Logo da campanha 2023

Campanha Doe de Coração realiza caminhada em prol da doação de órgãos e tecidos

16ª edição da campanha Doe de Coração. Foto: Ares Soares.

Como parte da série de atividades que integram a 16ª edição do Movimento Doe de Coração, promovido pela Fundação Edson Queiroz, a Universidade de Fortaleza (Unifor) realiza, no dia 23 de setembro, uma caminhada em prol da doação de órgãos e tecidos. O evento terá início às 7h, no Parque do Cocó.

A iniciativa conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Nefrologia Regional (SBNR), Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e de diversas Ligas Estudantis de Transplante de diferentes instituições de ensino superior, como Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Christus (UNICHRISTUS).

O intuito da caminhada é integrar ainda mais a sociedade com professores e alunos ligados à Unifor em prol da campanha de doação. Sílvia Fernandes, professora do curso de Medicina da Universidade ressalta a importância da participação dos alunos do curso no evento. “Geralmente as ligas estudantis têm como um de seus objetivos participar de ações sociais. Muitos alunos nos procuram para participar, então, nós os chamamos para esse evento que é bastante enriquecedor para a formação deles”, afirma.

Além do apoio prestado pelo engajamento no Movimento Doe de Coração, a Unifor também participou fornecendo o prêmio para uma rifa que financiou camisetas a fim de promover a caminhada. As camisetas serão utilizadas pelos participantes do evento durante, em um momento de prática de atividades promovido por educadores físicos na ocasião. Segundo Sílvia, a participação e o apoio da Universidade é essencial. “A Unifor, todo mês de setembro, é uma das grandes divulgadoras da doação de órgãos. Já que a Universidade divulga e abraça a causa, é muito importante que esteja envolvida”, ressalta a professora.

Sobre o Movimento Doe de Coração

A Fundação Edson Queiroz, em parceria com hospitais públicos e privados do Ceará, promove, desde 2003, o Movimento Doe de Coração, uma iniciativa de cidadania e responsabilidade social que tem início no ambiente da Unifor e visa um alcance social que reflete no aumento de doadores de órgãos e tecidos no Ceará, a fim de reduzir o tempo de espera na fila para transplantes no estado. Ao longo de sua história, o Movimento tem se mostrado efetivo na conscientização acerca do assunto, visto que o número de doadores do ceará aumentou de 297 para 1.517 desde 2003.

O Movimento se utiliza de anúncios que são veiculados em jornais, emissoras de televisão, portais de notícias e rádios e da realização de campanhas de mobilização para divulgar a iniciativa e popularizar a discussão sobre o tema. Além disso, também trabalha com a conscientização de seu público interno, com  a distribuição de camisas do Movimento para funcionários das empresas do Grupo Edson Queiroz e de panfletos informativos.

Em sua edição de 2018, a campanha foi lançada oficialmente no dia 3 de setembro, com a realização de um evento no campus da Unifor, com a participação do Dr. Drauzio Varella, que falou sobre a importância da campanha para o Ceará e para o País.

Programação

Ação: Entrega de 50 kits (folder + camisa) - Vamos novamente voltar para o online e entregar kits  para os alunos que postarem uma foto com a logo personalizada da Campanha e estiver em até uma hora 50 curtidas na publicação.
Onde: Bloco F da Unifor

Ação: Entrega de 50 kits (folder + camisa) para alunos que publicarem uma foto usando a placa personalizada do Instagram
Onde: Bloco D da Unifor

Ação: Entrega de 50 kits (folder + camisa) para os 50 primeiros alunos que atualizarem a foto de perfil do Facebook com o tema da campanha: SOU DOADOR.
Onde: Bloco B da Unifor

Ação: Entrega de kits (folders + adesivos) pela manhã para quem fizer foto nas letras D-O-E
Onde: Praça Central da Unifor

Ação: Caminhada em prol da doação de órgãos e tecidos