null Curso de Cinema recebe o cineasta Karim Ainouz na programação da primeira semana de aula em 2021

O evento acontece de forma virtual, pelo Google Meet, entre os dias 01 e 05 de fevereiro, com programação diversificada.

Karim Aïnouz é cineasta, roteirista e artista visual. Membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, estreou como diretor de longas-metragens com Madame Satã (2002). (Foto: Lucas Menezes)

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove a Semana Modo On, com programação especial, para receber alunos calouros e veteranos nas aula de 2021. O evento acontece de forma virtual, pela plataforma Google Meet, sempre às 19h, com mostras de cinema, debates, e a presença de um convidado especial, o cineasta Karim Aïnouz, que participa do encontro "Poéticas do Real".

O cineasta falará sobre suas últimas experiências no documentároo, depois de uma trajetória marcada especialmente por ficção. Karim Ainouz também falará sobre os premiados filmes “Aeroporto Central” (documentário sobre o campo de refugiados, instalado no aeroporto de Tempelhof, em Berlim) e “Nardjes A.” (documentário sobre manifestações políticas recentes na Argélia). Este último ainda inédito no Brasil.

A ocasião reúne professores, calouros e veteranos da graduação. Para a coordenadora e professora do curso Bete Jaguaribe, o início das aulas é sempre um momento de muito alegria. "Mesmo nesse período de distanciamento, os encontros virtuais renovam nossas sensibilidades, atualizam conhecimentos" observa a professora, lembrando que o debate "Poéticas do Real", com Karim Ainouz, será um momento muito importante. "Num momento em que o mundo vive uma tragédia, pensar na relação entre o cinema e o mundo é fundamental. Os dois documentários de Karim Ainouz falam sobre os desafios de outros povos, mas que dialogam diretamente com nossa realidade brasileira: são documentários sobre as violências sociais".

Programação Semana Modo On

Dia 01/02 - segunda-feira:

• 19 horas (horário AB): Boas vindas da Diretora do CCG, Danielle Coimbra (Canal de Youtube da Unifor).
  • 21 horas(horário CD): aula

Dia 02/02 – terça-feira

• 19 horas (horário AB Noite): aula
  • 20 horas (horário CD Noite):aula

Dia 03/02 – quarta-feira

• 17 horas 20 min (horário EF Tarde): aula
  • 19 às 22 horas (Horários ABCD): Mostra de Cinema de Arquivo - exibição dos filmes da disciplina Cine-Experiência VII, seguida de debate com os realizadores. (Sala virtual do Meet)
    Mediação: Profa. Lis Paim

Dia 04/02 – quinta-feira

• 17 horas 20 min (horário EF Tarde): aula
  • 19 horas (Horário AB) - Homenagem ao Prof. Henrique Codato, com a participação das cantoras Mona Gadelha e Lila Almeida. (Sala virtual do Meet )
  • 21 horas (Horário CD)- Mostra Cenas de Quarentena - exibição de filmes realizados por alunos da UNIFOR, no ambiente de isolamento social, em 2020.1
    Mediação: Profa. Eliane Diógenes, Max Eluard, Aíla Sampaio. (Sala virtual do Meet)

Dia 05/02 – sexta-feira

• 17 horas 20 min (horário EF Tarde): aula
  • 19 às 21 horas (Horário AB) - “Poéticas do Real”, encontro com a participação do premiado cineasta cearense Karim Ainouz, que falará sobre suas experiências no documentário, discutindo especialmente os filmes “Aeroporto Central” (documentário sobre o campo de refugiados, instalado no aeroporto de Tempelhof, em Berlim) e “Nardjes A.” (documentário sobre manifestações políticas recentes na Argélia)
    Mediação: Profa Bete Jaguaribe, com a participação dos professores Glauber Filho, Valdo Siqueira, Marcelo Muller. (Sala virtual do Meet)

Sobre o curso de Cinema e Audiovisual da Unifor

Certificado com nota máxima no MEC por duas vezes seguidas, o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, Unifor, é, atualmente, uma das principais referências do ensino de cinema no Brasil. Com um corpo docente de alta qualidade, formado por professores mestres e doutores, com forte relação com o mercado.