angle-left Curso de Fonoaudiologia da Unifor alia teoria à prática da vivência profissional

Qua, 12 Setembro 2018 16:09

Curso de Fonoaudiologia da Unifor alia teoria à prática da vivência profissional

Estudantes se capacitam em diversas áreas da profissão antes de ingressarem no mercado de trabalho.


Professora Fernanda Sampaio, coordenadora do curso de Fonoaudiologia. Foto: Ares Soares.
Professora Fernanda Sampaio, coordenadora do curso de Fonoaudiologia. Foto: Ares Soares.

Engana-se quem pensa que um fonoaudiólogo está limitado a trabalhar em hospitais. Com a capacitação que o curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) oferece, o aluno sai da Universidade direto para o mercado de trabalho pronto para exercer sua profissão em um campo de atuação diversificado.

Prevenção, avaliação, pesquisa, diagnóstico e tratamento nas diversas áreas, tais como: voz, linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial, disfagia, fonoaudiologia educacional e saúde coletiva, são as vertentes de conhecimento nas quais os alunos são capacitados dentro do curso. Porém, ele não precisa se prender somente a isso. Teatros, conservatórios, indústrias, educação e gestão também são áreas exploradas dentro das disciplinas.

Avaliado com conceito 4 pelo Ministério da Educação, o curso de Fonoaudiologia da Unifor se destaca por seus diferenciais como um currículo, que permite a formação ampla como fonoaudiólogo, projetos que promovem formação integrada como o Projeto Vivenciar a Clínica Fonoaudiológica, o Ambulatório de Tontura, Disfagia e Dislexia, o Núcleo de Linguagem e o clube da transcrição, atuação interdisciplinar da fonoaudiologia e odontologia na clínica infantil e na prótese dentária, grupo de estudos em voz - UNIVOZ e em estimulação precoce, como também pesquisa e extensão, ligas acadêmicas interdisciplinares e Empresa Júnior de Fonoaudiologia.

Para as áreas de Saúde, a Universidade de Fortaleza conta com a estrutura do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) que funciona como um espaço de estágio para os estudantes. Ele também oferece atendimentos fonoaudiológicos de excelência e espaços de práticas discente como: salas de audiologia, salas de fonoterapia, salas de monitoramento, arsenal de materiais, laboratório de voz e espaço vivenciar. Sob a supervisão dos professores, o aluno vai poder aliar, ainda na Universidade, teoria e prática da vivência profissional.

Confira a seguir entrevista com a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Unifor, Fernanda Sampaio:

UNIFOR: Como está o mercado de trabalho para o profissional de Fonoaudiologia? Está crescente, em expansão, em alta? Por quê?

Fernanda Sampaio: O Mercado de trabalho da Fonoaudiologia está sempre em expansão, o Fonoaudiólogo é o profissional que atua nos diferentes ciclos de vida do ser humano, desde o nascer até o envelhecer e em diferentes áreas tais como: clínicas, home care, postos de saúde, escolas, creches, meios de comunicação, indústrias, empresas de aparelhos auditivos, teatros, portanto, com tantas e tão diferentes áreas de atuação a profissão sempre encontra espaços e oportunidades para crescer e se expandir.

UNIFOR: Quais são as áreas de atuação em que há mais contratações de recém-formados? E para quem já tem experiência? Por quê?

Fernanda Sampaio: Atualmente a atuação em home care com pacientes com quadros neurológicos e de disfagia vem crescendo bastante, neste caso é importante a experiência do profissional, para os recém-formados a área da saúde auditiva com a realização da triagem auditiva neonatal como também o trabalho desenvolvido nas indústrias com funcionários expostos a ruído é bastante promissor. Outra área também de bastante crescimento é no acompanhamento de cantores e profissionais da voz para os quais a importância de um acompanhamento fonoaudiológico faz um grande diferencial.

UNIFOR: Onde estão as melhores oportunidades (regiões, cidades etc)? Por quê?

Fernanda Sampaio: Nas cidades do interior e regiões metropolitana existe uma carência significativa do profissional fonoaudiólogo, são inúmeros os relatos de alunos que ao se formarem já conseguem colocação imediata em sua cidade de origem. Os grandes centros também oferecem excelentes oportunidades de trabalho, aqui em Fortaleza principalmente para o atendimento domiciliar a procura pelo profissional é muito grande.

UNIFOR: Quais são as tendências e perspectivas futuras para essa profissão?

Fernanda Sampaio: Podemos afirmar que sendo a comunicação essencial para o desenvolvimento das sociedades a Fonoaudiologia sempre terá um espaço garantido. Os campos mais promissores para os próximos anos são a Fonoaudiologia Hospitalar- oncológica ou neurológica em ambientes de alta complexidade, como UTIS adulto e pediátrico. . Outro aspecto importante é o envelhecimento da população, com atuação na prevenção dos problemas da comunicação como também na intervenção em casos de Mal de Alzheimer e Doença de Parkinson.

UNIFOR: Surgiram novas áreas de atuação?

Fernanda Sampaio: Diante das tendências tecnológicas inovadoras, há uma forte expansão dos recursos diagnósticos preventivos garantindo um papel importante do fonoaudiólogo nas equipes inter e multidisciplinares, no que diz respeito a prevenção como também no tratamento dos distúrbios da comunicação.

UNIFOR: No caso do curso, há novidades no currículo? Tem trabalho de conclusão de curso e estágios obrigatórios? Se sim, como funcionam esses estágios (mais detalhes)?

Fernanda Sampaio: O Curso de Fonoaudiologia da Unifor possui um currículo integrado, com visão generalista e baseado em competências, o que possibilita ao aluno uma experiência teórico prática desde o primeiro semestre. A nossa clínica escola está inserida no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), que realiza desde exames à terapias fonoaudiológicas, com salas equipadas para realização de avaliação auditiva e vestibular, salas de fonoterapia, monitoramento, arsenal de materiais, laboratório de voz e espaço vivenciar. O Curso oferece também vários projetos tais como Projeto Fonoaudiologia e Odontologia em parceria com o Curso de Odontologia, Projeto Vivenciar a Clínica Fonoaudiológica, Grupo de Estudo em Voz, fonoaudiologia forense, Ambulatório de Tontura, ligas acadêmicas e Empresa Júnior. Nossa matriz curricular dispõe de disciplinas teóricas, teóricas práticas e disciplinas de estágio que são desenvolvidas em serviços de saúde tais como UAPS, Hospitais e escolas.