angle-left Atletas da Unifor são destaque no JUBs 2018

Ter, 20 Novembro 2018 16:19

Atletas da Unifor são destaque no JUBs 2018

A equipe voltou para casa trazendo medalhes de ouro, prata e bronze.


Da esquerda para direita: Marco De Lazari, Karine Paiva, Italo Hans e Sonia Ficagna. Foto: divulgação.
Da esquerda para direita: Marco De Lazari, Karine Paiva, Italo Hans e Sonia Ficagna. Foto: divulgação.

Os atletas da Unifor tem motivos para comemorar após a sua participação do JUBs 2018. Destaque para o atletismo e Futsal, que ficaram entre os três primeiros lugares na competição.

Realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o JUBs reúne Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas de todo o território nacional, com o objetivo de promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte.

A delegação da Unifor disputou diferentes modalidades: atletismo masculino e feminino, voleibol, futsal, basquete feminino e basquete masculino.

Entre os destaques da competição está o atleta Ítalo Hans, 1° lugar no salto em altura. A atleta Karine Paiva ficou em 3° lugar na prova de 1.500 metros e 3° Lugar nos 3.000 metros com obstáculos. Além destes, Daiena dos Santos ficou em 3º lugar nos 5.000 metros de Marcha Atlética. Além do atletismo, o Futsal feminino ficou em 2° lugar. Já o Voleibol Feminino ficou em 4º lugar e o Basquete masculino 5° lugar.

Sonia Ficagna, técnica da equipe de atletismo da Unifor, fala sobre os bons resultados do na competição. “Nós tivemos medalha de ouro com o Ítalo Hans e dois bronze com a Karine Paiva, onde ela conseguiu alcançar as melhores marcas na vida dela. Além disso, ela bateu o recorde cearense na prova de 1.500 metros e 3.000 com obstáculos. E destaque também para Daiena dos Santos, que ficou em terceiro lugar. A nossa equipe foi a 5º colocada diante de 60 universidades que estavam competindo no atletismo feminino e 9º colocada no atletismo masculino. Foi uma competição de nível muito elevado, onde os medalhistas de troféu Brasil estavam presentes, muitos recordes foram batidos e os nossos atletas tiveram um bom desempenho”, declara Sonia.

Daiena dos Santos fala sobre o seu resultado e expectativas para o futuro. “De tão extraordinária que foi, estou certa de que será como um descortinar de grandes oportunidades em virtude do enriquecimento curricular que esta convivência olímpica proporcionou-me”. Confessa Daiena.

“Nas voltas finais, quase sem forças, eu me lembrava de que esta era a última marcha como universitária. Subir ao Pódio foi o meu Foco e a minha Determinação”, diz a atleta.

Italo Hans, relata a sua experiência no JUBs. “Essa edição foi a minha segunda participação. No JUBS 2018, antes de acontecer minha prova, tive uma mistura de sensações, um lado estava tranquilo por já conhecer alguns atletas e saber como a competição funcionava, por outro lado estava tenso e ansioso por saber das minhas limitações e ter de defender o título conquistado na edição anterior. Ao fim da competição e com a medalha no peito, pude aproveitar a essência do JUBS”,diz.

“Essa conquista é verdadeiramente atribuída ao trabalho que foi realizado ao longo do ano junto ao fisioterapeuta José Maria Júnior, ao técnico Marco De Lazari e ao apoio de familiares e amigos”, confessa Italo.

Wilson Sabóia, técnico do Futsal Feminino da Unifor, avalia de maneira muito positiva o resultado. “O resultado foi maravilho, desde fevereiro nós estamos treinando. Na 1° fase municipal nós fomos campeões invictos, na fase regional fomos campeões também. E agora com o JUBs, com as 12 maiores equipes do país, conseguimos ficar em 2° lugar do país. O resultado foi muito bom. Perdemos algumas atletas no decorrer desses jogos com lesões, alguns desfalques, mas a equipe se apresentou muito bem. Não fomos tão bem na final, mas a equipe adversária teve seus méritos. Agora é trabalhar o resto do ano para o campeonato cearense e para o 1° turno do JUBs 2019”, diz Wilson.

Segundo Ralciney Barbosa, coordenador da Divisão de Assuntos Desportivos da Unifor (DAD), a participação dos estudantes e professores do curso de Educação Física agrega importante experiência. “Os JUBs são os maiores Jogos que acontecem em nosso País em termos quantitativos de participantes e onde nossos atletas têm a condição de testar seu potencial em disputas com atletas de todas as regiões do Brasil”, afirma.

Educação Física na Unifor

Os curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza (Unifor) está entre os melhores do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), ocupando a oitava posição entre as instituições privadas, além de ser os primeiro colocado no Norte/Nordeste. Ao longo dos anos vem investindo na formação de qualidade dos seus alunos. Exemplo disso foi a recente atualização de sua matriz curricular, baseada na formação por competência. Para tanto, novas modalidades foram agregadas ao currículo, como treinamento funcional, personal trainer, grupos de corrida e empreendedorismo. Tudo para permitir a melhor graduação nas condições atuais do mercado e da formação superior.