null Teatro Celina Queiroz recebe XXV Festival Eleazar de Carvalho em julho

Teatro Celina Queiroz recebe XXV Festival Eleazar de Carvalho em julho

Nesta edição, serão celebrados os 25 anos do Festival Eleazar de Carvalho, os 50 anos da Unifor, bem como os 80 anos do compositor Almeida Prado e os 150 anos de Sergei Rachmaninoff

Programação contará com concertos sinfônicos, corais e recitais de grupo de câmara (Foto: Ares Soares)

O Festival Eleazar de Carvalho (FEC) chega este ano à 25ª edição difundindo a música erudita no Ceará. Após três edições consecutivas em formato virtual, devido à pandemia de Covid-19, o Festival retorna ao palco do Teatro Celina Queiroz a partir do dia 9 de julho de 2023. A programação contará com concertos sinfônicos, corais e recitais de grupo de câmara. Os espetáculos são abertos ao público e tem entrada gratuita, mas a organização recomenda chegar com uma hora de antecedência para garantir o acesso.

Além disso, nos 14 dias de Festival, são oferecidas formações e aperfeiçoamentos com renomados mestres da música nacional e internacional, com aulas de regência orquestral, canto e técnica vocal, prática de orquestra, banda e coral, instrumentos de cordas, sopros, percussão, piano e violão clássico. O FEC encerra, em clima de celebração, no dia 23 de julho (domingo), às 19h, com um grande espetáculo com a participação da Orquestra e do Coro do XXV Festival Eleazar de Carvalho, em palco aberto, no campus da Unifor.

Idealizado pelo Maestro Eleazar de Carvalho, o Festival é uma organização da Associação e Fundação Educacional, Cultural e Artística Eleazar de Carvalho, com o apoio da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, do Centro de Treinamento Prof. Antonio Albuquerque Sousa Filho, do Grupo Marimbas de Maracanaú – Funcult e da Revista Concerto. Mais informações podem ser conferidas no site www.eleazarfundec.org.br

Nesta edição, serão celebrados os 25 anos do Festival Eleazar de Carvalho, os 50 anos da Universidade de Fortaleza, principal parceira do evento, bem como os 80 anos de nascimento do compositor Almeida Prado e os 150 anos de nascimento de Sergei Rachmaninoff. A direção artística do Festival é de Sonia Muniz de Carvalho, pianista e viúva de Eleazar de Carvalho, que tem como missão manter vivo o legado do maestro brasileiro que tanto contribuiu para o cenário musical no Brasil e no mundo.

Sobre o Festival

O Festival Eleazar de Carvalho foi idealizado pelo maestro Eleazar de Carvalho (1912-1996), com intuito de dar formação musical a jovens estudantes em uma completa imersão por meio de um festival que reúne formação, concursos e apresentações musicais.

O modelo do Festival se inspira na dicotomia “Festa e Aprendizado”: “Festa” é o próprio Festival, é a festa musical constituída por eventos que são realizados em teatros, ao ar livre, em igrejas, centros culturais. “Aprendizado” é o curso de extensão ministrado a cerca de 200 bolsistas durante o Festival por 40 professores brasileiros e estrangeiros de diversos países perfazendo uma carga horária de 90 horas.

Realizado por 24 anos consecutivos, o Festival já faz parte do calendário artístico internacional, nacional e do Estado do Ceará. O modelo foi trazido para o Brasil pelo Maestro Eleazar de Carvalho de Tanglewood, Massachussets, nos Estados Unidos, onde ele estudou na década de 40 e foi sucessor de seu mestre Sergei Koussewitzk. Inicialmente lançado em Campos do Jordão, foi levado também para Itú/SP, Gramado/RS, João Pessoa/PB e finalmente em Fortaleza/CE.

* Programação sujeita a alterações

XXV Edição do Festival Eleazar de Carvalho
Realização: 9 a 23 de julho de 2023
Informações: www.eleazarfundec.org.br