null Café Farmacêutico comemora 20 anos do curso de Farmácia com palestras de profissionais renomados

Café Farmacêutico comemora 20 anos do curso de Farmácia com palestras de profissionais renomados

Programação vai de setembro a novembro. Objetivo é reunir estudantes e profissionais farmacêuticos interessados em atualizar-se sobre temas relevantes da profissão.


Os alunos do curso de Farmácia estão convidados a participar do Café Farmacêutico, que trará profissionais convidados e/ou professores com expertises nas mais diversas áreas de atuação (Foto: Ares Soares)
Os alunos do curso de Farmácia estão convidados a participar do Café Farmacêutico, que trará profissionais convidados e/ou professores com expertises nas mais diversas áreas de atuação (Foto: Ares Soares)

Em alusão à comemoração dos 20 anos do curso de Farmácia da Unifor, será realizado, no semestre 2018.2, o Café Farmacêutico. De setembro a novembro, os alunos terão a oportunidade de participar de mesas-redondas, oficinas e palestras, a serem ministradas por profissionais e docentes de referência no mercado de trabalho e abordando temas relevantes da área.

Podem participar alunos da Unifor e de outras IES, egressos e profissionais farmacêuticos. Entre os assuntos a serem debatidos, estão Alimentos, Gestão Farmacêutica, Farmácia Clínica, Produtos Naturais, Tecnologia e Inovação Farmacêutica, Saúde Coletiva, Cenário da Profissão, Perícia, Toxicologia, Cuidados Farmacêuticos, Análises Clínicas, Dispensação e Farmácia Hospitalar, Semiologia Farmacêutica e Prescrição Farmacêutica.

Confira a programação e inscreva-se

Tema: "Atuação do Farmacêutico como Perito Criminal Federal: práticas e cenário da profissão"
Convidado: José Carlo Lacerda de Souza
Ingresso na Polícia Federal como perito criminal em 1997, graduado em Farmácia pela UFC (1990), curso superior de Polícia concluído em 2007, com ascensão à Classe Especial com Especialização em Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia. Atualmente em exercício como gestor do Grupo de Perícias de Laboratório de Química Forense (GPLAB) do Setor Técnico-Científico (SETEC) da Superintendência da Polícia Federal no Ceará.

  • 28 de setembro de 2018
  • Horário: 17h30 às 19h30
  • Local: Auditório H85
  • INSCREVA-SE AQUI

Tema: "Ensaios Farmacológicos"
Convidados: Adriana Rolim Campos Barros, Aline Kércia Alves Soares, Iago Caúla Ribeiro e Jacó Albuquerque Lopes Filho
Moderadores: Expedito Rogildo Cordeiro Carlos e Arlândia Cristina Lima Nobre de Morais
Organização: Regina Claudia de Matos Dourado e Fabiana Pereira Soares

Adriana Rolim: graduada em Farmácia, mestre e doutora em Farmacologia pela UFC, professora titular da Unifor. Tema da palestra: "Ensaios farmacológicos não clínicos"

Aline Soares: Graduada em Farmácia, Mestrado e Doutorado em Farmacologia pela UFC e professora titular da Unifor. Tema da Palestra: "Farmacologia Clínica - ensaios clínicos Fase II, Fase III e Fase IV - Eficácia Terapêutica de Fitoterápicos"

Iago Caúla Ribeiro: Graduado em Farmácia pela UFC e especialização em Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clínica. Tema da Palestra: "Prescrição Farmacêutica, Farmácia Clínica e Farmácia Magistral"

Jacó Lopes Filho: farmacêutico bioquímico pela UFCe Mestrado em Saúde Coletiva pela Unifor. Tema da Palestra: "Assistência Farmacêutica Homeopática"

  • 02 de outubro de 2018
  • Horário: 17h30 às 20h
  • Local: Auditório H85
  • INSCREVA-SE AQUI

Tema: "Cálculos Farmacêuticos e Manipulação de Antineoplásicos"
Convidado: Luis Phillipe Vieira Feitosa Modesto

  • 09 de outubro de 2018
  • Horário: 17h30 às 20h
  • Local: Auditório H85
  • INSCREVA-SE AQUI

Tema: "Estágio extra e intracurricular na indústria farmacêutica: Importância, relações interpessoais e postura do aluno"
Convidados: Vicente Sanford, Mariana Tarja de Castello Branco e Larisse Tavares Lucetti

Vicente Sanford possui graduação em Administração pela Unifor (2010) e graduação em Farmácia pela Unifor (2015). Tem experiência na área de Administração, compras de insumos na indústria cosmética, gerenciamento de produção e desenvolvimento farmacotécnico.

Mariana Tarja de Castello Branco é responsável por gerenciar assuntos regulatórios de estudos clínicos, com parcerias estrangeiras. Acompanha e coordena a organização e submissão de documentos de estudos para a Anvisa, assim como do material necessário para submissão do estudo em Comitês de Ética em Pesquisa e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Analista de laboratório Fresenius Kabi, as atividades desenvolvidas na indústria farmacêutica estão focadas nos setores de Desenvolvimento e do Controle de Qualidade Químico.

Larisse Tavares Lucetti possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade de Fortaleza (2005), atuou profissionalmente em farmácias de manipulação. Fez Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área da fisiologia gástrica, inflamação da mucosa gastrintestinal, motilidade digestiva e doenças inflamatórias intestinais. Em 2016 foi colaboradora (DTI-B / REBRATS) em um projeto que estuda o perfil de microRNA de pacientes com Cancer colorretal adquirindo conhecimento na pesquisa clínica e na biologia molecular.

  • 17 de outubro de 2018 * Data alterada
  • Horário: 17h30 às 20h
  • Local: Sala H-76
  • INSCREVA-SE AQUI

Tema: "Intoxicações Agudas: Cuidados Farmacêuticos e Impacto Forense"
Convidados: Wanderley Pinheiro de Holanda Júnior e Karla do Nascimento Magalhães

Wanderley Pinheiro é farmacêutico e perito da Perícia Forense do Ceará (Pefoce)

Karla Magalhães é mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará e farmacêutica do Instituto Dr. José Frota - Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox/IJF) 

  • 23 de outubro de 2018
  • Horário: 17h30 às 20h30
  • Local: Auditório H85
  • INSCREVA-SE AQUI

Tema: "A interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade no contexto da saúde  coletiva: Reforma psiquiátrica, vigilância epidemiológica e vacinação"
Convidados: Valéria Freire Gonçalves e Surama Valena Elarrat Canto

Valéria Gonçalves é doutora em Saúde Coletiva, mestre em Saúde Pública e especialista em Epidemiologia pela UFC. Possui experiência em vigilância epidemiológica como técnica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Foi assessora da Organização Pan Americana da Saúde/OPAs para erradicação do sarampo e controle da rubéola. Docente do curso de Enfermagem no internato de Saúde Coletiva da Unifor e pesquisadora na área de IST/aids

Surama Canto possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1994), residência médica em Pediatria pela UFC (1997), com título de especialista em Pediatria pela Associação Médica Brasileira - AMB, especialização em Regulação em Saúde no SUS pelo Hospital Sírio Libanês e Faculdade de Saúde Pública da USP, especialização em Auditoria nos Serviços Públicos e Privados pela Faculdade Ratio e Mestrado em Saúde Coletiva pela Unifor. Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Imunizações. Médica da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. 

  • 30 de outubro de 2018
  • Horário: 17h30 às 20h30
  • Local: Auditório H85
  • INSCREVA-SE AQUI

Tema: "Cuidados Farmacêuticos: exames laboratoriais versus terapia farmacológica"
Convidados: Otacílio Benvindo Deocleciano Júnior e Paulo Germano de Carvalho

Paulo Germano de Carvalho é Doutor em Ciências Farmacêuticas. Mestre em Patologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará. Graduação em Farmácia. Coordenador do Serviço de Testes Confirmatórios do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará. Membro COMEPE do Hospital São José de Doenças Infecciosas, sendo também colaborador no Laboratório de Patologia Clínica. Professor da graduação e pós-graduação do Curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em bioquímica, Imunologia e Hematologia Clínica, e temas relacionados à Doenças Infecciosas

Otacílo Benvindo Deocleciano de Júnior possui graduação em Farmácia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) com habilitação para indústria (2005), Mestrado em Farmacologia pelo Departamento de Farmacologia e Fisiologia da Universidade Federal do Ceará - UFC (2008). Atualmente é Assessor Pedagógico do Curso de Farmácia da UNIFOR, Membro do NDE e Professor dos módulos de Sistemas Reguladores, Ambuente eHerediteriedade e Atenção Farmacêutica da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Tem experiência em Farmacologia de Produtos Naturais e Farmacologia cardiovascular.

  • 7 de novembro de 2018
  • Horário: 17h30 às 20h30
  • Local: Auditório H76
  • INSCREVA-SE AQUI

Tema: "Contribuição do LACEN-CE no Diagnóstico das Arboviroses no Ceará"
Convidado: Fernanda Montenegro Araújo

Farmacêutica-Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (1977), com especialização em Saúde Pública pela Fiocruz/UFC(1979), Biologia Molecular pela UFC (1996) Imunologia Clínica em Tóquio pela Japan International Medical Technology Foundation (1997), Mestrado em Patologia pela UFC (2006) e Doutorado em Ciências Médicas pela UFC (2011). Atua no Laboratório Central de Saúde Publica do Ceará (Lacen-CE) no setor de Virologia; Laboratório Central de Análises Clínicas (CAC), setor de Biologia Molecular. Desenvolve projetos junto à UFC (núcleo de Medicina Tropical e Departamento de Saúde Comunitária), Universidade Estadual do Ceará (Renorbio),  Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Participa da Comissão de investigação de óbitos suspeitos de dengue da Sesa/CE, como vice-presidente. É membro da Comissão Nacional de Especialistas para Sustentabilidade da Eliminação do Sarampo, da Rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita. Tem experiência na área de Farmácia e Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular e Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arbovírus ( Dengue, Chikungunya e Zika Vírus); Doenças Exantemáticas (Sarampo e Rubéola) ; Vírus Respiratórios (Influenza).

  • 21 de novembro de 2018
  • Horário: 17h30 às 20h
  • Local: Auditório H76
  • INSCREVA-SE AQUI

Tema: Farmácia comunitária em pauta: dos desafios da regulação às perspectivas e oportunidades de novos serviços
Convidadas: Márcia Moreira da Costa Carlos e Vanessa Maria de Souza Fernandes Vieira

Márcia da Costa Carlos é farmacêutica da Coordenação Técnica de Empreendimentos Pague Menos
Sub-tema: "Regulação na Farmácia Comunitária"

Vanessa Vieira é farmacêutica da Coordenação Técnica de Empreendimentos Pague Menos
Sub-tema: "Perspectivas e oportunidades de novos serviços na farmácia comunitária"

  • 27 de novembro de 2018
  • Horário: 17h às 20h
  • Local: Auditório H85
  • INSCREVA-SE AQUI