null Alunos de Direito desenvolvem projeto para ajudar nos estudos em casa

Qui, 7 Maio 2020 15:35

Alunos de Direito desenvolvem projeto para ajudar nos estudos em casa

Projeto “#HomeStudy” utiliza redes sociais para facilitar interações durante o período de isolamento social, proporcionando conversas informais que abrangem desde rotina de estudos a entretenimento

Atual diretoria do CA do curso de Direito (Foto: Divulgação)

Em tempos de pandemia, alunos e professores procuram diariamente manter a normalidade das aulas e seguir com o plano de ensino. Mas, na prática, equilibrar a rotina de estudos com a realidade da quarentena tem se revelado um grande desafio. Pensando nisso, estudantes do curso de Direito da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, criaram o projeto “#HomeStudy”, cujo objetivo é utilizar as redes sociais para aproximar membros da comunidade acadêmica.

A ação é desenvolvida, especificamente, por integrantes do Centro Acadêmico Arnaldo Vasconcelos, uma entidade que oferece oportunidades de integração aos alunos do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor. No projeto, os discentes convidam professores para falar, em vídeo, sobre diversos assuntos, sejam eles alheios ao Direito (como livros, séries e filmes) ou relevantes para a área, de forma que o conteúdo pode ser aproveitado tanto para o estudo em casa, quanto para o lazer do aluno. Os vídeos produzidos são postados diariamente no Instagram do Centro Acadêmico.

Segundo o professor Francisco Medina, participante do projeto, o “#HomeStudy” tem ajudado a manter o equilíbrio emocional dos envolvidos durante a quarentena, visto que auxilia ambos os lados - alunos e professores - a manter contato e a construir momentos de descontração e tranquilidade sem que o foco nos estudos seja perdido.

“Acho que é muito bom, para os alunos, ver que podem contar conosco. Vários agradeceram por a gente estar ali, os incentivando a continuar estudando e a não desistirem de seus sonhos”, salienta Medina. Sobre sua contribuição, ele conta: “Participar foi muito gratificante. Acho que tive uma receptividade muito boa por parte dos alunos, pois vários me adicionaram no Instagram após a participação no projeto. Eu sempre me coloco à disposição para ajudar no que for possível”.

Para Vitória Coutinho, aluna e integrante do CA de Direito da Unifor, o projeto tem ajudado bastante na compreensão das aulas e serve como um estímulo para as atividades estudantis. “O #HomeStudy está me ajudando a ser mais ativa nesse período de quarentena, porque acabei tomando como inspiração nossos professores que, além de se mostrarem disponíveis para ajudar, acrescentam [conhecimento] na vida dos alunos com suas dicas e explicações sobre as disciplinas”, compartilha a futura advogada.

Os interessados podem obter mais informações no perfil do CA de Direito da Unifor no Instagram: @cadireitounifor.