angle-left Graduada em Design de Moda investe em carreira acadêmica

Qui, 14 Fevereiro 2019 12:33

Graduada em Design de Moda investe em carreira acadêmica

Lysia Viana, contemplada com a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz. Foto: Ares Soares.

Você sabia que os cursos de graduação de 2 a 3 anos de duração dão as mesmas oportunidades que os demais cursos de graduação? Inclusive, a carreira docente.

Lysia Viana, concluiu o curso de Design de Moda e está realizando um dos seus grandes sonhos, o de iniciar a carreira docente. Após ter terminado sua graduação com sucesso, foi aprovada no Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas da Unifor, onde dará início a sua jornada de pesquisadora.

Ela obteve o primeiro lugar entre os concludentes do seu curso por mérito acadêmico com a média 9.53, com isso, também conquistou a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz com o 1º lugar entre os concludentes dos cursos de 2 a 3 anos de duração.

A graduação em menor tempo é uma graduação de ensino superior como qualquer outra, a diferença é o enfoque e a duração. Enquanto a licenciatura e o bacharelado duram de 4 a 6 anos, esses cursos possuem duração de 2 a 3 anos. O curso de Design de Moda da Unifor tem duração de 2,5 anos e é avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), oferecendo certificações intermediárias que permitem o aluno ingressar no mercado de trabalho mais rápido e com experiência comprovada.

“A Unifor tem muito a oferecer para todo mundo e a gente tem que aproveitar todas as oportunidades. Eu aproveitei tudo que me foi oferecido, participei de todos os eventos realizados durante a minha formação acadêmica. Quando abriu vaga para a monitoria, imediatamente me inscrevi e fui monitora por um ano", explica Lysia. Essa vivência com a monitoria acadêmica fez toda a diferença para Lysia.

“Com a monitoria, eu despertei para este lado do curso de Moda que eu não conhecia e não imaginava antes. Então, é uma carreira que eu quero continuar, seguir no Mestrado e depois fazer o Doutorado, para futuramente atuar na universidade. A carreira acadêmica é uma certeza, eu acredito que tenho esse perfil de pesquisadora", complementa.

O estímulo dos professores do curso e as oportunidades de incentivo também são diferenciais da graduação de curta duração da Unifor. A coordenadora Ana Cláudia Farias comenta sobre as possibilidades de carreira da profissão.

“Das diversas possibilidades de trabalho, uma delas é o exercício da docência. A graduação em Design de Moda da Unifor permite ao aluno desenvolver competências para os interessados em ingressar nessa carreira. Para tanto é preciso estar atento, ao longo do curso, em relação às oportunidades de monitoria, à pesquisa, a elaboração de artigos, à publicação em periódicos do setor e afins, além de participar dos encontros científicos”, explica Ana Cláudia.

“A demanda de alunos de Moda da Unifor pela docência é recente. A primeira aluna, Lysia Viana, que foi monitora no curso, conseguiu esse semestre 2019.1 entrar no Mestrado de Administração da Unifor com um projeto que iniciou ainda na elaboração do seu TCC. Depois desse fato, aumentou o número de alunos interessados na carreira. Tudo ainda é muito novo pra gente, mas estamos animados com essas mudanças”, complementa a coordenadora.

Moda na Unifor

O curso de Design de Moda da Unifor mantém um relacionamento com profissionais renomados em atuação no mundo da moda e trabalha uma educação voltada ao empreendedorismo. Outro diferencial é que o aluno pode atuar ainda na elaboração e gestão de projetos gráficos em design de moda, assim como tem à disposição laboratórios de última geração e programas integradores.