angle-left Movimento Doe de Coração ganha música de Xico Torres e Edinho Vilas Boas

Seg, 26 Agosto 2019 14:51

Movimento Doe de Coração ganha música de Xico Torres e Edinho Vilas Boas

A canção fala da doação de órgãos como um ato de amor. O movimento Doe de Coração é realizado pela Fundação Edson Queiroz desde 2003


Com melodia e voz de Edinho Vilas Boas, a canção fala da doação de órgãos como um ato de amor que dará vida a outras pessoas. Foto: Divulgação.
Com melodia e voz de Edinho Vilas Boas, a canção fala da doação de órgãos como um ato de amor que dará vida a outras pessoas. Foto: Divulgação.

O Movimento Doe de Coração ganhou uma música tema para a sua 17ª edição, que tem início no dia 2 de setembro com atividades informativas e de mobilização realizadas por toda a cidade. Com letra de Xico Torres e melodia e voz de Edinho Vilas Boas, a canção fala da doação de órgãos como um ato de amor que dará vida a outras pessoas e, através delas, deixará o doador transcender.

Xico Torres conta que a ideia da música surgiu após a esposa assistir a uma palestra sobre doação de órgãos e chegar em casa convicto de que se tornaria doador. “A partir da música, mudou tudo em relação à questão de doar. Realmente é um ato de coração como diz a campanha. Para mim ficou muito claro que é de suma importância”, diz o compositor.

A canção ganhou ainda mais sentimento por ter sido feita exatamente no dia em que Torres perdeu um amigo de 25 anos que teve todos os órgãos doados. "Eu sempre tive muita simpatia pelo ato de doar, mas a minha questão era o medo, mas a gente vai se esclarecendo e vai vendo que não precisa desse medo, é um ato de amor e solidariedade ao próximo", revela. 

Segundo ele, a intenção é que a música consiga tocar também tocar outras pessoas e despertar a vontade de doar. “Eu compus a letra com o sentimento de fazer algo bem leve e, mesmo sem a gente combinar, o Edinho também colocou uma melodia alegre. Espero que Deus possa usar essa canção da melhor forma possível para tocar as pessoas”, finaliza.

Confira entrevista com Xico Torres e Edinho Vilas Boas

Sobre Xico Torres

Nascido em Mombaça, interior do Ceará, Francisco Medeiros Torres escreveu suas primeiras poesias ainda na escola. Mais de 40 poemas seus já foram musicados e alguns estão registrados no disco “Estradas da Piedade”, em parceria com Bruno Albuquerque. Torres é ainda autor do livro “Semeando em terra seca”. 

Doe de Coração

A 17ª edição do Movimento Doe de Coração terá início no próximo dia 2 de setembro, com ações informativas e de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. Realizado anualmente pela Fundação Edson Queiroz desde 2003, o movimento tem o objetivo de informar e encorajar a população para ampliar o número de doadores. A iniciativa passará por vários pontos da cidade durante todo o chamado “Setembro Verde”, mês em que é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos, festejado no dia 27 de setembro. Nesta edição, uma das novidades na programação é a realização de um fórum com alguns dos principais especialistas em transplante de órgãos e tecidos do Ceará e do Brasil, que será realizado dia 26 de setembro, na Unifor.

Confira a música: