angle-left Dupla Titulação Internacional amplia as possibilidades no mercado de trabalho

Sex, 21 Agosto 2020 17:48

Dupla Titulação Internacional amplia as possibilidades no mercado de trabalho

Programa oferecido pela Universidade de Fortaleza permite ao aluno cursar disciplinas no exterior e obter diploma nacional e internacional.  


Stephanie Aguiar graduou-se este ano em Administração de Empresas pela Unifor e em Negócios Internacionais pela “Berlin School of Economics and Law
Stephanie Aguiar graduou-se este ano em Administração de Empresas pela Unifor e em Negócios Internacionais pela “Berlin School of Economics and Law" (Foto: divulgação)

Fazer um curso de graduação é um mundo de descobertas e aprendizados. Para a recém-graduada Stephanie Aguiar, as possibilidades de crescimento foram ainda maiores ao participar do Programa de Dupla Titulação Internacional oferecido pela Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. A iniciativa é direcionada aos alunos dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior e Engenharia Civil

A partir de parcerias com universidades da Alemanha (Berlin School of Economics and Law e Deggendorf Institute of Technology) e de Portugal (Instituto Politécnico de Bragança), o programa permite que os alunos cursem disciplinas no exterior. Ao final da graduação, além do diploma da Unifor, os alunos recebem diploma internacional, o que potencializa uma carreira fora do Brasil. Além da possibilidade de conhecer outras culturas advinda do intercâmbio em si. 

Essa foi justamente a experiência vivenciada por Stephanie Aguiar. Além de graduar-se este ano em Administração de Empresas aqui no Brasil, ela conquistou a titulação em Negócios Internacionais pela “Berlin School of Economics and Law”, após intercâmbio em Berlim, na Alemanha. Com os dois diplomas, a egressa amplia suas possibilidades no mercado de trabalho. “Fui muito desafiada pelo modelo de ensino alemão. Isso abriu minha cabeça para novas estratégias, novas referências”, destaca. 

Para além das conquistas acadêmicas, Stephanie também destaca o quanto a experiência internacional agregou no campo pessoal. “Pude conviver com pessoas de culturas muito diferentes. O fato de ter ido sozinha foi um desafio com muitos pontos positivos. Tive que interagir e fazer trabalhos com pessoas que eu não conhecia antes, todo mundo falando em inglês, o que me fez sair da zona de conforto. O meu inglês melhorou bastante e ampliei meu networking, pontua”. 

No atual mundo globalizado, ter uma titulação internacional contribui para os profissionais de destacarem no mercado. “A gente aprende muita coisa e tudo isso a gente pode trazer para o Brasil e aproveitar, fazendo bons usos do aprendizado e aproveitando as oportunidades que se abrem quando se tem uma vivência internacional. Cursei muitas disciplinas na área de marketing, o que foi muito legal, porque sempre analisava empresas multinacionais, olhando o aspecto de internacionalização”.  

Conheça a diferença entre dupla graduação e dupla titulação 

Dupla titulação: neste programa, o aluno sai da graduação com um diploma da Universidade de Fortaleza e de uma instituição de ensino superior estrangeira, após cursar e ser aprovado em disciplinas presenciais no exterior.  Na Unifor, podem participar alunos dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior e Engenharia Civil.

Dupla graduação: a situação é direcionada para os alunos que querem otimizar o tempo e finalizar duas graduações em cinco anos e meio, reduzindo o tempo de estudos em virtude do aproveitamento de disciplinas congruentes. Isso é possível para os alunos e egressos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior e Ciências Econômicas da Unifor. 

Segunda graduação: muitos profissionais, mesmo atuando e sendo bem-sucedidos na área em que foram graduados, guardam sonhos antigos de fazer algo bem diferente. É o caso de quem atua no mercado financeiro, mas sempre sonhou em ser chef de cozinha, por exemplo. Neste caso, optam por fazer uma segunda graduação e investir na nova carreira. A boa notícia é que o mercado está cada vez mais receptivo a essa prática e a Unifor ainda está com edital aberto para admissão de graduados. Confira no link.