null Inclusiva, Corrida Unifor terá seis baterias na categoria PCD

Qua, 8 Novembro 2023 13:55

Inclusiva, Corrida Unifor terá seis baterias na categoria PCD

A prova se apresenta não apenas como uma competição, mas como um símbolo de como o esporte pode ser um veículo para a mudança social e inclusão

A iniciativa é particularmente significativa ao proporcionar isenção na taxa de inscrição para os competidores PCD, reforçando o princípio da corrida em prol da inclusão (Foto: Saulo Galdino/Rafael Alan)

Em poucos dias, 5 mil competidores irão testemunhar a 29ª edição da Corrida Unifor, evento que se consolida a cada ano como um dos pontos altos do circuito de corridas de rua do Estado. Com data marcada para 10 de dezembro, a corrida traz um diferencial em nome da inclusão: a prova destinada à categoria de pessoas com deficiência (PCD).

Organizado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino superior mantida pela Fundação Edson Queiroz, o evento sinaliza um esforço contínuo em promover a igualdade e a integração na comunidade atlética.

O coordenador da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, professor Thiago Braga, salienta que a prova vai além da física e da técnica. “Não se trata apenas de testar limites, é sobre abrir caminhos para que todos, independente de suas habilidades, se vejam representados e encorajados a competir”, afirma prof. Thiago Braga.

A iniciativa é particularmente significativa ao proporcionar isenção na taxa de inscrição para os competidores PCD, reforçando o princípio da corrida em prol da inclusão. Neste ano, a corrida terá seis categorias específicas para PCD: Deficiente Visual, Deficiente Físico, Deficiente Auditivo, Deficiente Intelectual, Deficiências Múltiplas e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um apoio essencial virá do Curso de Educação Física da Unifor, garantindo que os atletas recebam a atenção e o suporte adequados durante o evento.

A professora Sônia Ficagna, responsável pela prova da categoria PCD, destaca que o evento é o maior do Ceará em termos de inclusão. “A Corrida Unifor para PCDs é o evento mais inclusivo dentro do esporte cearense, onde a gente consegue reunir todas as deficiências em um único momento, dando a possibilidade da participação de crianças, jovens, adultos e idosos, com todos os tipos de deficiência. Já são alguns anos realizando essa prova, com total suporte do curso de Educação Física e trabalhando para manter as inscrições de forma gratuita para esse público, recebendo um kit completo, como os demais participantes”.

Para garantir a segurança e o bem-estar de todos os participantes, a organização requer a apresentação de um atestado médico que comprove a deficiência do atleta e suas condições para competir. Menores de idade precisarão, além disso, de uma autorização dos responsáveis. Estes documentos deverão ser entregues pessoalmente no NAMI ou enviados pelas instituições parceiras em formato digital.

Mais de 30 instituições já confirmaram presença na Corrida Unifor, que tem vagas abertas também para competidores independentes. No dia 13 de novembro, os atletas inscritos de forma individual, deverão comparecer, das 8h às 14h, ao 3º Andar do NAMI para entregar laudo médico comprobatório de sua deficiência (visual, auditiva, intelectual, motora ou TEA). As Instituições devem enviar a documentação de seus competidores em formato PDF no mesmo dia. Para uma participação mais segura dos atletas visuais, é obrigatória a companhia de um guia para os participantes. Os inscritos na categoria PCD receberão seus kits no dia 7 de dezembro.

29ª Corrida Unifor
Categorias: 5km, 10km, 21km e PCD
Data: 10 de dezembro de 2023
Hora: 5h30 e 8h30 (PCD)