null Acolhida dos novos alunos de Eng. Ambiental terá atividades ecológicas na Sabiaguaba

O coordenador do curso, prof. Oyrton Monteiro Júnior, em atividades na Sabiaguaba com os alunos de Engenharia Ambiental (Foto: Ares Soares/Unifor)

O curso de Engenharia Ambiental da Unifor promove, no dia 2 de março, o evento de Integração dos Novos Alunos do semestre 2018.1. A atividade será realizada durante a manhã de sexta-feira na Praia da Sabiaguaba, litoral leste de Fortaleza, nas proximidades da foz do rio Cocó.

A programação terá início às 8h e contemplará trilha ecológica e uma visita ao Ecomuseu Natural do Mangue, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer os mangues, a comunidade da Sabiaguaba, os sítios arqueológicos datados de mais 5 mil anos e as áreas de desova das tartarugas. O Museu também possui um acervo de mais de 200 peças de animais, como carcaças de caranguejo, peixes ressacados, cabeças de tartarugas entre outros.

No final, os alunos promoverão um mutirão para recolher o lixo da orla. O objetivo é fazer uma ação de limpeza na praia com determinação da composição gravimétrica dos resíduos sólidos coletados durante uma hora na faixa de praia entre a foz do rio Cocó e a Rua Sabiaguaba.

O coordenador do curso, prof. Oyrton Azevendo, explica que "o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária procura realizar a sua integração em ambientes que possibilitam promover atividades práticas relacionadas à formação acadêmica do aluno. Neste semestre, a Integração ocorrerá no Ecomuseu Natural do Mangue, localizado na praia de Sabiaguaba, sendo o único de Fortaleza e um dos poucos do Nordeste que disponibiliza em ambiente natural ecossistemas costeiros, com destaque para o ecossistema manguezal".

• 07h30 - Saída para Sabiaguaba
  • 08h00 - Recepção pelo diretor e fundador do ecomuseu, Rusty de Sá Barreto