null Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem aos 50 anos da Unifor

Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem aos 50 anos da Unifor

Evento acontecerá dia 30 de junho, a partir das 9h, no Plenário 13 de Maio, e será aberto ao público

O requerimento é de autoria dos deputados Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa, e Queiroz Filho (Foto: Júnior Pio)

A Assembleia Legislativa do Ceará realizará sessão solene em homenagem aos 50 anos da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, dia 30 de junho, a partir das 9 horas, no Plenário 13 de Maio. O requerimento é de autoria dos deputados Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa, e Queiroz Filho, com a subscrição dos parlamentares Almir Bié, Juliana Lucena, Lucinildo Frota, Marta Gonçalves e Stuart Castro. O evento será aberto a convidados, alunos, egressos e funcionários da Unifor e à população em geral.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, a Universidade de Fortaleza tem sido, há 50 anos, referência no Norte e Nordeste pela qualidade de seu corpo docente, estrutura e ensino, tendo formado diversos profissionais de renome que atuam no Ceará, no Brasil e no exterior. “Os cearenses sabem que podem contar com a excelência e o trabalho sério da Unifor da graduação à pós-graduação, com uma formação que preza pela prestação de serviço à sociedade para entregar ao mercado de trabalho profissionais dedicados, íntegros e muito bem qualificados nas mais diversas áreas do conhecimento”, salienta.

Já o deputado Queiroz Filho cita a excelência educacional da Unifor como fator preponderante na homenagem à instituição: “Como alguém que valoriza o ensino como ferramenta essencial para a inserção no mercado de trabalho e a formação de cidadãos, fui autor do requerimento da sessão solene em comemoração dos 50 anos da Universidade de Fortaleza, reconhecendo o trabalho de excelência exercido pela instituição, prezando por estrutura física admirável e, principalmente, profissionais capacitados em transmitir seus conhecimentos direcionados para suas respectivas áreas”.

A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, declarou-se honrada com a homenagem da Assembleia Legislativa do Ceará. “Por ser a Casa do Povo, constituída por legítimos representantes eleitos dos cearenses, a homenagem do poder legislativo estadual representa para todos que fazemos a Unifor um reconhecimento da população do Ceará ao trabalho iniciado há 50 anos pelos meus pais, Yolanda e Edson Queiroz. Estamos muito felizes e ao mesmo tempo comprometidos em dar continuidade a esse legado que tem contribuído não só para a formação profissional de mais de 110 mil pessoas desde 1973, mas também para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso Estado”, enfatiza.

O Reitor da Unifor, professor Randal Pompeu, ressalta o papel visionário do fundador da Unifor. “O industrial Edson Queiroz sempre foi um homem à frente do seu tempo e a prova inconteste disso foi a criação da Unifor num período em que poucos davam a devida e justa atenção ao papel transformador da educação. Cabe-nos agora dar continuidade a esse legado, tendo como referência o slogan ‘ensinando e aprendendo’”, frisa.

Unifor 50 anos

A Universidade de Fortaleza chegou aos 50 anos em 21 de março deste ano. Nesse meio século de existência, contribuiu não só para a formação técnica, mas também humana de mais de 110 mil profissionais. Ao longo desse período, tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimentos nacional e internacional. Em razão disso, a Unifor é atualmente a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).

Para celebrar 50 anos, a Universidade lançou em março passado uma extensa e intensa programação especial que acontecerá durante todo o ano, incluindo eventos de arte, educação e cultura para os mais diversos públicos-alvo: alunos, funcionários e população em geral. Também fez parte da comemoração alusiva aos 50 anos o lançamento da nova marca da Unifor. Confira a programação atualizada comemorativa ao cinquentenário da instituição de ensino superior no link www.unifor.br/50anos.

Sessão solene na Alece – 50 anos Unifor
Data: 30 de junho de 2023
Local: Plenário 13 de Maio (R. Barbosa de Freitas, 2674 - Dionísio Torres)