angle-left Curso de Direito lança livro com coletânea de textos produzidos por alunos

Curso de Direito lança livro com coletânea de textos produzidos por alunos

O advogado e professor do curso de Direito Rômulo Weber Teixeira Andrade, organizador da obra
O advogado e professor do curso de Direito Rômulo Weber Teixeira Andrade, organizador da obra

Sob coordenação e organização do professor e advogado Rômulo Weber Teixeira Andrade o livro “Ensaios acadêmicos doutrinários: processo de conhecimento” será lançado dia 5 de novembro, às 19h30, no Auditório do Bloco H da Universidade de Fortaleza.

A obra possui organização de alunos do curso de Direito da Universidade e consiste numa coletânea de livros abrangendo o desenvolvimento de um estudo sobre as fases do processo de conhecimento, através de 4 (quatro) livros, intitulados: I) Fase Postulatória – Petição Inicial, II) Fase Postulatória – Respostas do Réu e Fase de Saneamento, III) Fase Probatória e IV) Fase Decisória.

Segundo o professor Rômulo, o diferencial da obra consiste na ideia de apresentar uma escrita com linguagem simples, amparada em diferentes perspectivas doutrinárias e jurisprudenciais.

A iniciativa de produzir a obra se deu devido ao retorno que o docente recebeu por seus alunos da disciplina de Direito Processual Civil. Para os alunos, existe uma certa dificuldade em compreender a linguagem traga por doutrinadores clássicos do Direito, ao passo que, esses mesmos alunos informaram que o conteúdo ficava compreendido de forma fácil e prazerosa através das aulas ministradas em sala. 

A partir dessa problemática, o professor convidou os estudantes da disciplina a construir uma obra que pudesse englobar teoria e prática, apresentando questionamentos que possibilitam aos alunos a verificação do conteúdo do aprendizado proposto.

A produção do livro ocorreu em dois anos. “A ideia era que os acadêmicos autores da obra, ainda enquanto alunos da disciplina, iniciassem a escrita do livro e até a finalização do curso de graduação e realizassem a publicação”, ressalta Andrade. 

“Trata-se de um modelo redacional pensado sob as premissas daquilo que os acadêmicos sempre apresentaram a título de queixas e de boas referências, principalmente, que apontaram como algo que poderia funcionar como facilitador do aprendizado”, complementa. 

Serviço

Lançamento do livro Ensaios Acadêmicos Doutrinários - Vol. 2
Data: 05 de novembro de 2019
Horário: 19h30
Local: auditório do Bloco H