Persona: Importância e como criar

O que é uma Persona?

Um dos passos mais importantes para quem está montando sua empresa ou negócio é analisar o seu público-alvo. O público-alvo é um grupo de pessoas em comum que possivelmente se identificariam ou consumiriam seu serviço ou produto. Com esses dados, construímos então a sua persona, que seria uma figura fictícia como representação do seu cliente ideal para o seu negócio. Ela deve possuir todas as características que seu cliente ideal tem: objetivos, medos, fraquezas, hobbies, interesses etc. Tendo esse contato mais direto e humanizado, uma das vantagens de adotar a persona é conseguir uma maior proximidade com seu consumidor, tornando mais fácil o processo de compreensão e alcance dos seus objetivos e soluções. 

Por que é importante?

  • Facilita na produção de conteúdos e a enxergar seus objetivos;
  • Definir um tipo de linguagem para se comunicar melhor com seu cliente;
  • Traçar uma linha de comunicação entre a marca e o consumidor;
  • Ter uma visão mais ampla na elaboração das estratégias de marketing.

O que compõe uma persona? 

  • Nome
  • Gênero 
  • História de vida (o mais parecida possível com seu negócio) 
  • Localização fictícia
  • Interesses
  • Motivação e objetivos
  • Mapa de empatia 

Exemplo de Persona:
 
Imagine uma persona de uma loja de biquínis.

Perfil: Juliana Souza, tem 20 anos, mora no Meireles em Fortaleza, cursa e sempre foi apaixonada por Moda desde pequena. Ela sempre gostava de inventar e renovar nos seus próprios looks e desde pequena sempre foi considerada muito estilosa pelo os seus pais. Sempre foi vaidosa e criativa

Hobbies, interesses: Mesmo no tempo livre, gosta de estudar, criar e reinventar. Adora ler e sair com as amigas nos finais de semana. Principalmente para pegar uma praia. Desde criança gosta de fingir que é modelo e desfilar nas passarelas. Também tem a mania de assistir a desfiles de moda e acompanhar as novas tendências do mercado

Motivação e objetivos: Juliana adora renovação e sempre gostou de criar coisas diferentes. Como seu maior objetivo de vida é ser estilista e montar sua própria loja de roupas com vários modelos variados onde a cliente possa se sentir livre, confortável, prezando a auto estima do consumidor 

Agora que explicamos como funciona uma persona e a sua importância, já sabe como implementar ela no seu negócio?


Texto produzido pela estagiária Clara Almeida, aluna do curso de Publicidade e Propaganda