angle-left Atletas da Unifor representam o Ceará nos JUBs 2018

Qua, 7 Novembro 2018 14:31

Atletas da Unifor representam o Ceará nos JUBs 2018

Competição acontece dos dias 4 a 11 de novembro em Maringá, no Paraná.


Atletas e técnicos da Unifor disputam os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), maior competição competição universitária da América Latina. Foto: Ares Soares/Unifor
Atletas e técnicos da Unifor disputam os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), maior competição competição universitária da América Latina. Foto: Ares Soares/Unifor

Amor ao esporte, brilho nos olhos e garra para vencer são, sem dúvida, elementos fundamentais na bagagem dos 75 atletas e 7 técnicos da Universidade de Fortaleza (Unifor) que participam dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2018, de 4 a 11 de novembro, na cidade de Maringá, no Paraná.    

Realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a competição reúne Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas de todo o território nacional, com o objetivo de promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte. 

A delegação da Unifor disputa diferentes modalidades. São elas: atletismo masculino e feminino, voleibol, futsal, basquete feminino e basquete masculino. 

Segundo Ralciney Barbosa, coordenador da Divisão de Assuntos Desportivos da Unifor (DAD), a participação dos estudantes e professores do curso de Educação Física agrega importante experiência. “Os JUBs são os maiores Jogos que acontecem em nosso País em termos quantitativos de participantes e onde nossos atletas têm a condição de testar seu potencial em disputas com atletas de todas as regiões do Brasil”, afirma. 

Ralciney também ressalta a missão que a delegação vivencia ao representar o esporte cearense. “Participar do evento representando o Estado do Ceará é uma responsabilidade muito grande, visto que já somos uma referência nacional no desporto universitário, estando entre as 10 melhores instituições no Ranking da Confederação Brasileira de Desporto Universitário”, destaca o professor. 

O reconhecimento da Unifor no incentivo ao esporte tem como uma de suas bases a intensa programação de treinos e participação em diversos torneios pelos atletas, no caso dos JUBs, o ritmo não poderia ser diferente. “Estamos nos preparando desde o mês de fevereiro, treinando semanalmente, tanto a parte tática, quanto a parte física. Acredito que a preparação foi muito bem feita. A perspectiva dessa primeira fase é de classificar e jogarmos a semifinal, e claro, chegar na final, mas estar entre as quatro melhores do Brasil já é um excelente resultado!”, destaca o professor Wilson Sabóia, técnico da equipe de futsal feminino da Unifor.  

Para a jogadora da seleção feminina de vôlei da Unifor, Anik Benevides, que participa dos JUBs pela 7ª vez, as expectativas dos torneios são positivas. “Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe, que joga o voleibol por puro prazer e amor pelo esporte. Nossa equipe vem há três anos sendo 3º lugar do Brasil. Queremos subir mais alto no pódio, e para isso precisamos redobrar nossos esforços. Esperamos sair com a vitória e levar esse título para nossa universidade, e para toda essa família que treina conosco”, declara. 

Esporte na Unifor 

Com 5 mil m² de área, o Parque Desportivo da Unifor é um dos mais modernos do país e abriga diversos equipamentos. Entre eles, Ginásio Poliesportivo, piscina semiolímpica, quadras de tênis, campo de futebol oficial, campo de futebol society, Academia e o Estádio de Atletismo, que recebe eventos nacionais e internacionais e é certificado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Na Unifor, é possível aliar momentos de aprendizagem, lazer e saúde por meio dos projetos que incentivam o esporte como base para a vida pessoal e profissional. A Universidade também sedia projetos sociais, revela novos talentos e dá suporte a atletas de alto nível que representam a instituição em competições nacionais e internacionais.

Educação Física na Unifor 

Os curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza (Unifor) está entre os melhores do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), ocupando a oitava posição entre as instituições privadas, além de ser os primeiro colocado no Norte/Nordeste. Ao longo dos anos vem investindo na formação de qualidade dos seus alunos. Exemplo disso foi a recente atualização de sua matriz curricular, baseada na formação por competência. Para tanto, novas modalidades foram agregadas ao currículo, como treinamento funcional, personal trainer, grupos de corrida e empreendedorismo. Tudo para permitir a melhor graduação nas condições atuais do mercado e da formação superior.