também já tiveram início para os cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura e Graduação Tecnológica). A prova acontece no dia 21 de outubro, no campus da Unifor.

Prova: 21 de outubro para todos os cursos
Mais informações: (85) 3477.3400 – www.unifor.br/estudenaunifor