angle-left Curso de Farmácia realiza cerimônia dos 100 dias

Curso de Farmácia realiza cerimônia dos 100 dias

O evento marca a celebração do novo caminho dos estudantes e reúne familiares, amigos e professores


Serão 24 alunos recém-chegados ao ambiente acadêmico que receberão as homenagens de familiares e professores da graduação. Foto: Ares Soares.
Serão 24 alunos recém-chegados ao ambiente acadêmico que receberão as homenagens de familiares e professores da graduação. Foto: Ares Soares.


O curso de Farmácia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade de Fortaleza realiza, no dia 7 de novembro, a sexta cerimônia dos 100 dias do curso, no auditório A4, às 19h30. 

Serão 24 alunos recém-chegados ao ambiente acadêmico que receberão as homenagens de familiares e professores da graduação, em uma celebração simbólica para caracterizar a importância desse começo na vida pessoal e estudantil de cada aluno. 

De acordo com a professora do curso de Farmácia, Wellyda Aguiar, a comemoração é para deixar marcado esse dia tão especial na vida dos estudantes. "Essa cerimônia é para celebrar, de forma simbólica, esses primeiros 100 dias do curso, o ingresso na graduação, na Universidade, então é uma celebração com a família, professores, para acolhida realmente dos estudantes", afirma. 

A cerimônia acontece desde o primeiro semestre de 2017, sendo idealizada pela coordenadora do curso, Caroline Mourão, e os professores, com a finalidade também de estreitar os laços entre corpo docente, familiares e alunos. 

Como afirma a professora: "Hoje, a família está muito envolvida nisso, ela participa, ela se interessa pela formação do estudante, procurando saber como seu filho está nas disciplinas. Então, a gente entende que a família é importante, por isso convidamos todos para estarem presentes nesse momento”.

A cerimônia dos 100 dias do curso foi pensado para contemplar os alunos novatos nesta nova caminhada, uma vez que os cursos celebram de forma demasiada os concludentes, com várias homenagens. 

Dessa forma, o curso de Farmácia pensou em comemorar essa nova etapa da vida dos alunos, que começam um novo ciclo, para que eles também se sintam acolhido, se adaptem e se conheçam ainda mais nessa cerimônia. 

Wellyda Aguiar explica que tudo é feito em um momento bem simples, mas de grande importância para alunos e professores. 

"A gente sempre celebra os que estão concluindo esta etapa, mas e os que estão chegando? Que vão passar cinco anos conosco, a gente fica com uma relação muito próxima. Nós, professores, ficamos muito próximos dos alunos, então porque não celebrar esta etapa? Entrar na Universidade é uma conquista, sempre é uma conquista, então a cerimônia foi pensada neste contexto. 

Além do curso de farmácia, outros cursos celebram a entrada dos alunos na graduação, sempre com nomes e cerimônias simbólicas, como é o caso da Medicina, Odontologia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, entre outros cursos. 

Importância do evento para os graduandos

De uma forma bem especial, a cerimônia dos 100 dias tem um contexto específico para os participantes do evento, já que eles estão ingressando neste novo caminho, saíram de uma realidade escolar, em sua maioria, para entrar em uma realidade universitária. 

Diante disso, o momento se torna muito mais que uma cerimônia, ela se destaca como uma motivação para os recém-chegados ao ambiente universitário. 

O contato mais íntimo e de amizade com os professores e a coordenadora do curso, além dos familiares, faz com que a instituição e o curso de Farmácia se tornem uma família para cada um deles. 

É o momento também de se enturmar com os novos colegas, construir amizades e vínculos, que ficarão para todo o percurso dentro da graduação. Para eles, é uma verdadeira troca de experiências e construção de futuro. 

A professa Wellyda destaca esse momento com a importância que ele realmente deve ter na vida de cada estudante. "A importância é celebrar esses 100 primeiros dias de curso, um processo de transição que já aconteceu, muitos já se conhecem, então eles vão celebrar com os colegas e a família esse momento da graduação", ressalta a farmacêutica. 

Serviço

Cerimônia dos 100 dias do curso de Farmácia
Data:
7 de novembro de 2019
Horário: 19h30
Local: Auditório A4