angle-left Totonho Laprovitera recria novo design da campanha Doe de Coração

Qui, 22 Agosto 2019 14:43

Totonho Laprovitera recria novo design da campanha Doe de Coração

Segundo o artista plástico, o convite para redesenhar a logo é gratificante pela oportunidade de usar a arte para promover o bem


Totonho Laprovitera, artista plástico responsável pela marca Doe de Coração 2019. Foto: Ares Soares.
Totonho Laprovitera, artista plástico responsável pela marca Doe de Coração 2019. Foto: Ares Soares.

A Fundação Edson Queiroz, responsável pelo movimento Doe de Coração, que incentiva a doação de órgãos, divulgou a logo da edição de 2019. A tradicional marca, com o coração formando a palavra “Doe”, foi redesenhada pelo artista plástico Totonho Laprovitera

O novo design é marcado pela presença de um pequeno coração vermelho dentro de um coração maior. “Pensei no encontro de dois pássaros. A partir desse encontro, vem o Doe de Coração. Esse coração envolve muitos sentimentos e muitos encontros de solidariedade, então dentro dele eu vejo um outro coração, e esse outro coração se transforma em duas aves que é o encontro de compartilhar a vida”, explica.

“É um coração que se renova, muito além, de um órgão, mas como um grande sentimento de crescimento do ser humano, principalmente através do afeto e da valorização da vida”, revela o artista.

Totonho Laprovitera iniciou sua jornada artística na Casa de Cultura Raimundo Cela, onde teve como tutores os artistas plásticos Heloísa Juaçaba e Aldemir Martins. Participou de sua primeira exposição no ano de 1974 e desde então contribui ativamente para as artes por meio de suas obras. É Arquiteto e já desenvolveu trabalhos anteriores com a Universidade de Fortaleza. Participou da primeira Unifor Plástica e foi premiado na edição de 2005. Laprovitera também já promoveu trabalho comunitário com a Comunidade do Dendê em parceria com a Universidade. 

Doe de Coração

A 17ª edição do movimento Doe de Coração terá início no próximo dia 2 de setembro, com
ações informativas e de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. Realizado anualmente pela Fundação Edson Queiroz desde 2003, o movimento, que conta com o apoio de diversos órgãos e entidades públicas da saúde e de empresas de vários segmentos econômicos, tem o objetivo de informar e encorajar a população para ampliar o número de doadores. 

Durante o mês, a cidade vai se vestir de solidariedade. Além de panfletos, cartazes e outros
materiais informativos, 5 mil camisas com a marca Doe de Coração serão distribuídas entre alunos e professores da Unifor, funcionários do grupo Edson Queiroz, além de profissionais da saúde e pacientes de hospitais públicos e privados do Ceará, com os quais a Fundação Edson Queiroz firma parceria para amplificar as ações de estímulo à doação.