null Curso de Engenharia Ambiental realiza palestras e mesa-redonda com temas relacionados à água

Curso de Engenharia Ambiental realiza palestras e mesa-redonda com temas relacionados à água

O Açude Caldeirões, que abastece o município de Saboeiro (CE), na região dos Inhamuns, sangra devido ao período de chuvas (Foto: Diário do Nordeste)
O Açude Caldeirões, que abastece o município de Saboeiro (CE), na região dos Inhamuns, sangra devido ao período de chuvas (Foto: Diário do Nordeste)

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor realiza, nos dias 25 e 26 de abril, uma série de eventos relacionados à agua, meio ambiente e saneamento básico. Composto por palestras e debate, a programação é gratuita e aberta ao público, mediante inscrição pelos links abaixo.

A primeira atividade, nesta quarta-feira (25), é a palestra "A importância da Floresta Amazônica e da Caatinga para produção de água, conservação do solo e mitigação do aquecimento global”. O convidado é o perito federal agrário do INCRA, Deodato do Nascimento Aquino. O evento tem início às 17h30 no Auditório A-3 e marca uma homenagem Dia Nacional do Bioma Caatinga, celebrado no dia 28.

Vale ressaltar que Deodato Aquino tem graduação em Agronomia (2001-2005) pela UFPB, Mestrado em Agronomia (2006-2007) e Doutorado em Engenharia Agrícola (2012-2015), ambos pela UFC.

No mesmo dia, às 19h, o curso de Engenharia Ambiental convidou Osvaldo Benedito Dib Melo para falar sobre o 8º Fórum Mundial da Água, que aconteceu em março em Brasília, realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul.  

Osvaldo Dib Melo, que falará sobre "Panorama de reúso no mundo", é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atualmente trabalha na área de vendas da SUEZ - Water Technologies & Solutions, onde atua como líder voluntário do Conselho NE na empresa, com organização de ações que beneficiam a comunidade.

Na quinta-feira (26), com o apoio do curso de  Engenharia Civil, acontece a mesa-redonda "Planos Municipais de Saneamento Básico no Ceará: uma agenda política para o setor"

O evento, que tem início às 19h no Auditório da Biblioteca, contará com a presença de representantes de diversas instituições, como Expedito José do Nascimento (APRECE), Francisco Paiva (Sanebrás Consultoria), Soraia Gradvohl (FUNASA), Geraldo Sobrinho (ARCE), além do mediador do evento,  Alceu Galvão (ARCE).

A mesa-redonda abordará temas como Aplicação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos no Ceará, Tecnologias Sustentáveis nos Planos Municipais de Saneamento Básico e Planejamento Setorial.

Confira a programação e inscreva-se

Palestra "A importância da Floresta Amazônica e da Caatinga para produção de água, conservação do solo e mitigação do aquecimento global"
Com Deodato do Nascimento Aquino
Data: 25 de abril de 2018
Horário: 17h30
Local: Auditório A-3
> INSCREVA-SE AQUI

Palestra sobre o "8º Fórum Mundial da Água: panorama de reúso no mundo"
Com Osvaldo Benedito Dib Melo
Data: 25 de abril de 2018
Horário: 19h
Local: Auditório A1
> INSCREVA-SE AQUI

Mesa-redonda "Planos Municipais de Saneamento Básico no Ceará: uma agenda política para o setor"
Com Expedito José do Nascimento (APRECE), Francisco Paiva (Sanebrás Consultoria), Soraia Gradvohl (FUNASA), Geraldo Sobrinho (ARCE) e mediação de  Alceu Galvão (ARCE)
Data: 26 de abril de 2018
Horário: 19h 
Local: Auditório da Biblioteca 
> INSCREVA-SE AQUI 

Mais informações: 3477.3381

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.