null Dia T reúne projetos inovadores elaborados por alunos da Unifor

Dia T reúne projetos inovadores elaborados por alunos da Unifor

Aberto ao público, o “Dia T” ocorre dia 9 de junho, no Ginásio Poliesportivo da Unifor. (Foto: Ares Soares)

No dia 9 de junho, o Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor promove o "Dia T". O evento reúne estudantes, professores, representantes de empresas da área de Tecnologia e público em geral para apresentações de trabalhos inovadores desenvolvidos pelos alunos do CCT ao longo do semestre.

A mostra tecnológica chega a sua 7ª edição reunindo diversos projetos que englobam tecnologia, sustentabilidade e transdisciplinaridade. Dessa forma, alia teoria e prática a fim de promover um momento de integração entre todos os cursos do CCT e busca oportunizar o conhecimento, bem como dar visibilidade externa, reunindo cerca de 2.500 pessoas a cada edição.

Outro objetivo do Dia T é identificar as várias possibilidades dos cursos tecnológicos, assim como despertar interesse dos estudantes de Ensino Médio e mostrar a evolução dos cursos do CCT, que incluem Engenharias, Ciências da Computação, Arquitetura e Urbanismo e a graduação tecnológica de Construção de Edifícios.

Entre os protótipos apresentados estará o projeto desenvolvido pelos alunos de Engenharia de Produção, que cursam a disciplina de Engenharia do Produto. Durante o semestre 2018.1, orientados pelo professor Adones d’Oliveira, eles desenvolveram uma cadeira adequada ao perfil antropométrico do indivíduo nascido em Fortaleza.

A necessidade surgiu após perceberem, por meio de pesquisas e estudos, a dificuldade de encontrar cadeiras realmente adequadas para o uso, por isso, foram feitos adaptações em cadeiras escolares, de escritório, para refeições, destinadas à sala de vídeos e também para deficientes físicos.

“Nesse projeto temos alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação também, o que agregou a produção dos projetos. Agora eles estão desenvolvendo um dispositivo que poderá ser acoplado a qualquer cadeira de rodas, até as mais simples, permitindo a motorização das cadeiras. O próprio usuário da cadeira facilmente poderá fazer o acoplamento na parte dianteira da cadeira que se transformará em um triciclo”, destaca o professor do curso de Engenharia de Produção, Adones d'Oliveira.

Desafio Relâmpago

Dentro da programação do Dia T, o Centro de Ciências Tecnológicas promove o “Desafio Relâmpago do Dia T - Open Innovation”. O objetivo é buscar soluções para desafios prementes a cidade de Fortaleza, por meio da inovação aberta com a participação de uma comunidade de solucionadores, alunos e professores comprometidos em transformar a realidade de nossa cidade.

Além disso, o Open Innovation visa promover a integração entre os alunos do Centro de Ciências Tecnológicas e os alunos do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade, e reconhecer a capacidade inovadora e solucionadora.

As inscrições ocorrem do dia 4 a 7 de junho e devem ser feitas por equipe de quatro alunos, contendo obrigatoriamente pelo menos a presença de dois cursos na sua composição. Poderão participar do Desafio Relâmpago do Dia T - Open Innovation todos os alunos dos cursos do Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor de qualquer semestre, regularmente matriculados na Unifor.

Cada equipe deverá escolher um nome de uma pessoa que, com suas ações, transformou para melhorar a realidade da sociedade/local que vive.

As inscrições serão limitadas ao número máximo de oito equipes, selecionadas por ordem de inscrição, sendo homologadas pela comissão organizadora no dia 08 de junho.

> Confira o Edital
> Inscreva-se aqui para o Desafio Relâmpago

Os participantes que participarem de todas as fases do Open Innovation receberão certificados. Para os integrantes da equipe que obtiver o primeiro lugar na Fase VIII receberão uma bolsa de 100% em um dos cursos de Educação Continuada da Unifor ofertados no presente ano.

Promoção

Nesta edição do Dia T, os participantes terão oportunidade de concorrer a uma caixa de som bluetooth. É fácil de participar!

Confira o regulamento:

• No Dia T vá até o balcão de INFORMAÇÕES, localizado na entrada do Ginásio e preencha a ficha completando todos os dados solicitados.
  • Para o preenchimento, visite cinco trabalhos expostos no Dia T.
  • Os trabalhos deverão ser de diferentes cursos.
  • Poste uma foto sua no Instagram junto à um dos trabalhos visitados. Deixe seu perfil aberto e marque com #SOUCCT.
  • Devolva a ficha preenchida no mesmo balcão.
  • É só aguardar o sorteio que acontecerá no mesmo dia às 11h, no espaço de convivência da exposição (no próprio Ginásio).
  • Para receber a premiação, o aluno deverá estar presente no momento do sorteio. Caso contrário, será realizado um novo sorteio.
  • Serão sorteadas três caixas de som bluetooth. A pessoa sorteada só poderá concorrer a um único aparelho.
  • Quem pode participar? Todos os alunos da Unifor e visitantes. Funcionários e professores podem ficar na torcida!

Dia T
Data: 9 de junho de 2018