angle-left Curso de Cinema e Audiovisual realiza live sobre o filme “O Outro Lado do Paraíso”

Curso de Cinema e Audiovisual realiza live sobre o filme “O Outro Lado do Paraíso”

Bate-papo on-line terá transmissão aberta ao público pela TV Unifor, nesta quarta-feira, 3 de junho.


O premiado longa-metragem “O Outro Lado do Paraíso”, dirigido por André Ristum, é baseado no conto homônimo do escritor Luiz Fernando Emediato. (Foto: divulgação)
O premiado longa-metragem “O Outro Lado do Paraíso”, dirigido por André Ristum, é baseado no conto homônimo do escritor Luiz Fernando Emediato. (Foto: divulgação)

Com o tema “Do conto à montagem”, o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove um encontro virtual sobre o filme “O Outro Lado do Paraíso” (2014), nesta quarta-feira, 3 de junho, às 15h. Participam da conversa Luiz Fernando Emediato (autor do conto original), André Ristum (diretor e co-roteirista) e Gustavo Giani (montador), sob a mediação de Marcelo Müller, co-roteirista do longa e professor da graduação.

Por meio do ambiente on-line do Meet (Google), o bate-papo será aberto à participação dos alunos do curso de Cinema e Audiovisual. Haverá ainda transmissão aberta ao público pela TV Unifor (181 da NET) e pelo canal da televisão universitária no Youtube. O encontro virtual ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa da Escrita e da Poética do Roteiro Audiovisual, coordenado pelos professores e roteiristas Daniel Tavares e Marcelo Müller.

O livro autobiográfico do jornalista e escritor Luiz Fernando Emediato, “O Outro Lado do Paraíso”, é uma homenagem ao seu pai, Antônio Trindade. A obra foi adaptada para o cinema no longa-metragem homônimo, dirigido por André Ristum, no qual Emediato também produziu e atuou. A trama do filme segue pela perspectiva de um garoto de 12 anos sobre a ditadura militar do Brasil.

No filme, o menino Nando (Davi Galeano), alter ego de Emediato, acompanha a trajetória do pai, o idealista e sonhador Antônio (interpretado pelo ator Eduardo Moscovis). O público observa o desejo de Antônio pela ascensão social, que leva toda a família a se mudar para a recém inaugurada Brasília. Nando vê o pai se aproximar do ativismo político e da luta dos trabalhadores de uma capital ainda em construção. Da noite para o dia, os sonhos se transformam em pesadelos.

O longa-metragem foi exibido num circuito de diversos festivais nacionais e internacionais. No 43º Festival de Cinema de Gramado, a produção ganhou o prêmio de melhor filme do júri popular e, no Festival de Brasília, outros sete prêmios, dentre eles: Troféu Câmara Legislativa, Melhor Filme na escolha do público, Melhor Ator (Davi Galdeano), Melhor Atriz (Simone Iliescu) e Melhor Roteiro. Na Itália, recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz (Maju Souza) e Melhor Filme pelo Júri Popular Jovem no Festival Latino-americano de Trieste. A obra ainda foi agraciada com o Prêmio Rádio Exterior de Espanha no Festival Latino Americano da Catalunha (Espanha), que premia o longa-metragem que melhor reflete a realidade latino-americana.

Estude Cinema e Audiovisual na Unifor 

O mundo mudou e você também pode mudar. Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no próximo semestre e juntos estaremos preparados para o futuro. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em uma das melhores Universidades do mundo aqui. Esperamos você!

*exceto Medicina

Serviço

Curso de Cinema e Audiovisual
Encontro Virtual “O Outro Lado do Paraíso: do conto à montagem”
3 de junho de 2020 (quarta-feira), às 15h
Sala virtual do Meet (Google) para os alunos da graduação
Transmissão aberta ao público pela TV Unifor (181 da NET) e pelo canal no Youtube