POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

DISTRIBUIÇÃO E VIGÊNCIA

Esta versão pode ser alterada a qualquer momento, uma vez que os pontos apontados para mudanças sejam discutidos no Comitê Interno de Proteção de Dados Pessoais - CIPDP. A Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais deve, entretanto, ser revisada obrigatoriamente anualmente ou nos casos de modificação ou implantação de processos, ações e atividades envolvendo dados pessoais.

CONTROLE DE VERSÕES

Versão Data Responsável Controle de Modificações
1.0 12/11/2020 Encarregado de Proteção de Dados Pessoais Criação do documento

APRESENTAÇÃO

Olá!

O documento que apresentamos a você demonstra os valores e reitera nosso compromisso em tratar seus dados pessoais de forma legal, transparente e ética. Mais do que respeitar as exigências estabelecidas na legislação aplicada à matéria, acreditamos na necessidade de tratar dados pessoais sob um prisma ético que represente as diretrizes da Fundação Edson Queiroz e da Universidade de Fortaleza.

Nossa política reflete o respeito que temos por você, pela confiança em nós depositada e também nosso comprometimento em tratar seus dados pessoais de forma transparente, segura e com respeito à sua privacidade.

Recomendamos que você leia atentamente nossa política. Ela apresenta quais dados pessoais tratamos, para quais finalidades os utilizamos, quais bases legais autorizam essas atividades, com quem compartilhamos esses dados pessoais e como eles são armazenados e eliminados. Explicamos, ainda, quais são os seus direitos e quais canais você pode utilizar para exercê-los.

1. OBJETIVOS

A FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ - FEQ, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 07.373.434/0001-86, com sede na Avenida Washington Soares, nº 1321, Bairro Edson Queiroz, CEP 60811-341, Fortaleza, Ceará, mantenedora da Universidade de Fortaleza, UNIFOR, valoriza e respeita a privacidade de seus usuários, sejam eles internos ou externos, e, por meio desta Política, demonstra seu compromisso com a proteção de seus dados pessoais, além de estabelecer as regras sobre o tratamento dos dados pessoais dos usuários, dentro do escopo dos serviços e funcionalidades dos nossos ambientes, tais como unifor.br, uol.unifor.br, ead.unifor.br e aplicativos, de acordo com as leis em vigor, em especial a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD), com transparência e clareza junto a você e ao mercado em geral.

2. ABRANGÊNCIA

A presente Política de Privacidade é aplicável a todas as operações desenvolvidas no âmbito da Fundação Edson Queiroz e da Universidade de Fortaleza, compreendendo as atividades de suas unidades acadêmicas, administrativas, culturais e demais estruturas que integram o universo da UNIFOR.

3. DIRETRIZES DE TRATAMENTO

Observando as determinações legais, as orientações de instituições de proteção de dados pessoais e as melhores práticas de governança estabelecidas internacionalmente, a política de privacidade apresenta informações sobre:

3.1 - Compromisso institucional;
3.2 - Responsável pelas atividades de tratamento;
3.3 - Como tratamos dados pessoais;
3.4 - Compartilhamento de dados pessoais;
3.5 - Transferência internacional de dados pessoais;
3.6 - Decisões automatizadas, segmentação e profiling;
3.7 - Utilização de dados de crianças e adolescentes;
3.8 - Os direitos do titular dos dados pessoais;
3.9 - Retenção dos dados pessoais;
3.10 - Segurança dos dados pessoais tratados;
3.11 - Encarregado de Proteção de Dados Pessoais.

3.1 Compromisso institucional

A FEQ e a Universidade de Fortaleza reconhecem a importância da promoção e proteção da privacidade, e, por meio desta política, comunica à sua comunidade acadêmica, a seus colaboradores, fornecedores e à sociedade em geral seu compromisso institucional em:

a) Proteger a segurança e a privacidade dos dados pessoais;
b) Comunicar de forma transparente sobre as atividades de tratamento de dados pessoais realizadas e os dados pessoais tratados;
c) Implantar e executar de forma adequada mecanismos e processos para o exercício dos direitos dos titulares de dados pessoais;
d) Respeitar e cumprir a legislação e as boas práticas de governança aplicáveis ao tratamento de dados pessoais.

Ressaltamos que para nós a promoção da privacidade, a transparência, e o tratamento ético e seguro de dados pessoais são valores fundamentais. Assim, sempre adotaremos as melhores práticas para garantir o tratamento adequado e lícito de suas informações, bem como a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade de seus dados pessoais.

3.2 Responsável pelas atividades de tratamento

Quando você acessa alguma de nossas plataformas ou aplicações eletrônicas, participa de algum de nossos eventos acadêmicos, culturais ou esportivos, utiliza alguns dos nossos serviços, ainda que gratuitamente, bem como contrata nossos serviços educacionais, de pesquisa ou de extensão, você fornece seus dados pessoais à Fundação Edson Queiroz, mantenedora, e à Universidade de Fortaleza.

Ao tomar ciência e aceitar os termos de nossa Política de Privacidade, você está ciente de que o controlador de seus dados pessoais, ou seja, aquele que decide como seus dados são tratados, sendo o principal responsável por eles, poderá ser:

a) A Universidade de Fortaleza quando você acessa nossas plataformas ou aplicações eletrônicas, participa de algum de nossos eventos acadêmicos, culturais ou esportivos, utiliza alguns de nossos serviços, ainda que gratuitamente, bem como contrata nossos serviços educacionais, de pesquisa ou de extensão;

b) O órgão regulatório, por exemplo, o Ministério da Educação, nos casos estabelecidos em Lei, ou a empresa ou instituição, pública ou privada, que contratar a Universidade de Fortaleza para executar algum serviço ou atividade, situações que seremos operadores.

3.3 Como tratamos seus dados pessoais

a) Aspectos gerais da coleta de tratamento de dados pessoais

Os tipos e o volume de dados pessoais que coletamos e tratamos varia de acordo com o objetivo da atividade que desenvolvemos em seu proveito; contudo, deixamos claro que a coleta e o uso dessas informações sempre obedecerão a uma análise orientada pelos princípios da finalidade, necessidade e adequação.

Ressaltamos que a Universidade de Fortaleza utilizará esses processos de coleta de dados pessoais sempre que necessário ao cumprimento de suas atividades educacionais, bem como para cumprir obrigações decorrentes de leis, regulamentos e determinações de autoridades e órgãos públicos.

Durante o desempenho de nossas atividades coletamos e tratamos dados pessoais dos seguintes sujeitos:

i. Alunos;
ii. Clientes;
iii. Colaboradores;
iv. Pais e responsáveis financeiros;
v. Parceiros;
vi. Fornecedores;
vii. Pacientes;
viii. Assistidos;
ix. Candidatos;
x. Prospects e visitantes;
xi. Professores e pesquisadores.

Nossas atividades de coleta de dados pessoais acontecem por meio de formulários digitais ou físicos, bem como por ligações telefônicas ou quando acessar nossos sites, nossos canais de comunicação ou nossas ferramentas, softwares ou aplicações. Podemos, ainda, coletar dados pessoais durante as campanhas, eventos e pesquisas que realizamos ou durante a prestação dos serviços firmados com terceiros, e também pelos seguintes meios:

i. Redes sociais de terceiros, como Facebook, Instagram, etc;
ii. Parceiros;
iii. Aplicativos móveis para smartphones;
iv. Durante ações de relacionamento com nosso público;
v. Registros de interações disponibilizadas por e-mail e seus conteúdos compartilhados;
vi. Eventos realizados e organizados pela Universidade de Fortaleza;
vii. Eventos dos quais a Universidade de Fortaleza participa como patrocinadora ou expositora;
viii. Registros de contatos realizados em nossos sites, aplicações e plataformas de comunicação e relacionamento;
ix. Registro de compartilhamento de conteúdo nas redes sociais oficiais da universidade;
x. Outros processos e sistemas utilizados nas atividades educacionais, de extensão e pesquisa desenvolvidas pela Fundação Edson Queiroz e pela Universidade de Fortaleza;

b) Tipos de dados pessoais tratados

Ao acessar, contratar, solicitar ou utilizar algum dos serviços ou atividades por nós ofertados ou disponibilizados, você nos fornece e nós coletamos alguns dados pessoais relacionados a você. Desde o momento em que você interage com a Fundação Edson Queiroz e com a Universidade de Fortaleza, nós coletamos os seus dados pessoais. Em alguns casos, você fornece diretamente os seus dados pessoais, mas também podemos coletar seus dados de maneira automática. Os dados que coletamos e tratamos são:
 

TIPOS DE DADOS DADOS PESSOAIS
CADASTRAIS
  • Nome completo;
  • Nome social;
  • Nacionalidade;
  • Naturalidade;
  • Estado civil;
  • Nome e CPF do cônjuge, se tiver;
  • Gênero;
  • Data de nascimento;
  • Documento de identidade, CPF e passaporte;
  • CTPS;
  • Número de identificação social – NIS;
  • Carteira de Reservista;
  • Título de eleitor;
  • Endereço residencial;
  • Telefones fixo e celular;
  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • Filiação;
  • Dependentes;
  • Ocupação;
  • Ocupação do(s) responsável(eis) financeiro(s);
  • Escolaridade do(s) responsável(eis) financeiro(s);
  • Capacidade econômica do(s) responsável(eis) financeiro(s);
  • Imagem;
  • Voz.
DADOS FINANCEIROS
  • Nome e número do banco;
  • Número da conta corrente, poupança ou identificador do PIX;
  • Número da agência bancária;
  • Número de cartão de crédito ou débito.
IDENTIFICAÇÃO DIGITAL
  • Endereço IP, telas acessadas (histórico/auditoria), datas e horários de cada ação realizada no site, sistema acadêmico, senhas de acesso, portais e Apps;
  • Permissão de acesso por senha;
  • E-CPF;
  • Informações de dispositivo (versão do sistema operacional, geolocalização e outros aplicativos instalados, se necessário);
  • Conta de acesso e Cookies.
EDUCACIONAIS E ACADÊMICOS

Aqueles definidos pela legislação educacional, tais como:

  • Curso e modalidade de ensino;
  • Responsável financeiro;
  • Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Ano e semestre de admissão e de conclusão;
  • Aproveitamento de outras IES;
  • Frequência;
  • Desempenho acadêmico e de avaliações internas ou públicas;
  • Estágios;
  • Idiomas;
  • Assiduidade;
  • Vinculação a atividades esportivas, culturais ou de extensão;
  • Sexo;
  • Idade (Faixa);
  • Índice de Empregabilidade;
  • Em que tipo de empresa trabalha;
  • Qual seu cargo;
  • Grau de Formação;
  • Curso pós-graduação (stricto sensu, lato sensu e educação continuada);
  • Regime de Trabalho;
  • Situação de exercício de trabalho;
  • Situação de exercício de Ensino (graduação e Pós graduação, extensão, pesquisa ou gestão;
  • Dados relacionados à concessão de bolsa;
  • Cursos Vinculados;
  • País de Origem;
  • Dados relacionados a intercâmbio;
  • Outros dados fixados pela legislação.
TIPOS DE DADOS DADOS PESSOAIS SENSÍVEIS
SAÚDE
  • Necessidades especiais;
  • Tipo sanguíneo;
  • Informação se é portador de alguma deficiência ou limitação temporária;
  • Histórico de doenças, cirurgias, exames, vacinas e tratamentos;
  • Laudos médicos;
  • Lista de medicamentos de uso contínuo e de controle especial;
  • Dados do profissional de saúde que lhe acompanha;
  • Dados do acompanhamento do profissional de saúde;
  • Nome, telefone e e-mail do contato de emergência.
CADASTRAIS E IDENTIFICAÇÃO
  • Origem racial ou étnica;
  • Religião;
  • Dados biométricos;
  • Nome social;
  • Perfis de competências e desempenho profissional;
  • Perfis de habilidade e competências educacionais.

Lembramos ainda que podemos coletar informações sobre você que estejam disponíveis publicamente ou que foram tornadas públicas por você tais como:

i. Informações sobre menções ou interações com a Fundação Edson Queiroz e/ou a Universidade de Fortaleza;

ii. Depoimentos referentes à Fundação Edson Queiroz e/ou a Universidade de Fortaleza postados em perfis e páginas nas redes sociais, juntamente com seu nome e imagem (incluindo fotos de perfil).

c) Finalidades para as quais seus dados pessoais são tratados

Os dados pessoais dos alunos serão coletados e tratados durante processos acadêmicos para a prestação dos serviços educacionais, prestação de serviços variados como eventos esportivos e culturas, fornecimento de produtos, gestão administrativa, acadêmica, comercial e a de marketing.

Os dados pessoais dos fornecedores e prestadores de serviço serão coletados e tratados para fins de formalização das relações contratuais celebradas entre as partes.

Os dados pessoais de candidatos e prospects serão coletados e tratados para fins de inscrição e execução dos processos de seleção, para a gestão da matrícula e para ações de publicidade e propaganda. Esses dados poderão ainda ser utilizados para atividades de prestação de contas junto a órgãos de fomento público e privado ou instituição financiadora de projetos de pesquisa, culturais, desportivos e de extensão em geral.

Os dados pessoais dos colaboradores serão coletados e tratados para fins de execução dos processos relacionados à gestão de recursos humanos, publicidade e propaganda. Esses dados poderão ainda ser utilizados para atividades de prestação de contas junto a órgãos de fomento público e privado ou instituição financiadora de projetos de pesquisa, culturais, desportivos e de extensão em geral.

Os dados pessoais, inclusive os dados sensíveis, dentre eles, dados referentes à saúde, coletados nas atividades de extensão universitária e prestação de serviço à comunidade, assim como nas atividades realizadas pelo Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), pertencente à Universidade de Fortaleza, do Escritório de Prática Jurídica (EPJ), e serviços como o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e o Atendimento Odontológico, prestados de forma gratuita ou onerosa, serão tratados respeitando-se a finalidade da atividade realizada e os princípios da necessidade, adequação, minimização, transparência e segurança.

São finalidades não exaustivas do tratamento de dados pessoais realizado pela Universidade de Fortaleza:

  • Cumprir sua missão educacional prestando serviços de educação nas modalidades presencial, híbrida e a distância nos níveis de formação básica, técnica, graduação, pós-graduação e de educação continuada;
  • Gerir e customizar serviços de educação e de apoio a atividades educacionais;
  • Gerir dados e informações acadêmicas assim definidas pela legislação;
  • Analisar a avaliação de seu desempenho acadêmico, bem como da eficácia das estratégias de intervenção que utilizamos para minimizar os riscos de evasão e abandono;
  • Efetivar inclusão educacional e atendimento especial aos alunos com deficiência física, sensoriais e transtornos globais do desenvolvimento por meio de serviços de apoio a inclusão e atendimento ao aluno com necessidades educacionais especiais executados pelo Programa de Apoio Psico-Pedagógico (PAP);
  • Disponibilizar, gerir e avaliar atividades de estágios obrigatórios e não obrigatórios, de intercâmbio internacional e voluntariado;
  • Emitir declarações acadêmicas, certidões, histórico acadêmico, diploma e certificado;
  • Realizar processos de avaliação e regulação, tais como Censo Universitário, Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, autorização, renovação de cursos dentre outros;
  • Identificar e autentificar em plataformas e sistemas de prestação de serviços educacionais e demais serviços ofertados dentro do campus e em ambiente eletrônico;
  • Gerir acervo e legado educacional;
  • Cumprir as obrigações decorrentes dos serviços e dos contratos assinados por você, inclusive para o processamento de operações financeiras;
  • Conceder descontos nas mensalidades ou gerenciar os pedidos de inclusão do titular em programas de acesso ao ensino superior promovido por entes governamentais tais como o Fies e Prouni;
  • Garantir proteção do crédito e procedimentos de cobrança;
  • Combater práticas e condutas danosas, detectando e prevenindo spam e outras práticas negativas, sempre com o objetivo de manter a integridade de nossos serviços e atividades;
  • Identificar e autentificar segurança através de monitoramento por câmera;
  • Cumprir obrigação legal ou regulatória, podendo inclusive compartilhar dados pessoais com terceiros e autoridades quando requisitados;
  • Enviar atualizações dos nossos eventos, notícias institucionais e/ou acadêmicas e lançamentos de cursos e produtos;
  • Permitir o fornecimento de serviços mais personalizados e adequados às suas necessidades, tais como páginas, conteúdos e anúncios relevantes;
  • Identificar os perfis, hábitos e necessidades para eventuais ofertas de serviços;
  • Aperfeiçoar o uso e experiência de nossos sites, plataformas e espaços físicos;
  • Ofertar e disponibilizar eventos institucionais de natureza educacional, esportiva e cultural;
  • Prestar serviços de saúde e bem estar de forma gratuita ou onerosa;
  • Prestar serviços culturais de forma gratuita ou onerosa;
  • Atender a políticas públicas;
  • Desenvolver atividades de pesquisa e inovação como projetos de pesquisa, incubação e aceleração de empresas;
  • Desenvolver projetos e atividades de extensão universitária tais como aquelas desenvolvidas pelas Liga Acadêmicas, Empresas Juniores e Escritórios de Projetos;
  • Promover e gerenciar processos de recrutamento e seleção de alunos;
  • Promover e gerenciar processos de recrutamento, seleção e assessment de colaboradores;
  • Gerenciar dados dos colaboradores, inclusive no que tange a pagamentos de remuneração, obrigações sociais/legais e concessão de benefícios; capacitação, pesquisas de clima organizacional e de engajamento, e avaliação de desempenho, bem como referentes à saúde, à segurança, ao meio ambiente e à qualidade de vida no trabalho, dentre outros.

d) Acesso, uso e atividades em sites, portais e Apps

Será necessária a coleta de dados pessoais para a utilização de alguns de nossos serviços e/ou produtos, especialmente em nossas plataformas digitais.

Obtemos suas informações pessoais se você optar por fornecê-las, por exemplo, para ser contatado por meio de caixas postais ou ser incluído em listas para receber informações sobre determinados serviços. Em alguns casos, você poderá ter fornecido anteriormente suas informações pessoais para a Universidade de Fortaleza – se, por exemplo, você for um ex-aluno, ex-funcionário ou se em algum momento participou de nossos processos seletivos.

Caso você opte por se cadastrar ou entrar (efetuar o "login") em uma das plataformas, sites ou aplicativos da Universidade de Fortaleza utilizando um serviço único de registro a partir de terceiro que autentique a sua identidade e que conecte as suas informações de “login” de mídias sociais, por ex.: LinkedIn, Google ou Twitter, com a Universidade de Fortaleza, coletaremos quaisquer informações ou conteúdos necessários para o cadastramento ou para efetuar o "login" que você autorizou o provedor da mídia social a compartilhar conosco, tais como o seus nome e e-mail. Outras informações que coletamos poderão depender das configurações de privacidade que você estabeleceu com o seu provedor de mídias sociais. Portanto, revise a declaração ou a política de privacidade dos serviços que se apliquem.

Caso o cadastro seja realizado via conta no Facebook/Google, iremos coletar os dados pessoais publicamente acessíveis do perfil da rede social, como nome e foto de perfil. O fornecimento do e-mail é opcional, e o usuário pode definir esses dados no momento do cadastro. E para se integrar aos serviços oferecidos, poderemos coletar todos os dados que forem disponibilizados como publicamente acessíveis pelo Facebook/Google ao nosso sistema, além de informações sobre os anúncios, com quais materiais e conteúdo interagiu, quantos clicks as redes receberam, informações sobre os visitantes em seus websites que estejam disponíveis nessa plataforma.

A Universidade de Fortaleza, ao permitir o acesso e a utilização de seus serviços por meio de ferramentas de credenciamento de terceiros como Google, Facebook e LinkedIn, não se responsabiliza pela segurança ou privacidade de nenhuma informação coletada por esses sites ou aplicações de terceiros. Você deve ter cautela e analisar as políticas de privacidade aplicáveis aos sites de terceiros e aos disponibilizados por eles. Se você se conectar a uma rede social, poderemos receber e armazenar informações de autenticação desse serviço para permitir seu login, bem como outras informações autorizadas por você ao se conectar com eles.

Ao se inscrever e/ou enviar suas informações pessoais para a Universidade de Fortaleza, você também concordará com o uso dessas informações de acordo com estes Termos de Uso e de Privacidade. Seus dados pessoais não são utilizados para outros fins, a menos que obtenhamos o seu consentimento para tal ou se isso for de alguma outra forma exigido ou permitido por lei ou por normas profissionais.

Por exemplo, caso você se inscreva em um site da Universidade de Fortaleza e forneça informações sobre as suas preferências, utilizaremos essas informações para personalizar a sua experiência de usuário.

Se você cadastrar seu currículo ou um curriculum vitae (CV) para candidatar-se on-line a um cargo na Universidade de Fortaleza ou empresas parceiras provedoras de vagas, utilizaremos as informações que você nos fornece para encontrar as oportunidades de trabalho mais adequadas ao seu perfil.

Em alguns casos nos quais você tenha se cadastrado para receber informações de determinados serviços, poderemos armazenar o seu endereço de e-mail, temporariamente, até que recebamos a confirmação das informações que você nos forneceu por e-mail (por exemplo, quando enviamos um e-mail ao endereço de e-mail fornecido como parte do seu cadastramento para confirmar uma solicitação de assinatura).

Quando da utilização de algum de nossos serviços e/ou produtos, especialmente em nossas plataformas digitais, iremos coletar e tratar as seguintes categorias e tipos de dados pessoais:

  • Dados de contato (nome, e-mail e telefone);
  • Dados locacionais (país, estado e cidade);
  • Dados de perfil profissional (cargo, nome e segmento da empresa onde a pessoa trabalha, número de funcionários dessa empresa, formação acadêmica e anos de experiência);
  • Dados de faturamento (nome, CPF, endereço, cartão de crédito);
  • Dados para fins de marketing (suas preferências de marketing e etc.)

Os dados armazenados pela Universidade de Fortaleza podem vir a ser utilizados para fins de atividades de inteligência e analytics. Esses dados são agrupados com o intuito de proporcionar uma análise macro de determinado cenário e, portanto, não buscam identificar ou tornar identificável os titulares dos dados pessoais, mas tão somente melhor compreender como é o acesso deles nas nossas plataformas, a fim de melhorar a prestação de serviços e customizar produtos mais direcionados aos interesses dos usuários.

e) Registro de atividades nos sites, portais e aplicativos

Em alguns casos, a Universidade de Fortaleza e seus prestadores de serviços utilizam cookies, web beacons e outras tecnologias para coletar automaticamente determinados tipos de informações quando você acessa nosso site, bem como quando trocamos e-mails com você.

“Cookies” são identificadores transferidos para um navegador ou dispositivo, que nos permitem reconhecer seu navegador ou dispositivo e nos informam como e quando as páginas e recursos em nossos serviços são visitados, bem como quantas pessoas os acessam.

Também usamos cookies e dados de navegação, como URLs (Uniform Resource Locators) para coletar informações sobre a data, a hora da visita, as soluções e informações que os visitantes pesquisaram e visualizaram. Os dados são coletados mediante consentimento, e os armazenamos em arquivos de registro sempre que o usuário visitar nossos sites ou acessar sua conta em nossa rede.

Podemos usar cookies de sessão (que expiram depois de fechar o navegador) e cookies persistentes (que permanecem no seu computador até que os exclua) para fornecermos uma experiência de usabilidade mais pessoal e interativa em nossos sites. Os cookies persistentes podem ser removidos seguindo as instruções do arquivo de ajuda do seu navegador da internet. É possível também limitar, recusar ou desabilitar os cookies através das configurações do seu navegador; contudo, ao fazer isso, algumas áreas dos nossos sites poderão não funcionar corretamente, o que poderá impedir que o usuário se beneficie de alguns de nossos recursos.

A coleta dessas informações nos permite customizar a sua experiência on-line, aprimorar a performance, a funcionalidade e a eficácia da presença virtual da Universidade de Fortaleza e mensurar a eficácia das nossas atividades de marketing.

Os cookies poderão ser instalados em seu computador ou seu dispositivo habilitado para internet sempre que você visitar os nossos sites. Isso permite que os sites se lembrem de seu computador ou seu dispositivo, além de servir para outras finalidades.

Em alguns dos nossos sites, um banner de aviso aparecerá solicitando o seu consentimento para a coleta de cookies. Caso você não forneça seu consentimento, o seu computador ou o seu dispositivo habilitado para internet não serão monitorados para fins de atividades relacionadas a marketing. Um tipo secundário de cookie, denominado cookies “user-input” (cookies alimentados pelo usuário), ainda poderá ser requerido para o funcionamento adequado dos sites. Tais cookies não serão bloqueados por meio do uso deste banner de aviso. Sua seleção será salva em um cookie de autenticação e válida por um período de 30 minutos depois de encerrada a sessão de navegação.

Embora a maioria dos navegadores aceite cookies automaticamente, você pode escolher se os aceita ou não por meio das configurações do seu navegador (geralmente no menu Ferramentas ou Preferências do seu navegador). Você também pode deletar os cookies do seu dispositivo quando quiser. No entanto, esteja ciente de que se você optar por não aceitar os cookies, poderá não ter a melhor experiência on-line em relação a alguns dos recursos dos nossos sites.

Mais informações sobre como gerenciar cookies podem ser encontradas no arquivo de ajuda do seu navegador ou por meio de sites como www.allaboutcookies.org.

Outras ferramentas e outros widgets de terceiros poderão ser utilizados em nossas páginas individuais na internet para oferecer funcionalidades adicionais. A utilização dessas ferramentas e desses widgets poderá resultar na instalação de um cookie em seu dispositivo, para facilitar o uso dos serviços desses recursos e garantir que a sua interação seja exibida em nossas páginas da internet de modo adequado. Você sempre será consultado sobre a instalação dessas ferramentas, sendo sua anuência considerada como um ato válido de consentimento.

Os cookies, por si mesmos, não nos revelam o seu endereço de e-mail e não o identificam pessoalmente de nenhuma outra forma. Em nossos relatórios analíticos, poderemos obter outros identificadores, incluindo endereços de IP, mas somente para fins de identificação do número de IP de visitantes específicos dos nossos sites e da origem geográfica das tendências dos visitantes, e não para identificação de visitantes de modo individual.

Endereços de IP consistem em um número atribuído ao seu computador sempre que você acessar a internet. Ele permite que os computadores e os servidores reconheçam uns aos outros e se comuniquem. Os endereços de IP dos quais os visitantes estão acessando a internet podem ser registrados para fins de segurança em Tecnologia da Informação e diagnósticos de sistemas. Essas informações poderão também ser utilizadas de modo agregado para fins de análise de tendências e performance das plataformas, sites ou aplicativos.

Fique atento: ao navegar em nossos sites ou digitar as suas informações de login para acessar áreas reservadas a usuários inscritos e pré-inscritos, cadastrados em fichas de interesses, download de artigos, e-books e outros documentos de marketing, você concorda que instalemos esses cookies em seu computador ou em seu dispositivo habilitado para internet.

A Universidade de Fortaleza usa o Google Analytics. Mais informações sobre como ele é utilizado podem ser encontradas em: https://marketingplatform.google.com/about/.

Em nossas aplicações, são utilizados cookies de terceiros. Para mais informações a esse respeito, acesse os links destas outras plataformas, tais como:

A Universidade de Fortaleza ou os seus prestadores de serviços poderão utilizar web beacons para monitorar a eficácia de sites de terceiros que nos fornecem serviços de recrutamento ou marketing, ou para coletar e gerenciar estatísticas de visitantes de modo agregado.

Você tem a opção de tornar alguns web beacons inutilizáveis recusando seus cookies associados. O web beacon ainda poderá registrar uma visita anônima de seu endereço de IP, mas as informações de cookie não serão registradas.

Em alguns dos nossos boletins informativos e outros comunicados, poderemos monitorar as ações dos destinatários, como os índices de abertura de e-mails por meio de links incorporados às mensagens. Coletamos essas informações para mensurar o interesse do usuário e aperfeiçoar suas experiências futuras.

A Universidade de Fortaleza poderá coletar e utilizar a localização geográfica de seu computador ou seu dispositivo móvel. Esses dados de localização são coletados para fornecer a você informações relativas aos serviços que acreditamos que possam ser de seu interesse, com base em sua localização geográfica e para aprimorar nossos produtos e serviços baseados em localização.

Os portais, sites ou aplicativos da Universidade de Fortaleza poderão incluir funcionalidades para habilitar o compartilhamento por meio de aplicativos de mídias sociais de terceiros, como o botão de curtir do Facebook e o widget do Twitter.

Não temos controle sobre essas empresas ou sobre o uso que elas fazem de suas informações e não nos responsabilizamos por tais empresas nem pelo uso que elas fazem de suas informações.

Além disso, as plataformas, sites e aplicativos da Universidade de Fortaleza poderão hospedar blogs, fóruns, crowdsourcing e outros aplicativos ou serviços, os quais são coletivamente denominados “recursos de mídias sociais”.

O propósito dos recursos de mídias sociais é facilitar o compartilhamento de conteúdo e conhecimento. Quaisquer informações pessoais que você fornecer em qualquer um dos recursos de mídias sociais da Universidade de Fortaleza poderão ser compartilhadas por outros usuários dos respectivos recursos de mídias sociais (a menos que seja estabelecido de outra forma no momento da coleta), sobre os quais temos um controle restrito ou nenhum controle.

Esta Política de Privacidade não cobre o uso de cookies por terceiros, portanto não somos responsáveis por suas políticas e práticas de privacidade. Os cookies inseridos por terceiros podem, eventualmente, continuar o monitoramento das atividades dos usuários online, mesmo depois de terem saído dos nossos serviços. A Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza adotaram todas os cuidados para minimizar a prática dos cookies de terceiros.

f) Alunos dos cursos técnicos, graduação, pós-graduação e educação continuada

Será necessário o tratamento de dados pessoais para que possamos prestar nossos serviços, sejam eles educacionais, de apoio às atividades educacionais ou de outra natureza, estando aí incluídos dados sensíveis que sejam necessários para a adequada prestação do serviço educacional.

No tratamento desses dados pessoais não solicitaremos seu consentimento uma vez que eles se fazem indispensáveis para a execução dos serviços pactuados, são vinculados ao cumprimento de obrigações legais, sustentam a execução de políticas públicas ou por fim atendem aos legítimos interesses do controlador.

Poderemos pedir que você nos forneça alguns dados pessoais para que receba informações adicionais ou possa experimentar funcionalidades adicionais de nossas plataformas, sites ou aplicativos, bem como de nossos serviços e eventos. Se você se inscrever para receber informações sobre serviços ou comunicados específicos, tais como boletins informativos eletrônicos, você poderá cancelar sua assinatura quando quiser, seguindo as instruções incluídas em cada comunicado.

Se você decidir cancelar sua assinatura para não mais receber informações de um determinado serviço ou comunicados, buscaremos atender à sua solicitação imediatamente, embora possamos solicitar informações adicionais antes de processá-la.

g) Participantes de eventos da Universidade de Fortaleza

Caso o usuário participe de algum evento realizado pela Universidade de Fortaleza, serão coletados os dados necessários para confirmar a inscrição, tais como: nome, dados locacionais, empresa em que trabalha e local de residência.

Os dados coletados em nossos eventos, havendo o seu consentimento, serão compartilhados com a nossa equipe de Marketing/Call Center, Comercial e Gestão, com o intuito de enviar conteúdo.

O Usuário poderá solicitar alteração destas preferências, a qualquer tempo, através dos canais institucionais de relacionamento.

h) O tratamento de dados pessoais dos colaboradores

A Universidade de Fortaleza coleta e trata dados pessoais, dados pessoais sensíveis, incluindo dados de saúde, para fins de gestão de recursos humanos, execução de políticas públicas e cumprimento de obrigações legais.

Também serão coletados dados pessoais para preenchimento de Termos de Confidencialidade, Declarações, Termos de uso de imagem, dentre outros documentos internos;

Dados pessoais dos candidatos às vagas de trabalho (processo de recrutamento e seleção), também serão coletados para a execução do processo de recrutamento e seleção.

i) Tratamento de dados de assistidos

Os dados pessoais, inclusive os dados sensíveis, dentre eles, dados referentes à saúde, coletados nas atividades de extensão universitária e prestação de serviço à comunidade, assim como nas atividades realizadas pelo Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), pertencente à Universidade de Fortaleza, do Escritório de Prática Jurídica (EPJ), Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), dentre outros, prestados de forma gratuita ou onerosa, serão tratados respeitando-se a finalidade da atividade realizada, os princípios da necessidade, adequação, minimização, transparência e segurança e as regras previstas nessa política de privacidade.

j) Gestão de leads

Quando os leads interagirem com os nossos materiais e conteúdo, coletaremos, além dos seus dados de navegação mencionados no item “Aspectos aplicados aos visitantes de nossos sites e portais”, os seus dados de visita às nossas páginas e outras informações que o usuário optar compartilhar conosco por meio das suas interações em nossos formulários, Landing Pages e e-mails, por exemplo.

Para oferecer conteúdo e materiais, muitas vezes é necessário realizar o cruzamento de dados que coletamos, para que as nossas ações de marketing sejam direcionadas àquilo que o usuário deseja.

Garantimos que esse cruzamento não é realizado de forma discriminatória, não ferindo quaisquer direitos ou liberdades individuais. Além disso, o titular do dado pode, a qualquer tempo, solicitar alteração, remoção ou exclusão de tais permissões de tratamento de dados, por meio do nosso portal de atendimento disponível no site da Universidade de Fortaleza, ou por meio de solicitação ao nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais no endereço do site unifor.br.

Dentre as possibilidades de utilização de dados pessoais no processo de gestão de nossos leads, apontamos abaixo algumas formas não exaustivas de uso:

i. O e-mail do usuário é utilizado para a operação de envio do material ou informação requisitada no preenchimento do formulário. Também poderá ser usado para o envio de Newsletters. No entanto, o usuário poderá cancelar a opção a qualquer momento;

ii. Colaboradores da Universidade de Fortaleza poderão, eventualmente, entrar em contato via e-mail ou telefone para fazer pesquisas ou apresentar produtos e serviços, sendo sempre resguardado o direito de o titular dos dados realizar o cancelamento;

iii. Realizar comunicação sobre produtos, serviços, promoções, notícias, atualizações, eventos e outros assuntos de interesse;

iv. Realizar publicidade direcionada conforme o perfil do usuário, interesses e outras informações coletadas.

l) Bases legais

Para cumprir esses compromissos, utilizamos como base nossas atividades de tratamento de dados pessoais, o consentimento do interessado, bem como outras disposições autorizadoras previstas na legislação aplicável.

Bases legais são as hipóteses em que a Lei Geral de Proteção de Dados autoriza a Controladora a tratar os dados pessoais de pessoas físicas. Assim, Nós esclarecemos que poderemos utilizar as seguintes bases legais para o tratamento dos seus dados pessoais:

Cumprimento de obrigação legal ou regulatória

O cumprimento de uma obrigação estabelecida por lei ou pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais também é hipótese que nos autoriza a tratar seus dados pessoais, para que possamos cumprir essa determinação legal ou regulatória.

Execução de contrato

Se Nós e Você firmarmos qualquer contrato – como é o caso dos Alunos, com quem Nós pactuamos contrato de prestação de serviços educacionais –, estaremos autorizados a tratar seus dados pessoais relacionados à obrigação prevista no instrumento contratual.

Exercício regular de direito em processo judicial, administrativo ou arbitral

Caso nós precisemos levar alguma controvérsia à Justiça, a searas administrativas ou a um árbitro/câmara arbitral, estaremos autorizados a coletar seus dados pessoais para essa específica finalidade.

Proteção do crédito

Nós poderemos tratar seus dados pessoais se isso for necessário para proteger eventual crédito nosso em relação a você, procedendo aos procedimentos de cobrança cabíveis.

Legítimo interesse do controlador

Nós poderemos tratar seus dados pessoais se isso for necessário para proteger que possamos atingir alguns de nossos interesses como por exemplo na prevenção de fraudes, na realização de avaliações de nossas atividades, promover eventos e atividades institucionais dentre outras.

Atividades de pesquisa

Nós poderemos tratar seus dados pessoais para a realização de estudos e pesquisas, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;

Tutela da vida e da saúde

Nós poderemos tratar seus dados pessoais para a tutela da saúde, exclusivamente, em procedimento realizado por profissionais de saúde, serviços de saúde ou autoridade sanitária;

Consentimento

Consentimento é a manifestação livre, informada e inequívoca, pela qual você concorda com o tratamento de seus dados pessoais para que nós possamos fazê-lo, a fim de atender a uma finalidade determinada. Isto é, depois de devidamente informada a finalidade do nosso tratamento de dados, você, ciente disso, poderá nos autorizar a fazê-lo.

Ao ler esta Política de Privacidade e clicar, ao final, em "Eu li, estou ciente das condições de tratamento dos meus dados pessoais e forneço meu consentimento, quando aplicável, conforme descrito nesta Política de Privacidade.", você consente com o tratamento dos dados pessoais nas formas aqui indicadas.

Vale lembrar que o tratamento de seus dados pessoais é condição necessária para que possamos prestar nossos serviços e entregar nossos produtos para você. Caso você tenha dúvidas sobre qualquer um dos termos explicados aqui, estamos à disposição em nossos canais de atendimento para ajudá-lo.

3.4 Compartilhamento de dados

Com o objetivo de cumprir obrigações legais e regulamentares como instrumentalizar suas atividades educacionais, de pesquisa e extensão, de gestão acadêmica e administrativa, especialmente no tocante ao fornecimento e/ou gerenciamento de serviços, relação com fornecedores, patrocinadores, parceiros comerciais, clientes, estudantes e credores, a Universidade de Fortaleza poderá compartilhar dados pessoais com órgãos governamentais, parceiros operacionais (operadores de tratamento de dados pessoais) e também com:

a) Anunciantes: O titular dos dados pessoais poderá, eventualmente, receber diretamente anúncios, conteúdos e links exibidos de forma personalizada, de acordo com os interesses e comportamentos em nossas plataformas ou em outras experiências com os quais o usuário interaja. Para tanto, dados podem ser compartilhados entre a Universidade de Fortaleza e a plataforma de publicidade direcionada, principalmente identificadores únicos, endereços IP, cookies e outras informações coletadas do seu navegador, que podem ser utilizadas para medir a eficiência da publicidade online. O Titular do dado pode sempre se opor a esta publicidade entrando em contato conosco através de nossos canais institucionais de comunicação.

b) Nossos Parceiros: Contratamos outras empresas para executar processos em nome de nossa instituição e, para tanto, precisamos compartilhar os dados pessoais com eles para a efetivação da operação. Por exemplo, usamos serviços de hospedagem de dados para armazenar a nossa base de dados; e serviços de meios de pagamento para poder processar os dados de faturamento dos nossos produtos/serviços. Nossos Parceiros somente são autorizados a utilizar os dados pessoais para os fins específicos que eles foram contratados, sendo obrigados ainda a tratar os dados com os padrões de segurança da informação estabelecidos pela Universidade de Fortaleza, bem como respeitando as cláusulas contratuais firmadas;

c) Perfis de redes sociais ou outras submissões: O cadastro nas plataformas da Universidade de Fortaleza permite que o usuário se cadastre fazendo login de sua conta pelo Facebook ou pelo Gmail. Dessa forma, certos dados da sua conta do Facebook e do Gmail podem vir a ser compartilhados com a Universidade de Fortaleza. Nesse sentido, ao fazer esse login, verifique os dados pessoais publicamente acessíveis que são autorizados por essas plataformas, para que possa decidir o que quer ou não compartilhar conosco. Não controlamos as políticas e práticas de qualquer outro site ou serviço de terceiros.

d) Órgãos reguladores e de fiscalização: Poderemos ainda compartilhar seus dados com órgão reguladores e de fiscalização tais como o Ministério do trabalho e Empregos, Ministério da Educação, Ministérios, Secretarias estaduais e Municipais, Agências de Fomento. Poderemos ainda compartilhar dados pessoais no exercício regular de nossos direitos, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário ou cumprindo ordem judicial, ou atendendo a solicitação de autoridade competente ou órgão fiscalizador.

3.5 Transferência internacional de dados

A Universidade de Fortaleza possui sua sede no Brasil, e as operações de tratamento de dados são submetidas à legislação brasileira. Ao acessar ou usar os serviços disponibilizados pela Universidade de Fortaleza ou fornecer dados pessoais para nossas plataformas, o usuário localizado fora do país consente com a transferência dos seus dados pessoais para o Brasil e para outros países.

A Universidade de Fortaleza transfere dados pessoais para outros países, e essa transferência ocorre com parceiros e/ou fornecedores selecionados após análise criteriosa de suas capacidades de preservar a privacidade e a segurança dos dados pessoais envolvidos na transferência internacional.

3.6 Decisões automatizadas e profiling

Algumas situações de tratamento de dados pessoais podem demandar a utilização de algoritmos designados para automatizar etapas de nossos trabalhos. A Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza se certifica de utilizar critérios claros para os seus processos de decisão automatizada e informar o titular dos dados sempre que seus dados passam por esse tipo de decisão.

Algumas situações de tratamento de dados pessoais podem utilizar processos de profiling, especialmente no que tange a gestão de nossos serviços educacionais, no desempenho de atividades acadêmicas e de pesquisa, na gestão de recursos humanos e em nossas ações de marketing. A Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza se certifica de utilizar critérios claros para os seus processos de profiling e informar o titular dos dados sempre que seus dados passam por esse tipo de decisão.

Se os seus dados foram submetidos a um processo de decisão automatizada ou de profiling, você tem o direito de solicitar a revisão do resultado através de nossos canais de atendimento.

3.7 Tratamento de dados de crianças e adolescentes

O tratamento de dados de crianças e adolescentes também requer cuidados especiais e só pode ser realizado mediante o consentimento específico de um responsável legal.

Poderão ser coletados dados pessoais de crianças sem o consentimento, quando a coleta for necessária para contatar os pais ou o responsável legal, utilizados uma única vez e sem armazenamento, ou para sua proteção, e em nenhum caso poderão ser repassados a terceiro sem o consentimento.

A Universidade de Fortaleza realizará todos os esforços razoáveis para verificar que o consentimento foi dado pelo responsável legal da criança, consideradas as tecnologias disponíveis.

As informações sobre o tratamento de dados deverão ser fornecidas de maneira simples, clara e acessível, consideradas as características físico-motoras, perceptivas, sensoriais, intelectuais e mentais do usuário, com uso de recursos audiovisuais quando adequado, de forma a proporcionar a informação necessária aos pais ou ao responsável legal e adequada ao entendimento da criança.

3.8 Direitos dos titulares de dados pessoais

O titular do dado pessoal poderá se opor à atividade de tratamento por meio da sua recusa de consentimento ou pela revogação deste, ficando, nesses casos, ciente de que a impossibilidade de tratamento de seus dados poderá inviabilizar o acesso a serviços ou funcionalidades.

Caso isso ocorra, deixamos claro que não poderemos ser responsabilizados por eventuais perdas ou prejuízos sofridos. Entretanto, buscando respeitar nosso compromisso com a proteção de dados, sugerimos que você entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais, para que possamos tomar conhecimento dos motivos de sua discordância e, consequentemente, prestar os esclarecimentos necessários.

Observando os direitos e as garantias estabelecidas na Lei nº 12.965/14 (Marco Civil da Internet), na Lei nº 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD), e as demais leis setoriais relativas à proteção de dados, informamos, ainda, que o titular dos dados pessoais possui, dentre outros, os seguintes direitos:

  • Direito de acesso: permite que o titular do dado pessoal possa requisitar e receber uma cópia dos seus dados pessoais que são tratados pela Universidade de Fortaleza;
  • Direito de retificação: permite que o titular do dado possa, a qualquer momento, solicitar a correção e/ou retificação dos seus dados pessoais, caso seja identificada alguma incorreção ou inexatidão;
  • Direito de exclusão: permite a solicitação da exclusão dos seus dados pessoais de nossas plataformas. Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando assim o titular do dado requisitar ou quando estes não forem mais necessários para que se alcance as finalidades em razão das quais foram coletados, ou ainda quando do encerramento da relação negocial autorizadora da operação de tratamento. Entretanto, os dados pessoais serão retidos em virtude do cumprimento de obrigação legal, para o exercício do legítimo interesse do controlador ou em caso de preservação destes para resguardo de direitos da Universidade de Fortaleza;
  • Direito de objeção/oposição a um processamento de dados: o titular do dado também tem o direito de contestar como estamos tratando seus dados pessoais;
  • Direito de solicitar o bloqueio ou eliminação: não existindo base legal para a continuidade da atividade de tratamento, o titular do dado pessoal pode solicitar a sua eliminação, anonimização ou bloqueio;
  • Compartilhamento: permite que o titular receba informações sobre as entidades públicas e privadas com as quais os seus dados pessoais são compartilhados;
  • Direito de restringir o processamento: permite que titular dos dados pessoais possa se opor integral ou parcialmente ao tratamento de seus dados pessoais;
  • Direito à revisão de decisão automatizada: o titular do dado também tem o direito de solicitar a revisão de decisões que afetem seus interesses e que tenham sido tomadas com base em operações automatizadas de tratamento de dados pessoais;
  • Direito à explicação da lógica por trás da coleta dos seus dados: direito de obter informação sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer o seu consentimento sobre determinada operação de tratamento de seus dados pessoais.
  • Direito de revogação do consentimento: o titular do dado pessoal tem o direito de revogar seu consentimento; no entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer processamento realizado antes da retirada do consentimento. A revogação do consentimento pode inviabilizar a prestação de serviços ou ao acesso a funcionalidades. Sempre que isso ocorrer, o titular do dado será comunicado das consequências da revogação de seu consentimento.
  • Direito de portabilidade: o titular pode solicitar a transferência dos seus dados pessoais a outro fornecedor de serviço ou produto.

Quando necessário, solicitaremos informações específicas para nos ajudar a confirmar a sua identidade e garantir ao titular o direito de acessar seus dados pessoais ou de exercer seus demais direitos. Essa é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também entrar em contato com o titular do dado para obter mais informações em relação à sua solicitação, a fim de acelerar nossa resposta.

As solicitações legítimas serão atendidas em até 15 (quinze) dias úteis, contados a partir da data do pedido. Caso a solicitação seja complexa ou compreenda vários itens ao mesmo tempo, iremos notificar o titular e o manteremos atualizado sobre o andamento da solicitação, principalmente quando o caso específico demandar mais tempo que o previsto neste item.

Caso o titular dos dados tenha alguma dúvida sobre essas questões e sobre como pode exercer seus direitos, pode entrar em contato por meio do portal disponível no site da Universidade de Fortaleza, unifor.br. Faremos todos os esforços razoáveis e possíveis para atender à solicitação, desde que ela esteja em conformidade com as leis e as normas profissionais cabíveis.

3.9 Tempo de retenção e armazenamento

Nós manteremos os dados pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir as finalidades de sustento a operação de tratamento, para cumprir obrigações legais, contratuais, ou requisição de autoridades competentes.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, as finalidades associadas ao seu tratamento e o risco potencial de danos decorrentes do tratamento inadequado ou de incidentes que exponha confidencialidade, a integridade e a disponibilidade.

Se o titular do dado utilizar os nossos produtos e/ou serviços, suas informações pessoais serão mantidas enquanto mantivermos um contrato vigente, bem como o prazo determinado pelos órgãos reguladores e na legislação pertinente.

Nos casos dos leads da Universidade de Fortaleza, as informações referentes às interações serão armazenadas pelo prazo de 5 (cinco) anos.

3.10 Segurança da Informação na Universidade de Fortaleza

As contas dos usuários são protegidas com senha, para suas maiores privacidade e segurança. Ao acessar a conta por meio de um site ou serviço de terceiros, poderá ter proteções de login adicionais ou diferentes, oferecidas por esse site ou serviço. Sempre será do usuário a responsabilidade por adotar as medidas necessárias para gestão adequada das credenciais de acesso (login e senha).

É necessário evitar o acesso não autorizado de terceiros à conta, selecionando e protegendo a senha e/ou outro mecanismo de conexão de forma adequada, bem como limitando o acesso ao computador ou dispositivo e navegador, fazendo logout após ter concluído o acesso a conta.

Com a finalidade de garantir a sua privacidade e a proteção dos seus dados pessoais, a Universidade de Fortaleza adota as melhores práticas de segurança da informação e desenvolvimento seguro existentes no mercado, ou seja, desenhamos produtos e serviços que promovem a proteção dos dados.

Aliado a esse conceito, adotamos práticas de criptografia em senhas e demais informações críticas, Transport Layer Security - TLS para transferência de dados entre as aplicações, contratação de serviços cloud com certificações e selos de segurança, como ISO 27001, monitoramento de sistemas 24/7, Firewall de borda com funcionalidades de Intrusion Detection System - IDS, Antimalware, Antivírus, controle de conteúdo, dentre outras medidas, processos e tecnologias estabelecidos em nossa política de segurança da informação e de resposta a incidentes.

A Universidade de Fortaleza vem desenvolvendo ações para proteger a privacidade e a segurança dos dados pessoais; entretanto, contamos também com a colaboração dos usuários para monitorar e implementar cada vez mais segurança em nossas atividades de tratamento. Assim, além de implantarmos boas práticas de segurança, o usuário pode entrar em contato com nosso canal de comunicação, caso identifique ou tome conhecimento de alguma atividade suspeita que possa comprometer a segurança dos seus dados pessoais.

A Gerência de Proteção de Dados deverá comunicar à autoridade nacional e ao titular a ocorrência de incidente de segurança que possa acarretar risco ou dano relevante aos titulares, conforme artigo 48 de Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

3.11 Encarregado de Proteção de Dados Pessoais da Universidade de Fortaleza e canais de contato

Cabe ao Encarregado de Proteção de Dados (EPD) aceitar reclamações e comunicações, prestar esclarecimentos ou adotar providências de interesse dos titulares dos dados pessoais, além de receber comunicações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), além de outras atribuições previstas em lei ou que forem estabelecidas por essa autoridade.

Por isso, na condição de controladora de dados pessoais – isto é, instituição que trata dados pessoais –, nós indicamos um Encarregado de Proteção de Dados Pessoais.

Caso o titular dos dados deseje obter informações, esclarecer dúvidas, realizar solicitações ou apresentar sugestões sobre o tratamento de dados pessoais realizado pela Universidade de Fortaleza, ou mesmo sobre esta política de privacidade, poderá entrar em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais (EPD), nos seguintes endereços:

Espaço no site: www.unifor.br/epd
E-mail: atendimento.epd@unifor.br

4. REGRAS DE ATUALIZAÇÃO E ALTERAÇÕES A ESSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza poderão alterar esta Política de Privacidade a qualquer tempo. Toda vez que alguma condição relevante desta Política de Privacidade for alterada, essas alterações serão válidas, eficazes e vinculantes após a nova versão ser divulgada no nosso site ou enviada por e-mail pra você.

Prezamos sempre pela transparência: toda vez que uma alteração relevante for feita, nós enviaremos um comunicado a você indicando a nova versão vigente. Ao continuar a usar nossos produtos e serviços após uma alteração na Política de Privacidade, você estará concordando com as novas condições – mas você sempre pode manifestar a sua discordância por meio dos nossos canais de atendimento, se for o caso.

Nas hipóteses em que as alterações a esta Política de Privacidade resultarem em mudanças nas práticas de tratamento de dados pessoais que dependam do seu consentimento, solicitaremos o seu consentimento com os novos termos da Política de Privacidade em relação ao tratamento de dados e finalidades indicados.