null Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor realiza live com Jefferson De e Cristiane Arenas

O bate-papo virtual acontece nesta sexta-feira, 7 de maio, às 19 horas, quando irão falar sobre o longa-metragem “M-8 - Quando a Morte Socorre a Vida” de Jefferson De, no qual Cristiane é produtora associada e colaboradora do roteiro.

O diretor Jeferson De e a produtora e roteirista Cristiane Arenas, de M-8 - Quando a Morte Socorre a Vida (Foto: Bruno Ropelato/ND)

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza live com Jefferson De e Cristiane Arenas, uma conversa sobre o processo de criação e realização do filme "M-8 - Quando a Morte Socorre a Vida", lançado em 2019 e que chegou recentemente ao catálogo da Netflix, fazendo bastante sucesso. O bate-papo virtual acontece nesta sexta-feira, às 19 horas, com transmissão feita TV Unifor (181 da Net e pelo Canal Youtube/TV Unifor).

Na ocasião, algumas cenas do filme serão analisadas pelo diretor, num debate aberto para participação pública, através do Youtube da TV Unifor.

A coordenadora do curso de Cinema, professora Bete Jaguaribe, observa a importância do encontro com o realizador Jeferson De. "O cinema de Jefferson De é uma das experiências artísticas mais potentes do campo cinematográfico contemporâneo. Trata de urgências sociais, como as quotas nas universidades públicas, com uma sensibilidade extraordinária. O filme que discutiremos é definido por ele próprio como uma história de afeto, cura e união. Uma provocação oportuna para os dias atuais." observa a professora.

Sinopse

Maurício (Juan Paiva) acabou de ingressar na renomada Universidade Federal de Medicina. Na sua primeira aula de anatomia ele conhece M8, o cadáver que servirá de estudo para ele e os amigos. Durante o semestre, o mistério da identidade do corpo só poderá ser solucionado depois que ele enfrentar suas próprias angústias.

Sobre os artistas

Jeferson De estudou cinema na USP. Em 2000, publicou o manifesto “Dogma Feijoada”. Dirigiu os curtas “Distraída para a Morte” (2001), “Carolina” (2003) e “Narciso Rap” (2005). Seu longa-metragem de estréia “Bróder”(2010) estreou no Festival de Berlim. Em 2013, dirigiu a série “Pedro e Bianca”, ganhadora do Emmy Kids Awards. Em 2015, estreou o seu segundo longa “O Amuleto” . Em 2016, dirigiu a comédia “Correndo Atrás”, baseado no livro de Helio de La Peña. Na TV, dirigiu “Escola de Gênios” (Mixer/GLOOB). Em 2019, foi um dos diretores da novela “Bom Sucesso”. Em 2020, lançou “M-8” Melhor Filme/Juri Popular no Festival do Rio; APCA de Melhor Filme de Ficção; entre outros. Atualmente, finaliza o seu longa Doutor Gama, sobre o abolicionista Luiz Gama e prepara o longa “Narciso Rap”.

Cristiane Arenas é formada em Artes Visuais na Faculdade de Belas Artes do Estado de São Paulo, Pós-graduada em Linguagens da Arte pela Universidade de São Paulo. Roteirista e pesquisadora do curta-metragem “Jonas só mais um”. Dirigiu o documentário “Desenho do corpo” para o edital DOCTV. Dirigiu e roteirizou os curta metragens “Aguasala” e “A garota e as estrelas”, é roteirista e produtora do longa “O Amuleto”. É produtora associada do longa “Correndo Atrás”. Produtora associada e colaboradora do roteiro do longa “M8- Quando a morte socorre a vida”. Produtora associada do longa “Doutor Gama" em finalização. Produtora e roteirista do longa “Narciso Rap” em fase de pré-produção.

Live com Jefferson De e Cristiane Arenas
Data: 7 de maio de 2021 (sexta-feira)
Local: TV Unifor (YouTube da TV Unifor e 181 da Net)