angle-left Curso introdutório da Escola de Dados chega pela primeira vez em Fortaleza em outubro

Curso introdutório da Escola de Dados chega pela primeira vez em Fortaleza em outubro

Thays Lavor, pesquisadora e jornalista de dados. Foto: Arquivo Pessoal.
Thays Lavor, pesquisadora e jornalista de dados. Foto: Arquivo Pessoal.

O curso de introdução a investigações guiadas por dados da Escola de Dados chega pela primeira vez em Fortaleza após edições de sucesso em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

No curso “Transformando dados em histórias”, serão apresentadas as principais técnicas e ferramentas empregadas no fluxo do trabalho com dados. Os participantes vão aprender, partindo de exemplos reais e com uma dinâmica “mão na massa”, a usar diferentes métodos e ferramentas web para trabalhar com bases de dados e extrair delas análises relevantes e boas histórias. As aulas incluem muitos exercícios monitorados, de modo que, ao final delas, os alunos estarão preparados para planejar e executar seus próprios projetos baseados em dados.

A atividade, uma parceria da Escola de Dados com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação Empresarial (Nepce) do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza,  ocorrerá entre os dias 17 a 19 de outubro, na Unifor, e será ministrada pela pesquisadora e jornalista de dados Thays Lavor, e Juan Torres, treinador da Escola de Dados.

O treinamento é voltado a jornalistas, cientistas sociais, estudantes e pesquisadores dessas áreas, membros de organizações da sociedade civil e demais interessados na construção de narrativas baseadas em dados.

Para participar das aulas, o investimento é de R$450. Grupos de cinco ou mais pessoas têm direito a um desconto de 10%, que pode ser solicitado pelo e-mail escoladedados@ok.org.br.  Estudantes de graduação e pós-graduação têm acesso ao mesmo benefício. As vagas são limitadas.

A Escola de Dados disponibilizará certificado de conclusão para quem cumprir a carga horária de 20h do curso. As aulas acontecerão no Núcleo Integrado de Comunicação do Curso de Jornalismo da Unifor (NIC), Bloco Q, sala 19.

Confira a agenda do curso

  • Quinta-feira (17/10): 18h às 22h
  • Sexta-feira (18/10): 14h às 22h
  • Sábado (19/10): 8h às 17h