null Filmes de alunos do curso de Cinema da Unifor integram a programação da Feira do Conhecimento 2019

Evento acontece de 16 a 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará

Cena do documentário
Cena do documentário "A mulher da pele azul", de Esther Arruda e Pedro Ulee. Foto: divulgação.

Sete filmes foram selecionados para a Mostra de Cinema Cearense do Cine Ciência, um container adaptado para divulgações audiovisuais dentro da Feira do Conhecimento 2019. Dentre as produções, duas foram realizadas por alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza: “A mulher da pele azul”, de Esther Arruda e Pedro Ulee, e “Sinais”, de Davi Jaguaribe. Programação do FdC3 ocorre de 16 a 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará.

A Mostra de Cinema Cearense, realizada em parceria com a Câmara Setorial do Audiovisual e a Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará, busca divulgar filmes realizados no estado, popularizando o conhecimento audiovisual. A mostra tem como proposta o foco nas camadas socialmente vulneráveis e nos estudantes que visitarão a feira. Também integram as atividades do Cine Ciência a Mostra de Animação da Casa Amarela, a Mostra de Curtas Científicos, a Mostra de Animações da Tusche, e a exibição de filmes cearenses premiados.

O documentário “A mulher da pele azul”, dirigido por Esther Arruda e Pedro Ulee, conta a história da bailarina fantasma que circunda o Theatro José de Alencar (TJA), a relação das pessoas que já a viram e que vivem no lugar - referência artística, turística e arquitetônica do Brasil e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O curta-metragem foi realizado no âmbito da disciplina “Cine Experiência III” do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, ministrada em 2019.1 pelo professor Márcio Câmara, que se debruça sobre a invenção do real. A estréia do documentário ocorreu na Mostra Olhar do Ceará do 29º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema.

Na trama de “Sinais”, dirigido por Davi Jaguaribe, artistas de hip-hop ganham a vida dançando no sinal de trânsito. Jovens da periferia contam suas experiências e mostram seus talentos no bairro Aldeota, área nobre da capital cearense. O curta-metragem foi realizado no âmbito da disciplina “Cine Experiência I”, ministrada pelo professor Marcelo Müller, que explora o diálogo entre a arte e a cidade.

A professora Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, acentua a importância da circulação dos filmes realizados pelos alunos do curso. “Mostras e festivais são lugares privilegiados do encontro e do debate sobre o cinema. São espaços em que o artista se encontra com o público e troca opiniões, compartilha sensibilidades, exercita a experiência estética. Ficamos muitos animados com a participação dos nossos alunos na Feira do Conhecimento” - diz a professora.

Sobre a Feira do Conhecimento

Promovida pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e Instituto Centec, a terceira edição da Feira do Conhecimento acontecerá de 16 a 19 de outubro, de quarta a sexta, das 14h às 21h e sábado de 10h às 19h, no Centro de Eventos do Ceará. Serão quatro dias com uma programação gratuita de palestras, oficinas, demo day, maker challenge, hackathon, torneio de robótica, corrida de drones, festival de jogos, arena games, sessões no planetário móvel, dentre outros.

Selecionados para a Mostra de Cinema Cearense do Cine Ciência

• “Low Light” (Dir. Marcilene Damasceno de Araújo)
  • “Sobremim” (Dir. Bruno Fernandes, Larissa Magalhães e Lívia Santos)
  • “Escafandro” (Dir. Carolena Morais)
  • “Reverberação” (Dir. Bruno Albuquerque)
  • “A Mulher da Pele Azul” (Dir. Esther Arruda e Pedro Ulee)
  • “Uma Volta pela Praça” (Dir. Roberta Filizola)
  • “Sinais” (Dir. Davi Jaguaribe)

Feira do Conhecimento 2019
Cine Ciência - Mostra de Cinema Cearense
Local:
Centro de Eventos do Ceará
Data: 16 a 19 de outubro de 2019
De quarta a sexta, das 14h às 21h.
Sábado, de 10h às 19h.