Instituição genuinamente cearense, a Fundação Edson Queiroz se orgulha por promover há décadas o desenvolvimento social, educacional e cultural do Estado e da região Nordeste.
Nascida na década de 1970, em contexto local marcado por profundo déficit de escolaridade e por um quadro constrangedor de atraso regional que motivou sua criação em 26 de março de 1971, a Fundação foi uma das formas encontradas pelo industrial Edson Queiroz de retribuir, em forma de responsabilidade social, tudo o que a sua terra já lhe concedera.
O maior entre os projetos sociais encampados pela Fundação se materializou na Universidade de Fortaleza, a Unifor.
Nasce uma universidade de excelência
Tendo em vista a baixa oferta de oportunidades no Ensino Superior, então resumida a poucas opções de cursos concentradas em apenas duas instituições públicas, o projeto da universidade buscou refletir a visão de excelência de Edson Queiroz, desta vez no segmento da Educação.
Sempre atento aos números e com singular intuição, Edson Queiroz sabia o que as estatísticas revelavam, local e regionalmente: a constante evasão de milhares de jovens em busca de estudos mais avançados e a carência de pessoal capacitado para atender à demanda necessária ao progresso da nossa região. Foi quando o industrial apresentou, para familiares e amigos, a ideia da ampliação da disponibilidade educacional no Ceará.
Em pouco tempo, sob sua presidência, formavam-se os Conselhos Curador e Diretor da Fundação, mantenedora da Universidade de Fortaleza, da qual Edson Queiroz seria seu primeiro chanceler. Com a criação da nova universidade, ampliava-se o acesso ao ensino superior, com garantia da formação de recursos humanos e capacitação de mão-de-obra qualificada para o desenvolvimento regional.
Inaugurada em 1973, a universidade investe desde os seus primeiros dias, diariamente, em ensino, arte, cultura e desporto.
Nova presidência
Em 1982, o chanceler Edson Queiroz falece vítima de acidente aéreo na Serra da Aratanha, em Pacatuba, município do Ceará. Seu filho primogênito, Airton Queiroz, assume a presidência da Fundação Edson Queiroz e a chancelaria da Universidade de Fortaleza. Inovação e modernidade marcam a nova administração, a partir de quando a universidade ingressa numa fase de significativa expansão do ensino de graduação, da consolidação dos programas de pós-graduação, da ampliação dos projetos de extensão, além de se destacar como referência para as instituições de ensino superior no país.
Em 2017, com o falecimento de Airton Queiroz, seu filho Edson Queiroz Neto assume como chanceler. A presidência da Fundação passa para a Sra. Lenise Queiroz Rocha, também filha do industrial Edson Queiroz, com a vice-presidência a cargo da Sra. Manoela Queiroz Bacelar.
A Universidade de Fortaleza chega a 2021 com 40 cursos de graduação. A Instituição tem cerca de 300 salas de aula e 400 laboratórios especializados, com mais de 1.100 professores, sendo 80% mestres e doutores. Já graduou aproximadamente 100 mil alunos e diplomou outros 7 mil pós-graduados. Desde 2012, a instituição está em primeiro lugar no ranking das melhores universidades privadas do Norte e Nordeste do Brasil.

Em celebração aos 50 anos da Fundação Edson Queiroz, concurso elege selo comemorativo
No dia 23 de março, a Fundação Edson Queiroz (comemorará 50 anos de sua existência. Para marcar a data, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino proveniente da Fundação, promoveu um desafio criativo para escolher o selo de celebração do aniversário. O aluno do curso de Publicidade e Propaganda Nicolas Nobre venceu o desafio.
Saiba mais
FATOS HISTÓRICOS

Vista do Pátio Central, 1974
Fiel a seu princípio de contribuir permanentemente para mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas, a Unifor vale-se de seu dinamismo e flexibilidade para enfrentar os desafios dos novos tempos.

Bloco de sala de aula, 1974
Em cada época, a moda e o comportamento dão o tom de identidade grupal às gerações. Em 1973 a Unifor contava com 1270 alunos, jovens que protagonizaram diversos movimentos estudantis.

Vestibular 1975.1, dezembro de 1974
No primeiro vestibular da Unifor, 2.007 candidatos concorreram às 1.270 vagas. O concurso ocorreu entre 17 e 23 de fevereiro de 1973. Atualmente o processo seletivo ocorre semestralmente para 31 cursos de graduação.

Laboratório do CCT, 1978
Os laboratórios existentes no campus, em 1973, já contavam com tecnologia atualizada para os padrões da época. Hoje, a Unifor dispõe de laboratórios com infraestrutura de ponta.

Sala de aula, 1978
Aos 101 professores existentes em 1973, somaram-se outras centenas de profissionais que compõem o corpo docente da Universidade de Fortaleza.

Atendimento fisioterápico, NAMI, 1980
Há mais de 35 anos atuando em prol da comunidade na qual está inserida, a Fundação Edson Queiroz deixou nítida a diferença entre caridade e filantropia, optando por esta última.

Colação de Grau, 1981
“O dia de hoje é prenúncio de conquistas que serão creditadas à conta da inteligência e do esforço de cada um”. Fragmento do discurso do sr. Edson Queiroz na solenidade da 11ª Colação de Grau.
Conheça nossos projetos

Universidade de Fortaleza
A Universidade de Fortaleza é a representação maior dos projetos sociais da Fundação Edson Queiroz. Inaugurada em 1973, forma profissionais de excelência a cada semestre.

Clínicas Odontológicas
Nas clínicas, os estudantes do curso de Odontologia da Unifor prestam atendimento à saúde oral da população, por meio de diversos serviços especializados.

Escola de Aplicação Yolanda Queiroz
Inaugurada em 1982, já alfabetizou milhares de crianças. Anualmente, a escola proporciona educação gratuita do Infantil 4 até a 5ª série do Ensino Fundamental.

Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ)
O projeto envolve mais de 600 alunos, professores-orientadores, psicólogos e estagiários oferecendo consultas, encaminhamento de processos e orientações de natureza legal.

Educação e Saúde na Descoberta do Aprender
Desde 2000, o Projeto alfabetiza crianças, jovens, adultos e idosos nas próprias clínicas enquanto os pacientes realizam a hemodiálise.

Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami)
O Nami tem como objetivo promover qualidade de vida. Para isso, reúne profissionais e estudantes em uma moderna e multidisciplinar estrutura.

Projeto Cidadania Ativa
Criado em 2001, o Projeto Cidadania Ativa é uma prática de responsabilidade socioambiental da Unifor que desenvolve a conscientização de direitos nas comunidades.

Projeto Jovem Voluntário
Anualmente, dezenas de estudantes de vários cursos da Unifor, levam atenção lúdica a crianças que se encontram internadas em hospitais e seus acompanhantes.

Polo de Produção de Vassouras PET
Iniciativa promove o desenvolvimento autossustentável da comunidade do Dendê, por meio de cursos, são produzidos artigos como bijuterias e objetos decorativos.

Centro de Formação Profissional (CFP)
O programa gera emprego e renda. São oferecidos cursos técnicos e profissionalizantes.
Presidente
Sra. Lenise Queiroz Rocha
Vice-presidente
Sra. Manoela Queiroz Bacelar