angle-left Curso de Direito promove debate sobre igualdade de gênero em homenagem ao Dia da Mulher

Curso de Direito promove debate sobre igualdade de gênero em homenagem ao Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente no dia 8 de março, será homenageado pelo curso de Direito com a realização da palestra "Por que falar em igualdade de gênero hoje?". O tema será abordado pelas professoras Zaneir Teixeira e Cecília Barroso.

O evento acontece na segunda-feira (11), a partir das 19h, no Auditório do Bloco H. As inscrições poderão ser feitas no local e a participação é válida como atividade complementar.

Sobre a data

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. No início de 1917, na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia na 1ª Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917. A data da principal manifestação, 8 de março de 1917, foi instituída como Dia Internacional da Mulher. 

Posteriormente, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

Serviço

Palestra "Por que falar em igualdade de gênero hoje?"
Data: 11 de março de 2019 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório do Bloco H
Inscrições no local