null Curso de Gestão Financeira da Unifor é nota máxima no Ministério da Educação

Ter, 27 Fevereiro 2024 17:02

Curso de Gestão Financeira da Unifor é nota máxima no Ministério da Educação

Após nota 5 no Enade, curso alcança agora o topo graças à excelência em professores, infraestrutura e ensino

O curso de Gestão Financeira possui matriz curricular moderna, além de corpo docente de alto nível com experiência de mercado (Foto: Robério Castro)

Depois da nota 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2023, o curso de Gestão Financeira da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, também é nota máxima no Ministério da Educação. A divulgação da nota 5 do MEC aconteceu nesta terça-feira, após avaliação externa virtual in loco de reconhecimento de curso, realizada semana passada por gestores de instituições de ensino públicas e particulares indicadas pelo Governo Federal e que levou em consideração aspectos como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica da graduação EaD da Unifor.

A professora Danielle Coimbra, diretora do Centro de Comunicação e Gestão, afirma que a nota máxima de Gestão Financeira é resultado da experiência da Unifor em cursos de gestão presencial e de modernas ferramentas de educação a distância. “Se no Enade, a prova avaliou o rendimento dos concludentes dos cursos de graduação em relação a aspectos como conteúdos programáticos e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade do Brasil e do mundo, a nota do MEC reconhece e ratifica a excelência do processo educacional da Unifor também em EaD”, salienta.

Para o coordenador da graduação em Gestão Financeira, professor Josimar Costa, “ao entrar no curso, o aluno busca conhecimento em como gerenciar uma empresa ou os negócios com gestão financeira e encontra muito mais: encontra um local para desenvolver as competências da tomada de decisão”.

Segundo o professor Josimar, o aluno estará apto a assumir os próprios negócios mesmo sendo funcionário, focar o olhar na estrutura de uma organização, no fluxo de caixa, noção de melhores investimentos para garantir o sucesso da empresa, dentre outros diferenciais. “O aluno vem buscando sabedoria e empregabilidade e ganha muito mais, pois transforma tudo isso em trabalhabilidade, que é a capacidade dele se inserir no mercado de trabalho” completa Josimar.

Professor responsável pela implantação da graduação e primeiro coordenador, Allisson Martins relembra que o curso de Gestão Financeira da Universidade de Fortaleza nasceu a partir da percepção de uma evolução robusta das atividades financeiras no Brasil, e em especial no nosso estado, que tem uma pujante atividade empresarial.

“A partir da tendência crescente do mercado por profissionais qualificados na gestão em finanças, e de forma alinhada com as novas competências exigidas, o curso de Gestão Financeira foi estruturado, com uma matriz curricular moderna, corpo docente de alto nível e experiência de mercado, além de contar com toda a estrutura da Unifor, para que os alunos tenham a possibilidade de atuar em diversas áreas do segmento financeiro, mas também em negócios dos setores do agronegócio, indústria, comércio e serviços”, ressalta Allisson. Para ele, o resultado da avaliação do MEC vem confirmar a excelência da Unifor e do sucesso do curso de Gestão Financeira.

Para a coordenadora-geral da educação a distância da Universidade de Fortaleza (EaD Unifor), professora Andrea Chagas, “alcançar a nota máximo no MEC no curso de Gestão Financeira é um feito notável que reflete o compromisso, a dedicação e a excelência de todos na oferta de uma educação de qualidade”.

Segundo ela, “este reconhecimento é uma prova do trabalho árduo e da paixão que cada membro da equipe colocou no desenvolvimento e na execução do curso. Acredito que isso só reforça o nosso compromisso de ofertar e manter um curso na modalidade EaD, na qual permita que inspire e transforme a vida dos estudantes”.

Suporte do virtual ao presencial

Indo além, o diferencial da graduação Gestão Financeira EAD Unifor está na flexibilidade para estudar quando e onde quiser. Apesar de ser um ensino a distância, os conteúdos disponíveis são adaptados para o modo virtual, mantendo a dinâmica e didática presencial ofertada pela Unifor. Josimar destaca como “eles conseguiram traduzir toda essa expertise da Unifor e um ambiente virtual, trouxeram esse campus maravilhoso para dentro de uma sala de aula virtual”.

O aluno também pode utilizar as instalações do campus, mas ter uma equipe de professores e profissionais dedicados ao EaD facilita porque oferece suporte de ambos os lados. Além disso, a estrutura do curso tem obrigatoriedade de pelo menos 10% das atividades serem presenciais, bem como a prova final.

“Você tem todo o arcabouço dos cursos de gestão e de administração envelopado em um programa muito direcionado para a gestão financeira”, ressalta. Para o coordenador, a plataforma virtual ofertada no curso EAD é resultado de 50 anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão, encontrado apenas na Unifor. A graduação tem duração de 2 anos que aliam teoria e prática de toda a necessidade de gestão. “Aliar a teoria à prática faz com que o aluno, na hora de responder alguma coisa, ele não apenas tenha decorado, e sim aprendido” conclui Josimar.

Estude Gestão Financeira na Melhor!

Que tal cursar a melhor formação em gestão financeira e atuar como gestor financeiro, analista de custos e investimentos, agente no mercado de capitais, empreendedor e/ou investidor? Após a conclusão da graduação tecnológica em Gestão Financeira na modalidade EAD, o profissional estará capacitado para resolver problemas relacionados à gestão de caixa, liquidez, endividamento e rentabilidade; e aplicar as técnicas modernas de finanças, controle e avaliação de investimentos no segmento empresarial.

E mais! Para o ano de 2024, a Unifor está oferecendo 40% de desconto na mensalidade. Garanta sua vaga!