Teatro Celina Queiroz

Artistas encenam no palco do Teatro Celina Queiroz.

Recitais de Piano com Delia Fischer

A diretora musical, compositora, pianista, cantora e arranjadora Delia Fischer sobe ao palco do Teatro Celina Queiroz no dia 19 de maio, às 20h. A iniciativa faz parte do projeto Recitais de Piano, da Fundação Edson Queiroz, que tem o objetivo de realizar concertos com artistas internacionais, nacionais e locais, bem como apresentar a apreciadores de concertos novos e consagrados talentos do piano no estado. 

Delia Fischer trará a Fortaleza um show bastante aberto e eclético, celebrando os prêmios recebidos no 16º Independent Music Awards 2018, no Lincoln Center, em Nova Iorque, nas categorias Melhor Canção Latina e Vox Pop, com o single “Mercado”, escrita por Thiago Picchi. Opúblico também vai poder conferir em primeira mão temas de seu próximo álbum, de “Ela Furou”, parceria com Camila Costa, à autoral “Samba Mínimo”, além de temas selecionados de seus trabalhos anteriores. 

Carreira profissional

A carreira profissional de Delia Fischer teve início no grupo ‘Duo Fenix’, formado por ela e Claudio Dauelsberg. O projeto rendeu dois álbuns gravados com grande repercussão no Brasil e exterior. A carreira solo, iniciada em 1999, foi marcada pelo álbum ‘Antonio’ sob o importante selo alemão ‘Carmo/ECM Records’, de Egberto Gismonti. Nesse período, atuou e gravou com grandes nomes nacionais e internacionais, como Toninha Horta, Ed Motta, Nivaldo Ornelas, Nico Assumpção, Bob Baldwin (EUA) e Thiago de Mello (EUA). 

Os anos 2005 e 2006 foram marcados por sua atuação na Escandinávia, acompanhando duas turnês de lançamentos: ‘Hotel Vermont’, da cantora sueca Lisa Nilsson, em shows por toda a Dinamarca, e também no CD ‘Casa da Praia’, do grupo ‘Avenida Atlântica’, onde Delia participou como cantora e compositora ao lado de Maria Petersen, e que lhes rendeu apresentação no renomado ‘Copenhagen Jazz Festival’.

Em 2007, foi convidada para fazer as orquestrações de espetáculos, como ‘7 - O Musical’, de Ed Motta, Claudio Botelho e Charles Möeller. Já em 2009, foi agraciada com o Prêmio Shell, na categoria música pelos arranjos ao lado de Jules Vandstadt, em teatro, com o espetáculo ‘Beatles num Céu de DIamantes’, de Claudio Botelho e Charles Möeller. Em 2010, assinou a direção musical do espetáculo ‘Era no Tempo do Rei’, com composições de Carlos Lyra e Aldir Blanc e direção de João Fonseca. Em 2013 e 2014, veio a consagração como diretora musical de grandes espetáculos, com ‘Elis, A Musical’ e ‘Chacrinha, O Musical’. 

Além de inúmeras parcerias de sucesso e discos lançados, Delia também integrou a banda do projeto Ensaio de Cores, da cantora Ana Carolina. De 2013 a 2015, recebeu oito prêmios e três indicações como diretora musical, arranjadora e melhor música em prêmios nacionais como o ‘Prêmio Shell de Teatro’, ‘Prêmio Cesgranrio’ e ‘Prêmio Bibi Ferreira’ por sua relevante atuação nos espetáculos ‘Elis - A Musical’, ‘Beatles num céu de diamantes’ e ‘Milton Nascimento – Nada será como antes’, entre outros grandes trabalhos. 

Em 2017, em parceria com o compositor Ronaldo Bastos, Delia fez ‘Tempo de Amar’, canção composta sobre poema de Carlos Drummond de Andrade, que obteve sucesso como tema da novela homônima da Rede Globo, transmitida às 18h. A canção foi gravada na voz imponente de Milton Nascimento. Já em 2018, foi convidada e realizou arranjos para sucessos de Ivan Lins para o show ‘Simone canta Ivan Lins’, que percorre as principais capitais brasileiras desde março em que os dois grandes artistas revisitam o repertório do compositor. 

Sobre o projeto

O projeto Recitais de Piano – Teatro Celina Queiroz, da Fundação Edson Queiroz, apresenta pianistas renomados internacionais, nacionais e locais utilizando como instrumento o piano Steinway & Sons da Universidade de Fortaleza. As apresentações destinam-se a apreciadores de música clássica e público em geral, com o objetivo de formar plateia e abrir o campus para novos e consagrados pianistas.

Repertório

  • Palhaço (Egberto Gismonti)
  • O Mar e a Sereia (Delia Fischer e Thiago Picchi)
  • Samba Mínimo (Delia Fischer)
  • Blackbird (Lennon & McCartney)
  • Nascimento da Vênus (Delia Fischer e Camila Costa)
  • Frevo (Egberto Gismonti) 
  • Auto Retrato (Egberto Gismonti e Geraldo Carneiro)
  • Aluvião (Delia Fischer e Sergio Natureza)
  • Baião Malandro (Egberto Gismonti)
  • Meu mundo e nada mais (Guilherme Arantes)
  • Canção de autoajuda (Delia Fischer e Carlos Careqa) 
  • Olha (Roberto e Erasmo Carlos) 
  • Mercado (Delia Fischer e Thaigo Picchi)
  • Ela Furou (Camila Costa e Delia Fischer)
  • Cor de Sol (Egberto Gismonti e Eugenio Dale)

Serviço

Projeto Recitais de Piano, com a pianista Delia Fischer
Dia 19 de maio de 2018, às 20h
Teatro Celina Queiroz (Campus da Unifor) 
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Vendas: Bilheteria do Teatro Celina Queiroz e Loja do Campus (Centro de Convivência - 1º andar)
Indicação Livre
Mais informações: (85) 3477.3033 ou 3477.3290