null Oficina de Elaboração de Projetos de Inovação voltada para doutores pesquisadores acontecerá no mês de maio

Promovida pela Diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor, a ação visa promover a cultura de inovação e o aprofundamento na elaboração de projetos. Inscrições vão até 5 de maio.

Oficina é voltada para o público interno da Unifor, contemplando professores, pesquisadores e doutores. (Foto: GettyImages)

Nos dias 11, 13 e 15 de maio acontecerá a Oficina de Elaboração de Projetos de Inovação, promovida pela Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz. Destinada a pesquisadores e professores doutores da Unifor, a iniciativa é gratuita e as inscrições pelo Unifor Online podem ser realizadas até 5 de maio.

Com a facilitação do professor Dr. Ricardo Colares, a oficina tem como objetivo promover a disseminação da cultura de inovação na elaboração de projetos multidisciplinares de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Alguns dos temas abordados no conteúdo programático são a introdução à inovação, a relação Universidade-Empresa e a elaboração de projetos de inovação.

As 12 horas de carga horária da oficina contarão para o Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação (PDPE) do(a) pesquisador(a).

As inscrições podem ser feitas por este link.

Apoio à pesquisa

Docente da Unifor e coordenador da Divisão de Pesquisa da DPDI, Ângelo Roncalli reforça a importância da oficina para os pesquisadores, onde trabalharão conhecimentos ligados à inovação, fator que se faz tão necessário no desenvolvimento de pesquisas alinhadas com o mercado.

“As pesquisas que possuem foco em inovação e desenvolvimento tecnológico, têm maior tendência em atingir rapidamente o mercado, superar as expectativas da sociedade e atrair maiores recursos”, explica Ângelo sobre a pertinência do tema. O professor Ricardo Colares reforça que tal inovação traz ainda aplicabilidade, validação, difusão e reconhecimento das pesquisas por meio da criação de novos produtos.

Sabendo que a captação de recursos para pesquisas não é tarefa fácil, a DPDI costuma promover  oficinas de acordo com a avaliação e demanda da Universidade, focando sempre no suporte aos pesquisadores. Ângelo reconhece que quanto mais conhecimento tais profissionais tiverem a respeito das ferramentas necessárias para a elaboração de um bom projeto, mais chances eles terão para captar os recursos. Dessa forma, a Diretoria planeja organizar semestralmente ações como esta.

Oficina de Elaboração de Projetos de Inovação
Data: 11, 13 e 15 de maio de 2021
Horário: Dia 11 (14h às 17h30), dia 13 (14h às 17h30) e dia 15 (9h às 12h)
Período de inscrição: 18 de abril a 8 de maio de 2021