Objetivo Geral:

Oferecer um espaço de expressão para o desenvolvimento musical teórico e prático do aluno, aumentando sua percepção musical, estimulando seu potencial criativo, analítico e artístico, facilitando desta forma a compreensão da linguagem musical através da harmonia, do solfejo, da interpretação e análise musical desenvolvendo consequentemente a audição, o conhecimento, a aplicação e percepção do universo musical dentro e fora da sala de aula.

Objetivos específicos:

- Desenvolver sua capacidade auditiva de reconhecimento de padrões harmônicos, melódicos e rítmicos através do aprendizado e da análise de músicas do universo popular.

- Expansão da musicalidade.

- Estimular o potencial artístico e criativo através da música e da percepção auditiva.

- Valorizar a autoestima e desenvolver a autoconfiança através de análise, compreensão e reflexão de obras.

- Estimular a pesquisa dentre os diversos gêneros musicais entendendo as sutilezas que os diferem e suas semelhanças enriquecendo o universo musical pessoal de cada um.

- Decantar as diversas camadas musicais e nos familiarizar com cada uma delas.

- Estimular a pesquisa e interpretação das obras de compositores regionais visando aumentar o conhecimento da nossa própria cultura e identidade.

Público alvo:

Adolescentes e adultos.

Carga Horária:

Vagas:
30 (trinta) vagas

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada

• E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3114
  • Endereço de contato: Bloco B, sala B08

MAIS INFORMAÇÕES

Até 19 de fevereiro de 2020, ou enquanto houver vagas.

de 19 de fevereiro a 08 de julho de 2020.

19h às 21h (segunda-feira e quarta-feira)

24/02- Introdução ao Violão

26/02- Especificidades do Violão

02/03- Estudo das Notas Musicais

04/03- Escalas e o braço do violão

09/03- Mão direita, ritmo e arpegios

11/03- Mão esquerda, harmonia e digitação

16/03- Tonalidade aplicada ao violão

18/03- Cadências

21/03- Cifras

23/03- Ritmos Regionais

25/03- Solfejo e desenvolvimento auditivo

30/03- Harmonia Diatônica

01/04- Ritmos Nacionais

06/04- Transposição de Tonalidades

08/04- Ouvido interno e Ouvido externo

13/04- Partitura Introdução à escrita e leitura

15/04- Acordes e inversões (Tríades)

20/04- Análise Harmônica

22/04- Melodia e padrões melódicos

27/04- Análise Rítmica

29/04- Arranjo e concepção Melódica

04/05- Consonância e Dissonância

06/05- Interpretação, estilo e reestruturação da música

11/05- Substituições harmônicas

13/05- Análise e pesquisa: os grandes violonistas Brasileiros

18/05- Acordes e inversões (Tétrades)

20/05- Cadências e estilos musicais, seu papel definidor

25/05- Escalas, arpegios, tonalidade

27/05- Improviso Harmônico

01/06- Modulações

03/06- Violão é uma orquestra?

08/06- História do Violão

10/06- Improviso Melódico

15/06- Textura e Timbre

17/06- O Violão no mundo

22/06- Partitura aplicada ao violão

24/06- Harmonia Cromática

29/06- Harmonia Modal

01/07- Violão Solista e de Acompanhamento

06/07- Apresentação Final Primeiro Dia

08/07- Apresentação Final Último dia

OBS: -  Em todas as aulas serão trabalhadas releituras das obras de vários compositores.

- Toda aula terá acompanhamento prático alinhado com teoria e peças como exemplos.

Pedro Fonseca,

Formado em Composição pela Berklee College of Music em Boston, EUA 2017, ganhador do Prêmio Alberto Nepomuceno de Composição em 2009 em Fortaleza, Ceará. Música selecionada para repertório do Duo de Violinos na Berklee College of Music 2017 e coletânea, participação como autor da música “Bem-te-vi” no III Festival de Inverno da Serra da Meruoca – 2006, participação como autor da música “Breculê” no IV Festival de Inverno da Serra da Meruoca – 2007 e participação como autor da música “Vai Que a Vida Quer Levar” no V Festival de Inverno da Serra da Meruoca 2008.

Forma de Pagamento

Matricula R$ 691,00 (seiscentos e noventa e um reais)

Descontos**
Aluno e Ex-aluno Unifor: 15%
Funcionários de empresas parceiras: 10%

OBS1.: Imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato se sua Inscrição.

OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Caro aluno(a),

Se você deseja saber mais sobre o curso Curso De Violão E Teoria Musical Para Iniciantes, faça aqui sua pré-inscrição.

Informamos que as matrículas para o curso abrirão em breve e que enviaremos, por e-mail, as informações. Caso tenha alguma dúvida é só nos ligar no telefone (85) 3477-3383.

Até logo!

Atendimento via chat