angle-left Conheça os diferenciais dos cursos de Comunicação da Universidade de Fortaleza

Seg, 10 Fevereiro 2020 14:37

Conheça os diferenciais dos cursos de Comunicação da Universidade de Fortaleza

Os estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo recebem formação inovadora, moderna e desafiadora.


Os estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade de Fortaleza possuem diferenciais ímpares durante a formação. Foto: Ares Soares.
Os estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade de Fortaleza possuem diferenciais ímpares durante a formação. Foto: Ares Soares.

O mercado de trabalho exige competências essenciais para o desenvolvimento de um bom profissional, dentre elas, a qualidade na comunicação: verbal ou visual. Os estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade de Fortaleza possuem diferenciais ímpares durante a formação, tornando-os profissionais atentos e perspicazes, que topam o desafio de transformar para melhor os diversos ambientes onde podem atuar.

A ligação entre as duas áreas é vasta, porém cada uma possui e exige características específicas de métodos de ensino, espaços de prática e formação profissional. Confira os diferenciais de cada curso. 

Publicidade e Propaganda 

Pioneiro no Ceará, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza foi implementado em 1977, de onde saíram os primeiros publicitários de formação do estado. Este ano, o curso anuncia uma novidade. “Estamos lançando a 365 Labs, uma agência de Publicidade e Propaganda feita pelos estudantes. Tem uma proposta alinhada às grandes agências do mercado e vai oportunizar o crescimento dos alunos, a partir de situações reais. Durante todo ano eles terão diversos clientes do mercado, inicialmente sem fins lucrativos”, explica o professor Tarcísio Bezerra, coordenador do curso. 

Ele destaca que o publicitário formado pela Universidade de Fortaleza é habilitado a atuar em diversos segmentos da comunicação, de acordo com as competências do século XXI. São atuações pautadas no desenvolvimento de estratégias de comunicação para problemas mercadológicos, utilizando ferramentas de comunicação integrada; criação e produção de soluções nos âmbitos mercadológico, institucional e social; realização de pesquisas de mercado; inovação de produtos/processos do meio publicitário e gestão de departamentos de marketing e de comunicação, agências de comunicação e produtoras do setor.

O currículo é baseado em competências e ciclos de aprendizagem, disponibilizando também trilhas formativas, que são elas:

  • Trilha de Pesquisa em Comunicação
  • Trilha de Marketing
  • Trilha de Criação Publicitária
  • Trilha de Arte e Design
  • Trilha de Planejamento Estratégico e Negócios Digitais
  • Trilha de Produção Audiovisual 

Os estudantes são submetidos a experiências únicas de aprendizagens práticas, como o evento Semana de Publicidade, que acontece anualmente e objetiva aproximar os estudantes das demandas do mercado de trabalho e colocá-los em situações reais do dia a dia profissional. 

O curso possui ainda a revista Sacada, portfólio anual dos trabalhos científicos dos estudantes, produto editorial encaminhado para empresas, agências publicitárias e associações científicas de todo o Brasil. 

A pesquisa é outro segmento de enfoque do curso. Os alunos podem vivenciar momentos como o Indício Unifor – Seminário de Iniciação Científica em Comunicação. Trata-se de um evento que reúne professores, pesquisadores e alunos do curso para debater temas relevantes e pesquisas na área da comunicação. 

Jornalismo

Ser jornalista é sinônimo de multiplicidade. Este profissional caminha por diversas áreas do conhecimento: político, econômico, esportivo, moda, entretenimento, ciência, tecnologia etc. E pode atuar em diversificadas plataformas: visual, auditiva ou textual. 

A grade curricular do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza é atualizada com o que há de mais moderno e exigido no mercado nacional e internacional. As competências desenvolvidas durante os anos de estudo abarcam o jornalismo investigativo, impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, empreendedorismo, macroeconomia, marketing, branding, sustentabilidade, cibercultura, design, webmarketing, assessoria de imprensa e comunicação.

O curso equilibra teoria e experiência por meio de espaços de prática e aplicabilidade acadêmica. Além disso, possui a maior estrutura de laboratórios da região, integrada por uma redação multimeios, estúdios de rádio, fotografia e ilhas de edição. A TV Unifor é um dos espaços de prática mais funcionais para os estudantes. Eles participam da produção de diversos programas televisivos. A emissora dá visibilidade à pesquisa, extensão e ensino, bem como a temas interesse da sociedade

Uma das iniciativas mais recentes do curso foi a implantação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação Empresarial (NEPCE), que visa aproximar os alunos das tendências do mercado que demandam de futuros profissionais habilidades em gestão. Fomentado em três pilares – Jornalismo Empresarial, Estratégia e Pesquisa – o NEPCE é um grupo que estuda e desenvolve produtos convergentes em suas áreas de aplicação, em especial a mineração de dados. 

Há cinco anos o curso é eleito o melhor do Norte e Nordeste entre as instituições privadas, segundo ranking do jornal Folha de São Paulo. Além disso, possui nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). “É um curso que prepara o aluno para o mercado de jornalismo, os veículos de comunicação. Mas além disso, prepara os estudantes para cuidarem da comunicação das empresas, o jornalismo corporativo, que exige um jornalista com perfil de consultor. Poucos cursos no Brasil oferecem esse perfil”, afirma o professor Wagner Borges, coordenador do curso de Jornalismo. 

Wagner antecipa novidades que o curso está desenvolvendo para este ano. “Estamos preparando uma nova e ousada matriz curricular, que entra em vigor a partir de 2020.2. Estamos caminhando passo a passo com as transformações do mercado. E isso é reconhecido lá fora. O curso de Jornalismo da Unifor é o que mais emprega profissionais na região. Vários egressos estão trabalhando espalhados pelo mundo todo”, ressalta. 

“A grande novidade para esse ano é que estamos criando duas novas unidades para o aluno. O News Link, funcionando como a redação do jornalismo da Universidade, vai sair do modelo celular e se tornar totalmente integrada. O nosso aluno vai perpassar por uma ficha de competências. Vai vivenciar todas as posições que um jornalista ocupa na empresa, desde a apuração à gerência de projetos, ou do processo de investigação à direção editorial. A segunda unidade está em criação. Trata-se de um escritório de projetos. Queremos captar projetos do mercado e trazer para cá, para que os mesmos sejam feitos, conduzidos e enriquecidos pelo curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza”, destaca o professor.