null Ciclo de Realização do curso de Cinema e Audiovisual realiza Pitching

Ciclo de Realização do curso de Cinema e Audiovisual realiza Pitching

A apresentação dos projetos acontecerá em sala virtual e será aberta à participação dos alunos da graduação.

Registro do 1º Pitching do Ciclo de Realização. Nesta edição, a apresentação será realizada em sala virtual. Foto: Valdo Siqueira

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove o 2º Pitching do Ciclo de Realização de Projetos de Curta-metragem da graduação, nesta terça-feira, 14 de abril. Em sala virtual, os alunos da disciplina Cine Experiência V apresentarão nove diferentes histórias desenvolvidas durante o percurso deste semestre, 2020.1. O momento, que acontece a partir das 17h, será aberto aos alunos do curso.

Desta experiência, cinco projetos serão selecionados para seguirem em desenvolvimento no Ciclo de Realização. O júri será composto por grandes profissionais do cinema cearense: Bárbara Cariry, Luciana Vieira, Natália Maia e Samuel Brasileiro.

Com duração de dois anos, o Ciclo de Realização de Projetos de Curta-metragem da primeira graduação de Cinema do Ceará se inicia com a disciplina de Roteiro II, momento em que os alunos entendem a construção dessas histórias. Tal percurso se estende pelos semestres seguintes, em Cine Experiência V (Desenvolvimento de projetos), Cine Experiência VI (Realização), e Cine Experiência VII (Montagem e Edição).

Durante o processo deste semestre, em Cine Experiência V, foram mapeadas 12 histórias, que acabaram fundidas em nove projetos. Com a tutoria de Lis Paim, cineasta, montadora, cineclubista, jornalista e professora da disciplina, e do roteirista Pablo Arellano, os projetos tiveram seus roteiros questionados em diversos âmbitos, desde a própria estrutura ao aprofundamento dos conflitos de seus personagens.

Após o pitching, os cinco selecionados ainda passarão por exercícios com atores, pesquisas de referências de direção e construção de um pensamento de produção para todos os departamentos criativos, além de consultorias extraclasses com o professor Daniel Tavares.

Para a professora Lis Paim, “de certa forma, grande parte da energia colocada neste ciclo de realização que envolve quatro disciplinas é fruto do trabalho pela busca de construir boas histórias. Histórias que sejam motivadas pela vontade dos alunos em contar no cinema, muitas vezes pela primeira vez, algo que lhes desperta paixão e interesse, sob uma perspectiva bastante pessoal e que costuma inquietar e também desorientá-los”.

O pitching compartilha os projetos “A Semente”, de Amanda Fernandes; “Bestial”, de Esther Arruda, Isaac Branco e Pedro Ulee; “Entre o Passado”, de Larissa Estevam e Ariel Nedehf; “Fora de Campo”, de Felipe Negreiros e Karina Vitória; “Mar Meu”, de Davi Siqueira; “Memórias”, de Mariana Maicy, José Ibiapina e Rodrigo Nobre; “O Desconhecido”, de João Vitor Abreu, Isaac Marx e Hugo Demétrio; “O homem no teto”, de Vinícius Oliveira e Guilherme Peixoto; “Sorvete de Limão”, de Jamille Ellen, Davi Alex, Estefany Ferreira e Victor Hugo Mafra.

Pitching do Ciclo de Realização de Projetos de Curta-metragem
14/04/2020 (quarta-feira), às 17h
Sala virtual Google Meet
 Aberto aos alunos da graduação