angle-left Curso de Engenharia Civil da Unifor está entre os melhores do Norte e Nordeste

Seg, 28 Janeiro 2019 09:52

Curso de Engenharia Civil da Unifor está entre os melhores do Norte e Nordeste

Na graduação da Unifor, o aluno adquire um perfil que lhe permite ir além do mercado tradicional de escritórios de construção civil e empresas construtoras. Foto: Ares Soares.

O Ranking Universitário Folha classificou a graduação de Engenharia Civil da Unifor como a segunda melhor nas regiões Norte e Nordeste, dentre todas do mesmo modelo, considerando instituições de ensino privadas. Com a tradição de mais de 30 anos, o curso já conquistou significativos prêmios nacionais e internacionais.

O curso de Engenharia Civil integra projetos de benefício à comunidade universitária e às comunidades carentes a partir do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE), com a participação dos alunos do curso, em formato estágio intramuros, possibilitando ao discente a vivência e participação de projetos conforme as demandas apresentadas. Segundo o coordenador Ítalo Salomão, as inovações são constantes no curso.

Conheça os laboratórios de ponta, referência em toda a região Nordeste:

• Laboratório de Materiais e Construção Civil

Neste laboratório os alunos aprendem sobre como obter as principais propriedades (granulometria, massa específica, umidade, inchamento, massa unitária) dos tipos de agregados (rocha e areia), bem como, as principais propriedades do cimento (módulo de finura, tempo de pega) na produção de argamassa e do concreto, fazendo inclusive, ensaios sobre a obtenção da consistência e resistência mecânica. Com relação aos ensaios para obtenção da resistência mecânica de corpos de prova, a UNIFOR possui a única prensa hidráulica em universidade privada do estado do Ceará, com capacidade de 100 toneladas.

• Laboratórios de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica

Na área da engenharia civil voltada aos recursos hídricos os discentes trabalham o comportamento de propriedades contribuintes para o escoamento de fluidos compressíveis (gases) e incompressíveis (líquidos). No desenvolvimento das aulas práticas se destacam: a determinação da vazão volumétrica utilizando Tubo de Venturi e Diafragma, a determinação das perdas de carga nas tubulações e acessórios, a determinação da velocidade utilizando o Tubo de Pitot, bem como a análise das forças em perfil aerodinâmico com uso do Túnel de Vento, a determinação de coeficientes de rugosidade, medição de vazão em condutos livres e estudo do funcionamento do ressalto hidráulico, dentre outros experimentos específicos da área.

• Laboratório de Topografia

Para a realização de levantamentos topográficos, este laboratório conta com diversos equipamentos como bússolas, estações totais, GPS de bolso, GNSS geodésico para locação, e também computadores específicos para a utilização de softwares de Topografia como o Topograph e Autocad, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Sistemas Globais de Posicionamento e Navegação por Satélites (GNSS) e a Cartografia Digital como o QGIS.

• Laboratório de Mecânica dos Solos e Pavimentação

Na área geotécnica, os discentes aprendem a classificar os diferentes tipos de solos, avaliar e trabalhar suas características, informações fundamentais na determinação da fundação adequada para a construção civil, bem como a execução de terraplenagem e compactação do solo. Nestes laboratórios são realizados ensaios como: análise granulométrica por peneiramento e sedimentação, determinação da densidade real dos grãos e dos limites de consistência do solo, determinação do teor de umidade e do índice de suporte Califórnia, bem como avaliação do pavimento a partir de ensaios como mancha de areia, dentre outros experimentos específicos.

Formação profissional

Na graduação da Unifor, o aluno adquire um perfil que lhe permite ir além do mercado tradicional de escritórios de construção civil e empresas construtoras. A formação amplia a sua capacidade de adaptação profissional, tendo em vista ser comum encontrar profissionais de engenharia a exercer funções em outras áreas, especialmente naquelas ligadas à administração e finanças.

Outras habilidades que o aluno será capaz de desenvolver durante o curso são as de elaboração de orçamento, padronização, mensuração e controle de qualidade, de execução de desenho técnico e fiscalização de obras, e de condução de serviço técnico. Além disso, vai atuar na execução de instalação, montagem, operação e reparo.

Mais informações: (85) 3477.3124