Logo da campanha 2023

Sex, 14 Setembro 2018 15:06

Movimento Doe de Coração é referência na conscientização pela doação de órgãos

Fundação Edson Queiroz realiza 16ª edição da campanha com crescimento no número de famílias que aceitam doar órgãos e tecidos.

Fernando Barroso, chefe de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio. Foto: reprodução.

Idealizada pelo chanceler Airton Queiroz, falecido no ano passado, a campanha Doe de Coração acontece desde 2003, sempre em setembro, mês já conhecido pelo estímulo à doação em todo o Brasil, com o objetivo de encorajar as doações de órgãos no estado do Ceará.

Por meio da parceria firmada com hospitais públicos e particulares, o Movimento Doe de Coração envolve principalmente veiculação de anúncios em jornais, portais de notícias, rádios e emissoras de televisão, além de distribuição de folderes, cartazes e camisas para funcionários das empresas do Grupo Edson Queiroz, a fim de mobilizar e solidarizar os colaboradores para a campanha. O objetivo é alcançar e impactar o maior número de pessoas a fim de otimizar a doação de órgãos.

A iniciativa é uma proposta de cidadania e responsabilidade social da Universidade de Fortaleza (Unifor), que reflete no aumento de doadores no Ceará e pretende reduzir ao máximo o tempo de espera na fila para doação a fim de constar saldo positivo, meta já alcançada, por exemplo, na fila para transplante de córneas, que se encontra zerada. Isso indica que não há necessidade de espera para a realização da cirurgia, pois o tecido já está disponível.

Para o Dr. Fernando Barroso, chefe de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio, a campanha Doe de Coração é um grande incentivo na medida em que esclarece o tema e educa a população. “A Unifor, por ser considerada uma instituição acadêmica, está de parabéns e é muito louvável a iniciativa, sendo muito importante por formar uma opinião pública aos cidadãos cearenses”, afirma.

Segundo o médico as atividades desenvolvidas pela campanha durante todo o mês são essenciais para desenvolver a consciência sobre a doação pelas famílias. “Ações como esta vai educando as pessoas quanto ao ato da doação. É preciso estar sempre educando as pessoas e ressaltar a importância de uma doação de órgãos e que esta atitude pode salvar vidas”, ressalta.

A campanha Doe de Coração, da Fundação Edson Queiroz teve seu início em 2003, um ano antes, em 2002, a Central Estadual de Transplantes do Ceará registrou 297 procedimentos cirúrgicos. Com apenas um ano de projeto, o número aumentou para 420, registrando aumento de 41%. Desde então, a iniciativa ajuda a mudar o cenário dos transplantes de órgãos e tecidos no Estado, que hoje é referência em todo o Brasil.

Além do trabalho realizado pela Central de Transplantes no Ceará e das demais equipes transplantadoras, um dos principais estimuladores para o crescimento no número de transplantes no estado é a solidariedade. Compreender a importância de doar órgãos diminui as chances de recusa. E, para ser doador, não precisa deixar mais nada por escrito, basta avisar à família sobre a vontade de doar.

Doe de Coração 2018

A 16ª edição da campanha foi lançada oficialmente no último dia 5 de setembro, pela vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, Manoela Queiroz Bacelar, e pelo médico cancerologista Drauzio Varella, em solenidade realizada na Praça Central do campus da Universidade de Fortaleza, que reuniu mais de 1.500 pessoas, entre alunos, gestores e colaboradores da instituição, e estudantes do Ensino Médio. A vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, Manuela Queiroz Bacelar, explicou que o objetivo da campanha Doe de Coração é salvar vidas ao mesmo tempo em que leva esperança para famílias que estão na fila de espera. “Durante toda a campanha a Fundação Edson Queiroz reforçará duas palavras poderosas: Sou Doador. Informe à sua família sobre seu desejo de ser doador”, declarou.

Como ações de divulgação da campanha, a Fundação Edson Queiroz distribuiu mais de 4.500 camisas com o tema desta edição para institutos filantrópicos, hospitais, empresas, emissoras de comunicação, órgãos do Governo do Estado e funcionários do Grupo Edson Queiroz. A ação busca conscientizar a população quando a importância da doação de órgãos. Também como parte da programação de divulgação da campanha, a Unifor prepara vários eventos em seu campus durante todo o mês de setembro.

Confira a programação

Ação: Distribuição de 100 kits (folder + camisa) para as pessoas que publicarem stories usando um dos dois GIFS da campanha no Instagram.
Onde: Lounge do Centro de Convivências.

Ação: Serão espalhados 50 balões em formato de coração nas árvores pelo campus, com a mensagem "Faça brotar esperança. Seja doador. Receba uma camisa da Campanha Doe de Coração”.
Onde: Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI)

Ação: Jogo de dados com brindes para o ganhador
Onde: Fonte do Bloco T

Ação: Entrega de 50 kits (adesivos + caneta Unifor) para os alunos.
Onde: Escritório de Prática Jurídica (EPJ)

Ação: Entrega de 50 kits (folder + camisa) - Vamos novamente voltar para o online e entregar kits  para os alunos que postarem uma foto com a logo personalizada da Campanha e estiver em até uma hora 50 curtidas na publicação.
Onde: Bloco F

Ação: Entrega de 50 kits (folder + camisa) para alunos que publicarem uma foto usando a placa personalizada do Instagram
Onde: Bloco D

Ação: Entrega de 50 kits (folder + camisa) para os 50 primeiros alunos que atualizarem a foto de perfil do Facebook com o tema da campanha: SOU DOADOR.
Onde: Bloco B

Ação: Entrega de kits (folders + adesivos) pela manhã para quem fizer foto nas letras D-O-E
Onde: Praça Central da Unifor