Núcleo de Práticas em Comércio Exterior NUPEX

Um globo terrestre está em evidência.

 

O Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex) da Unifor tem como objetivo intensificar a formação prático-profissional dos alunos do curso de Comércio Exterior e ao mesmo tempo contribuir com projetos de internacionalização para empresas cearenses.

Sob a orientação de professores, estagiários do núcleo elaboram projetos de exportação e importação para empresas participantes cadastradas de acordo com o seu perfil e demanda atual. O núcleo conta com parceria de órgãos e instituições públicas e privadas que apoia também a inserção dessas empresas no comércio exterior brasileiro.

 

O Nupex trabalha com cinco empresas por semestre e divide os alunos em grupos. Cada grupo trabalha com uma empresa na elaboração do plano de exportação de forma a reorganizar a estrutura da companhia para receber a nova demanda. Junto aos empresários, os alunos e a coordenação do programa discutem e analisam a organização. O processo inclui ainda a avaliação do produto e a criação de estratégias de inserção da companhia nos mercados estrangeiros.

A elaboração do projeto de internacionalização tem início após a etapa de avaliação, que passa por uma pesquisa de mercado mundial do produto escolhido para o plano de exportação, na qual são verificadas a receptividade internacional do tipo de produto selecionado, mapeamento do comércio estrangeiro e escolha dos países favoráveis – em geral um ou dois – para a exportação. Depois da pesquisa de mercado o produto é analisado e são apontadas as suas características que precisam ser trabalhadas para adequação às exigências internacionais de exportação.

Ao fim do semestre, o plano de exportação é entregue à empresa, a quem cabe a decisão final sobre a implementação, que leva em conta riscos e capacidade de investimento. Ela pode aproveitar os contatos apresentados durante a experiência e decidir o momento mais adequado e favorável à execução do plano.

A internacionalização traz diversas vantagens às empresas. Na área de exportação, elas podem obter aumento da produtividade, diminuição da carga tributária, redução da dependência de vendas internas, aumento da capacidade inovadora e melhoria da empresa. Já na de importação, estão o estabelecimento de diferencial em relação aos concorrentes, alcance de mercados mais dinâmicos, acesso a novas tecnologias e possibilidade de melhores recursos.

Informações para contato

Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex) | De segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e 14 às 22h

  • Fone de contato: (85) 3477-3087
  • Endereço de contato: Bloco R - Sala 07