null 8° Unifor Moda Integra apresenta desfile de alunos do curso

8° Unifor Moda Integra apresenta desfile de alunos do curso

Serão, em média, 120 roupas desfiladas e elaboradas exclusivamente por alunos do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza. A grande novidade deste ano será a participação de modelos mastectomizadas

Programação contemplará palestras, oficinas, workshops, concurso e um grande desfile com figurinos dos alunos do curso de Moda da Unifor (Foto: Ares Soares/Unifor)

O curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza promove, nos dias 13, 14 e 15 de março, o Unifor Moda Integra (UMI). Serão três dias com uma programação repleta de palestras, oficinas, workshops e desfiles no campus da Unifor.

O primeiro dia do evento será voltado para realização das mesas-redondas "História da Arte" e "Design de Moda e Tecnologia", no período da manhã. Já no período da tarde ocorrerá o concurso “Que imaginário faz a nossa cabeça?”, momento em que será criada a nova camisa do curso de Design de Moda, que será vendida na Loja do Campus.

O dia 14 será dedicado aos desfiles organizados pelos alunos do curso de Design de Moda, divididos por turmas. As temáticas deste ano serão: a Serra da Capivara, Romantismo e Antônio Bandeira. A grande novidade desta edição do UMI ficará por conta da participação de modelos mastectomizadas no desfile.

E para fechar a Semana de Moda da Unifor, ocorrerá uma palestra com a ex-aluna do curso, Amanda Lima, que irá falar sobre o mercado de trabalho e seu dia-a-dia na moda. O evento contará também com a participação da Diretora do Centro de Comunicação e Gestão (CCG), Candice Nóbrega, que falará sobre o processo criativo do UMI e trabalhos apresentados. Ao final do evento será realizada a tradicional cerimônia da prancheta, além da entrega das menções honrosas do desfile.

Processo de Criação
Ana Claudia Farias, coordenadora do curso de Design de Moda, fala sobre o objetivo do evento. “O UMI tem o propósito de apresentar a produção dos alunos daquele semestre. No início começou só com desfile e exposição dos trabalhos dos alunos em um único dia. Depois disso, o evento foi tomando uma proporção muito maior e a gente foi expandindo”, afirma.

“O processo de criação do UMI começa dentro da sala de aula, onde cada turma fica responsável por elaborar roupas para compor o desfile. Nas reuniões, antes de iniciar o semestre com os professores, debatemos as possibilidades de  temas. Para esta edição trabalhamos a Serra da Capivara, Simbolismo e Antônio Bandeira, com os alunos dos três primeiros semestres. Já no quarto semestre o tema é livre, porque se trata de um trabalho mais autoral, onde eles estão buscando a própria identidade”, declara a coordenadora.

“Após definido os temas, os alunos se reúnem com os professores para elaboração do projeto. Uma vez finalizado, ele passa por uma banca de professores do curso de moda, onde os alunos tem a oportunidade de defender suas criações, e os trabalhos mais maduros serão apresentados no desfile”, complementa Ana Claudia.

Doação
O evento está recebendo doações de alimentos e roupas para a Associação Cearense de Mulheres Mastectomizadas. Lembrando que para participar das oficinas, workshop e concursos, os alunos deverão fazer a doação e cabe a ele escolher o que doar. As coletas serão feitas no bloco G.

Diferencial no mercado de trabalho
O curso de Design de Moda tem como diferencial sua metodologia de aprendizagem por meio do desenvolvimento da criatividade, da gestão e da comunicação. Os alunos não aprendem só a costurar e a criar looks, mas sim, são capacitados a se tornarem, estilistas, produtores de moda, produtores de marketing de moda, produtores de conteúdo para blogs e sites de moda, entre outros.

O curso se divide em cinco módulos: laboratório de têxtil, modelagem, desenho, confecção, criação e projetação. Ao final do 3° semestre o aluno recebe um certificado intermediário de Assistente em Design de Moda, no qual, já é possível adentrar ao mercado de trabalho.

13 de março de 2018

• 8h - Cerimônia de Abertura
  • 8h15 - Palestra "História da arte: Barroco Italiano, Espanhol e Holandês" (Caravaggio, Valázquez e Vermeer)
    Profa.: Hermínia Lima