null Oficina de Elaboração de Projetos de Inovação voltada para doutores pesquisadores acontecerá no mês de maio

Oficina de Elaboração de Projetos de Inovação voltada para doutores pesquisadores acontecerá no mês de maio

Promovida pela Diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor, a ação visa promover a cultura de inovação e o aprofundamento na elaboração de projetos. Inscrições começam dia 18 de abril.


Oficina é voltada para o público interno da Unifor, contemplando professores, pesquisadores e doutores. (Foto: GettyImages)
Oficina é voltada para o público interno da Unifor, contemplando professores, pesquisadores e doutores. (Foto: GettyImages)

Nos dias 11, 13 e 15 de maio acontecerá a Oficina de Elaboração de Projetos de Inovação, promovida pela Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz. Destinada a pesquisadores e professores doutores da Unifor, a iniciativa é gratuita e abrirá suas inscrições pelo Unifor Online a partir do dia 18 de abril.

Com a facilitação do professor Dr. Ricardo Colares, a oficina tem como objetivo promover a disseminação da cultura de inovação na elaboração de projetos multidisciplinares de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Alguns dos temas abordados no conteúdo programático são a introdução à inovação, a relação Universidade-Empresa e a elaboração de projetos de inovação.

As 12 horas de carga horária da oficina contarão para o Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação (PDPE) do(a) pesquisador(a).

Apoio à pesquisa

Docente da Unifor e coordenador da Divisão de Pesquisa da DPDI, Ângelo Roncalli reforça a importância da oficina para os pesquisadores, onde trabalharão conhecimentos ligados à inovação, fator que se faz tão necessário no desenvolvimento de pesquisas alinhadas com o mercado. 

“As pesquisas que possuem foco em inovação e desenvolvimento tecnológico, têm maior tendência em atingir rapidamente o mercado, superar as expectativas da sociedade e atrair maiores recursos”, explica Ângelo sobre a pertinência do tema. O professor Ricardo Colares reforça que tal inovação traz ainda aplicabilidade, validação, difusão e reconhecimento das pesquisas por meio da criação de novos produtos.

Sabendo que a captação de recursos para pesquisas não é tarefa fácil, a DPDI costuma promover  oficinas de acordo com a avaliação e demanda da Universidade, focando sempre no suporte aos pesquisadores. Ângelo reconhece que quanto mais conhecimento tais profissionais tiverem a respeito das ferramentas necessárias para a elaboração de um bom projeto, mais chances eles terão para captar os recursos. Dessa forma, a Diretoria planeja organizar semestralmente ações como esta. 

Serviço

Oficina de Elaboração de Projetos de Inovação
Data: 11, 13 e 15 de maio de 2021
Horário: Dia 11 (14h às 17h30), dia 13 (14h às 7h30) e dia 15 (9h às 12h)
Período de inscrição: 18 de abril a 8 de maio de 2021
Inscrição: Unifor Online
Carga horária: 12 horas
Mais informações: (85) 3477-3889/3890