angle-left Destaque Expocom 2020: curso de Jornalismo ganha notoriedade em evento

Qua, 28 Outubro 2020 17:55

Destaque Expocom 2020: curso de Jornalismo ganha notoriedade em evento

Produtos de radiojornalismo, televisão, fotojornalismo, website e jornalismo impresso participam da exposição integrante da Intercom


Confira as modalidades de destaque na Expocom 2020, que acontece até o dia 30 de outubro. (Foto: Pixabay)
Confira as modalidades de destaque na Expocom 2020, que acontece até o dia 30 de outubro. (Foto: Pixabay)

Alunos do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, destacam-se durante a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que acontece de forma virtual de 26 a 30 de outubro. 

Dentre as modalidades presentes no evento estão: Produção em Jornalismo Literário e/ou Opinião, Produção em Fotojornalismo, Website, Programa Laboratorial de Áudio, Produção Laboratorial em Audiojornalismo e Radiojornalismo, Produção Laboratorial em Jornalismo Digital, Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Vídeo e Televisão. 

As alunas de jornalismo Pietra Geórgia (20) e Yasmim Rodrigues (20), autoras de “Fé: o que nos conecta”, descrevem a produção. “Participar da Expocom está sendo uma experiência incrível, não só como acadêmicas do curso de Jornalismo, mas também como pessoas. Estamos com bastante expectativa quanto à exposição, pois foi um trabalho produzido com muito carinho e dedicação por nós. Nos permitimos mergulhar de cabeça em uma experiência etnográfica e acredito que esse tenha sido o ponto chave do nosso trabalho”. 

Produções finalistas:

Produção em Jornalismo Literário e/ou opinião
Fé: o que nos conecta
Aluna Líder: Pietra Geórgia Braga Cyrino / Coautora: Yasmim Rodrigues 

Produção em Fotojornalismo
Lar de Esperança
Aluno líder: Pedro Nóbrega Vidal / Coautores: Amanda Nogueira Medeiros e Pedro Dias da Silva

Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Vídeo e Televisão
Calon conta, Calon canta - Narrativas Ciganas
Aluna líder: Alice Araújo Lima / Coautoras: Lorena Régis e Larissa Almeida

Programa Laboratorial de Áudio
Primeira Pessoa - Professor Chico Lopes
Aluna líder: Glenda Gabrielle Valverde / Coautora: Alice Araújo Lima 

Produção Laboratorial em Audiojornalismo e Radiojornalismo
Rádio documentário - Os invisíveis de Fortaleza
Aluno líder: Victor Hugo Pinheiro / Coautoras: Jéssica Luana Vicente Alves, Raquel Sant'Ana e Beatriz Irineu

Produção Laboratorial em Jornalismo Digital
Poço da Draga - Resistência secular
Aluna líder: Letícia Feitosa Almeida / Coautora: Luiza Éster

Produção em Jornalismo Impresso
Intolerância religiosa ainda é realidade no Brasil: uma reportagem interpretativa para o jornalismo
Aluno líder: Roger Holanda / Coautor: Fayher Lima 

Website 
“Olhares sobre Fortaleza” - Uma coletânea dos produtos da disciplina
Aluno líder: Brunno Gabriel Chaves Cavalcante

+ Conheça os alunos que produziram as reportagens do website

Entenda a Expocom

A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) faz parte da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, conhecida como Intercom. É uma instituição sem fins lucrativos que possui como intuito a troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. 

A Expocom é destinada a trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. Tais trabalhos devem, obrigatoriamente, ser supervisionados por docentes do campo acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES) e se inserirem nas disciplinas ofertadas pelo curso. As modalidades de agências juniores nas categorias “Jornalismo”, “Publicidade e Propaganda” e “Relações Públicas e Comunicação Organizacional” são exceções. 

Curse Jornalismo na Unifor            

O curso de jornalismo na Universidade de Fortaleza tem duração de cinco anos. Está classificado em 1º lugar entre as instituições particulares do Norte e Nordeste e possui nota máxima (5) dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil.

Jornalismo é destinado a quem deseja trabalhar com produção e edição de notícias em diferentes plataformas de comunicação – rádio, TV, web e impresso –, em assessorias de comunicação e projetos voltados para a comunicação pública, popular e/ou empresarial.

O curso prepara para a prática nas redações, para o planejamento, desenvolvimento, organização e gestão de produtos, projetos e serviços destinados ao ambiente do jornalismo organizacional e institucional. Além disso, o aluno certificado pela Unifor também é preparado para ingressar na área da pesquisa acadêmica. 

A Unifor preparou novidades e vantagens para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado em sua área. Clique aqui e inscreva-se gratuitamente no Processo Seletivo 2021.1!