Curso de violão e teoria musical para iniciantes

Uma pessoa tocando violão em destaque.

Objetivos do curso

• Desenvolver sua capacidade auditiva de reconhecimento de padrões harmônicos, melódicos e ritmicos através do aprendizado e da análise de músicas do universo popular.
  • Expansão da musicalidade.
  • Estimular o potencial artístico e criativo através da música e da percepção auditiva.
  • Valorizar a autoestima e desenvolver a autoconfiança através de análise, compreensão e reflexão de obras.
  • Estimular a pesquisa dentre os diversos gêneros musicais entendendo as sutilezas que os diferem e suas semelhanças enriquecendo o universo musical pessoal de cada um.
  • Decantar as diversas camadas musicais e nos familiarizar com cada uma delas.
  • Estimular a pesquisa e interpretação das obras de compositores regionais visando aumentar o conhecimento da nossa própria cultura e identidade.

Justificativa do curso

No universo musical o violão se apresenta como uma grande ponte entre os admiradores e curiosos e os músicos profissionais. Muito acessível e popular o violão é um instrumento completo. Harmonia, melodia e ritmo se misturam com fluidez e clareza. Através do violão acessaremos todos os níveis da música em sua teoria e prática trazendo ao aluno uma percepção holística do universo musical de modo que o mesmo acesse as ferramentas necessárias para a interpretação, análise e criação musical.

Adolescentes e adultos.

Carga Horária:

Vagas:
30 (trinta) vagas

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada

• E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Endereço de contato: Bloco B, sala B08

MAIS INFORMAÇÕES

Até 03 de dezembro de 2021, ou enquanto houver vagas.

De 06 de dezembro a 19 de janeiro de 2022.

19h às 21h (segunda-feira e quarta-feira).

Presencial.

• Introdução ao Violão
  • Escalas e o braço do violão
  • Mão direita, ritmo e arpejo
  • Mão esquerda, harmonia e digitação
  • Acordes e inversões
  • Re-harmonização
  • Análise Harmônica
  • Escalas, arpejo, tonalidade
  • Solfejo e desenvolvimento auditivo
  • Consonância e Dissonância
  • Harmonia Cromática
  • Harmonia Modal
  • Violão Solista e de Acompanhamento
  • Apresentação Final

OBS: Em todas as aulas serão trabalhadas releituras das obras de vários compositores. Toda aula terá acompanhamento prático alinhado com teoria e peças como exemplos.

Pedro Fonseca,

Cantor e compositor graduado na Berklee College of Music, Pedro Breculê nasceu em Fortaleza e teve contato com a música desde muito cedo.
Profissionalmente já participou de gravações em Boston, Nova York, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Fortaleza.
Em 2009, Pedro ganhou o Prêmio Alberto Nepomuceno de Composição para banda de música no Edital de Incentivo as Artes da Secult no estado do Ceará com um arranjo para o frevo D'Ela.
Em 2010, produziu e arranjou o disco Vidas Volantes com a banda Breculê.
Em 2014 fez os arranjos do primeiro Ep de Daniel Medina e do segundo Cd de Saulo Duarte e a Unidade intitulado Quente.
Em 2016 teve suas peças gravadas e executadas na Berklee College of Music durante o Contemporary Music Contest com a música Nonada.
Em 2017 fez os arranjos da faixa Unwritable do disco Bílis Negra de João Leão.
Em 2019 fez a trilha sonora do longa-metragem A Última Cidade do cineasta Victor Furtado que estreou em dezembro de 2020 no Cine Ceará.

Forma de Pagamento

Matricula R$ 440,00 (quatrocentos e quarenta reais)

Descontos**
Aluno e Ex-aluno Unifor: 20%
Funcionários de empresas parceiras: até 20% (necessário consultar condições)

OBS1.: Imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato se sua Inscrição.

OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).