null Palestra e homenagem marcam lançamento da campanha Doe de Coração 2022

Seg, 5 Setembro 2022 17:45

Palestra e homenagem marcam lançamento da campanha Doe de Coração 2022

O evento realizado nesta manhã contou com palestra da coordenadora da Central de Transplantes do Ceará e uma homenagem ao médico Dr. Evangelista Júnior, pioneiro em transplante renal no estado

Os presentes também puderam assistir a uma apresentação da Camerata Unifor e do vídeo oficial da campanha (Foto: Ares Soares)

A Fundação Edson Queiroz lançou, na manhã desta segunda-feira (5), a 20ª edição da Doe de Coração, campanha de estímulo à doação de órgãos e tecidos. O evento reuniu docentes e discentes da Universidade de Fortaleza, no auditório da Biblioteca Central, além de autoridades e representantes de instituições que trabalham com ações relativas a transplantes.

A mesa de abertura foi formada pela Presidente da Fundação, Lenise Queiroz Rocha, a Reitora da Unifor, professora Fátima Veras, o Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária, professor Randal Pompeu, a diretora do Centro de Ciências da Saúde da instituição, professora Lia Brasil, a coordenadora da Doe de Coração 2022, professora Elodie Hyppolito, e o artista plástico que assina a nova marca da campanha, Mario Sanders.

A Presidente destacou a força e a persistência como valores demonstrados pela iniciativa nas últimas duas décadas, contribuindo para que o Ceará seja referência nacional em transplantes: “a Doe de Coração é uma campanha pelo amor à vida, um direito fundamental de todos nós. Convidamos cada cearense para se juntar a esse movimento, levando adiante a sua conclamação à vida e as informações por ele disseminadas. [A iniciativa existe] para incentivar famílias a dizerem ‘sim’ à doação, encorajar os que esperam, apoiar as equipes de saúde e contribuir para o avanço do cenário dos transplantes no estado do Ceará”, declarou Lenise Queiroz Rocha.

O movimento Doe de Coração desenvolve, desde 2003, ações para informar, conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a doação de órgãos e tecidos. Apesar da pandemia da Covid-19, o serviço não parou no estado. Elodie Hyppolito considera a campanha fundamental para engajar a sociedade e instituições. “Nós estamos aqui contribuindo para salvar vidas”, ressaltou a docente.

Impactos da pandemia

O evento de lançamento nesta manhã contou com a palestra de Eliane Barbosa, coordenadora da Central de Transplantes, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. A responsável pelo setor falou sobre a situação dos transplantes no Ceará pós-pandemia da Covid-19, apresentou dados de doações e transplantes nos últimos anos e explanou os desafios superados com a crise sanitária.

De acordo com Barbosa, a pandemia trouxe dificuldades, como a escassez de recursos humanos e o acesso restrito aos exames, por exemplo. “Esses dois anos foram muito difíceis, mas o nosso estado conseguiu manter os transplantes. Obrigada a todos os atores envolvidos nesse processo, e minha eterna gratidão aos doadores”, destacou.

O Ceará ainda é “fila zero” para transplantes de córnea e continua disponibilizando esse tecido para outros estados, contribuindo para redução das filas em demais entes federativos. Atualmente, o estado já registra mais de 900 transplantes de órgãos e tecidos e está na 3ª posição no país, com uma taxa de 24,9 doadores efetivos, bem acima da nacional, de 15,4.

Homenagem

Ainda na cerimônia de abertura da 20ª edição da campanha Doe de Coração, Eliana Barbosa lembrou do médico nefrologista Dr. João Batista Evangelista Júnior, um dos integrantes da equipe pioneira no transplante renal com doador vivo, realizado no Ceará, em 1º de setembro de 1977.

Ao final de sua apresentação, a coordenadora fez menção ao trabalho do médico, emocionando as pessoas presentes. “Ele deixou um legado muito grande no nosso estado e no Brasil. Meu muito obrigada!”, concluiu Barbosa.

Programação

Durante o mês, a Doe de Coração realizará um ciclo de palestras até o dia 29, além de atividades em espaços públicos, como Avenida Beira-Mar e o Parque Estadual do Cocó, nos dias 24 e 25, respectivamente. Haverá sorteio de camisas, distribuição de folders, cartazes e outros materiais informativos para a população.

Ainda como parte da programação, a Unifor terá atividades com a participação de profissionais da saúde e pacientes de hospitais públicos e privados do Ceará, com os quais a Fundação Edson Queiroz firma parceria para amplificar as ações de estímulo à doação.