null Cineasta Nina Kopko participa do VII Encontrão de Cinema da Unifor

Cineasta Nina Kopko participa do VII Encontrão de Cinema da Unifor

Evento ocorre no dia 02 de setembro, com o tema “Ser mulher e ser cineasta”

Nina Kopko é tutora do Laboratório de Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes e docente da Academia Internacional de Cinema (Foto: Alan Sousa)

Nina Kopko, cineasta, roteirista, um dos principais nomes femininos da realização cinematográfica do país, estará no VII Encontrão de Cinema da Unifor, na segunda-feira (02/09), a partir das 19h, no Auditório do bloco H (H-85).

O evento, promovido pelo curso de Cinema e Audiovisual, terá como tema de debate a provocação “Ser mulher e ser cineasta”, com o objetivo de discutir as poéticas do feminino nos espaços cinematográficos, tanto nos ambientes de criação quanto na práticas de realização.

Tutora do Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema das Artes, seu último trabalho foi como  diretora assistente do longa-metragem “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” (dir. Karim Aïnouz, 2019) que venceu o prêmio de melhor filme da mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes de 2019.

Em sua sétima edição, o Encontrão se consolida como um momento de troca de experiências e de recepção dos calouros e veteranos da graduação em Cinema e Audiovisual da Unifor, a cada início de semestre letivo.

Já passaram pelo evento profissionais do campo cinematográfico nacional e internacional, como o cubano Carlos Lechuga (I Encontrão); Karim Ainouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado (II Encontrão); Murilo Hauser e Fernando Nogari (III Encontrão); o documentarista João Moreira Salles (IV Encontrão) e os cearenses Armando Praça (V Encontrão) e Halder Gomes (VI Encontrão).

A coordenadora do curso de Cinema da Unifor, Bete Jaguaribe, observa a importância do debate. “Estamos num dos principais momentos de produção audiovisual do país. A qualidade estética de nossos filmes têm garantido premiações internacionais de grande importância para o mercado. O lugar da mulher neste ambiente é uma das principais questões que pauta o campo da criação artística atualmente. Conversarmos com Nina Kopko nos dará oportunidade para atualizar uma série de questões que nos interpelam no cenário contemporâneo”,  enfatiza a professora.

Sobre Nina Kopko

Nina Kopko atua nas áreas de roteiro, direção e preparação de elenco. É graduada em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além de ter sido diretora assistente do longa-metragem “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” (Dir. Karim Aïnouz, 2019) que venceu o prêmio de melhor filme da mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes de 2019, também foi diretora assistente de “O Silêncio do Céu” (Dir. Marco Dutra, 2016), agraciado com o Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado. Fez a preparação de elenco do filme “Dentes” (Dir. Pedro Arantes e Júlio Taubkin, 2019) e a montagem dos documentários “Operações de Garantia da Lei e da Ordem” (Dir. Julia Murat e Miguel Ramos, 2017) e “Nós” (Dir. Pedro Arantes, 2018). Nina atuou como supervisora de desenvolvimento de projetos da produtora “RT Features” nos anos de 2014 e 2015. No momento, além de tutora do Laboratório de Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes e docente da Academia Internacional de Cinema, trabalha no roteiro de diferentes séries e dos seus projetos pessoais de direção.

VII Encontrão de Cinema
Data: 2 de setembro de 2019
Local: auditório do bloco H (sala H-85)
Aberto ao público