angle-left Diálogo entre Cinema e Música é tema da IV Mostra Unifor de Cinema Expandido

Diálogo entre Cinema e Música é tema da IV Mostra Unifor de Cinema Expandido

A programação acontece entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro, na Universidade de Fortaleza


Teste de projeção da obra
Teste de projeção da obra "QUE(r)ER" (Divulgação)

Performances, instalações e experiências imagéticas e sonoras, em diferentes espaços da universidade. O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza promove a IV Mostra Unifor de Cinema Expandido, orientada pelo diálogo entre cinema e música.

O evento acontece nos dias 25, 26 e 27 de novembro e no dia 6 de dezembro, com a apresentação dos trabalhos produzidos no segundo semestre de 2019 pelos alunos da disciplina Cine Experiência IV, ministrada pelo professor Henrique Codato.

Com o tema “Música e Cinema”, a mostra busca refletir acerca desta trama tão simbólica entre os dois campos. “O cinema, desde seus primórdios, contou com a música como sua boa companheira. Ela é responsável por estabelecer o tom dramático de uma cena, expressa os sentimentos de um determinado personagem, fornece a identidade sonora de uma obra, conecta o espectador com a história filmada. Chega a ser impossível pensarmos em alguns filmes, por exemplo, sem relacioná-los a seus marcantes temas musicais. Como lembrar de Tubarão, ET, 007, ou mesmo da saga Star Wars sem ouvir imediatamente suas respectivas trilhas?”, conta o professor Henrique Codato.

Ao longo do semestre, os alunos de “Cine Experiência IV” passaram por um intenso processo criativo, elaborado por meio de conversas, discussões, vivências e experiências artísticas. A disciplina contou ainda, com a colaboração de Mona Gadelha, cantora e coordenadora do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes.

A IV Mostra Unifor de Cinema Expandido compartilha os cinco projetos elaborados durante a disciplina: “Que(r)er”, “2000 Kcal”, “Inquisição”, “Lúcido” e “O Canto de Lily”.

Para além da sala escura

“O cinema expandido é uma forma diferente de enxergar o cinema, porque a proposta dele é alterar esses dispositivos convencionais que a gente está acostumado a ver sempre. Não estamos mais naquela sala. O espectador é deslocado do seu lugar comum, trabalhando um outro tipo de imersão”, relata Isaac Castelo Branco, estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza e um dos integrantes da equipe que compõe a instalação “QUE(r)ER”.

De acordo com o estudante, a disciplina de Cine Experiência IV, “abre os horizontes” para pensar o cinema de uma forma diferente, sendo um grande incentivo para conhecer e se aproximar das outras artes e de outras linguagens. “Além de ser uma disciplina que nos obriga a buscar cada vez mais referências, a pesquisar cada vez mais e nos apropriar de certas linguagens que antes a gente não tinha nenhum domínio, ela está nos ajudando a contar histórias de uma forma diferente. E eu acho que isso é o mais legal”, enfatiza.

Programação

Corpos distintos entrelaçam ruídos e flashes de imagens engasgados na pluralidade do ser. Entrevados por uma máquina padronizadora, encontram a desconstrução do corpo validada na liberdade do QUE(r)ER.

Data: 25/11/2019
Horário: 20h 
Local: Estúdio de Fotografia,  Unifor - Bloco T, sala T2B
Duração: 25min

Ficha Técnica/ Equipe: 
Diretor artístico: Leão Neto
Diretor de elenco: Pedro Ulee
Diretora de imagem e som: Esther Arruda
Diretor de produção: Ariel Nedehf
Diretor de projeção: Isaac Castelo Branco
Roteiro: Leão Neto, Pedro Ulee, Isaac Castelo, Esther Arruda, Ariel Nedehf
Animação 3D: Bruno Richardson
Intérpretes: Larissa Gonçalves Pontes, Luana Lucena da Silva, Teógenes Brito Peixoto Júnior, Nairton Santos Pinheiro, Nirá Link Cabos e Fios, Louisiane Emanuele Coelho Alves
Figurinista: Geizy Quirino
Agradecimentos: Bete Jaguaribe, Clara Cooles, Mayra Veras, Marcelo Falcão, Thales Holanda.

2000 kcal diariamente nos proporcionam as mais diversas sensações através de um cardápio de 4 refeições nutritivas e deliciosas: Café da manhã, almoço, lanche e jantar. Mas nem todos tem o deleite de ao menos uma refeição ao dia. 0 kcal também proporciona uma sensação, um cheiro e som: Fome.

Data: 26/11/2019
Horário: 19h (AB noite)
Local: Sala P02
Duração: 06 minutos

Ficha Técnica / Equipe:
Concepção e Direção: Lucianna Fernandes
Roteiro, Produção e Execução: Lucianna Fernandes
Assistência de Direção: Izabel Fernandes, Maria Fernandes

Música: “Acoustic Folk” por Hyde, “Thor's Hammer” por Ethan Meixsell, “Awakening” por Steffen Daum, “Tango de Manzana” por Kevin MacLeod.

Ao longo dos anos, a trilha musical no meio audiovisual vem tomando proporções que vão muito além das próprias narrativas e ambientações. Uma boa música pode trazer diferentes efeitos para o mesmo material visual. Pensando nisso, o projeto Inquisição te convida a acompanhar nossa primeira exposição audiovisual interativa. Traga seu fone de ouvido.

Data: 26/11
Horário: 19h – 20h40 (AB noite)
Local:  Estúdio de Fotografia,  Unifor - Bloco T, sala T2B

Ficha Técnica/ Equipe: 
Curadoria dos arquivos: Davi Siqueira e Larissa Estevam
Projeto e Argumento: Mariana Maicy
Produção: Estefany Ferreira
Design gráfico e Edição: Pedro Bezerra e Guilherme de Castro 
Assistência de produção: Vinicius de Oliveira e Gabriela Nogueira

Em uma experiência imersiva, com multi telas e projeções, tendo a música como guia, o espectador é transportado de um sonho tranquilo, vivido em meio a uma floresta encantada, para uma experiência cada vez mais sombria e aterrorizante. Lúcido é um obra artística audiovisual que se propõe a pensar sobre as atuais crises política e climática enfrentadas pelo Brasil. 

Data: 27/11
Horário: 19h-21h (AB Noite)
Local: Sala Q 18 – Unifor, Bloco Q

Ficha Técnica/Equipe:
Direção Geral e Montagem: Amanda Fernandes
Produção Geral: Greta Moreira
Direção de Fotografia: Davi Alexandrino de Oliveira
Assistente de Direção  e Som Geral: Rodrigo Nobre 
Direção de Arte: Jamille da Rocha: 
Assistente de Produção: Johan Camilo Sáenz
Assistente de Arte: Lila Almeida

Uma apresentação que mescla vídeos e performances sobre Leandro e Lili. Leandro que não cabe em si, que se incomoda, que não é feliz. Lili urge para se apresentar e mostrar sua existência e importância nesse mundo tão violento contra sua figura. Leandro nos convida a abraçar a identidade de Lili nos imergindo no seu mundo de luta, dor e alegria.

Data: 06/12
Horário: 20h40 (Intervalo AB/CD noite)
Local: Corredor do Bloco Q
Duração: 20 minutos. 

Ficha técnica/Equipe:
Direção: Karinna Vitoria
Roteiro: Isaac Marx e José Ibiapina
Produção: Hugo Carrah, João Vitor, José Ibiapina
Arte: João Vitor, Hugo Carrah
Montagem: João Vitor e Karinna Vitória
Som Direto: Hugo Carrah
Fotografia: Isaac Marx

Músicas: Linn da Quebrada - Oração; Linn da Quebrada - Enviadescer; Linn da Quebrada e Gloria Groove - Necomancia; Linn da Quebrada e Liniker - Serei A; Potyguara Bardo - Você não existe; Potyguara Bardo e Luisa Nascim - Plene; Urias – Diaba; Urias - Rasga; Teto Preto - Bate mais; Secretaria de hospicio – L.S.D.