null Medicina Veterinária da Unifor é referência nacional e internacional

Ter, 5 Junho 2018 11:05

Medicina Veterinária da Unifor é referência nacional e internacional

Centro de Treinamento Veterinário da Unifor permite contato dos alunos animais de grande porte (Foto: Ares SOares)

O bacharelado em Medicina Veterinária vem a cada dia ganhando mais espaço dentro da Unifor. Com duração de cinco anos, a graduação trabalha com foco em diversas competências, que vão preparar os alunos não só para o mercado de trabalho, mas também para os desafios do mundo contemporâneo.

A pesquisa, que sempre foi um diferencial trabalhado dentro da Unifor, está diretamente ligada à Medicina Veterinária. Antes mesmo da criação do curso, diversos trabalhos já vinham sendo realizados nos laboratórios do campus.

O pioneirismo da Unifor quando o assunto é medicina veterinária é reconhecido nacional e internacionalmente. O primeiro clone de cabra transgênica da América Latina foi fruto de pesquisas e trabalhos realizados na Unifor, fato que reforça o comprometimento e excelência em uma área que já existia no campus.

Sobre o mercado de trabalho, existem diversas áreas de atuação para este profissional.  “A clínica e a cirurgia de pequenos animais, hoje comumente associadas a pet shops, são apenas uma das diversas áreas de atuação do médico veterinário. Outras áreas igualmente importantes são inspeção de alimentos de origem animal, saúde pública, piscicultura e reprodução animal, além de várias outras”, ressalta a professora Marília Taumaturgo, coordenadora do curso.

Na atualidade, áreas até então pouco estudadas pela profissão têm sido exploradas em maiores proporções pela mudança nos costumes e na educação da população. Como exemplo a clínica e cirurgia de animais silvestres e outras áreas emergentes que representam um vasto campo de trabalho para os futuros médicos veterinários.

Novas instalações

Iniciado no primeiro semestre de 2016, o curso de Medicina Veterinária da Unifor já nasceu em meio a pesquisas de reconhecimento internacional, como os estudos dos transgênicos e de clonagem em cabras. Agora, a graduação ganha novo espaço para práticas acadêmicas intitulado de Centro de Treinamento Veterinário.

Em 2017, o Centro de Treinamento Veterinário da Unifor, conhecido como “Bloco V”, foi integrado ao curso. O bloco simula uma propriedade rural, construído numa área de 757,10 metros quadrados. Trata-se, portanto, de local onde os alunos aprimoram seus conhecimentos teóricos e práticos com animais de produção como equinos, bovinos, suínos, ovinos, caprinos e aves.

O espaço favorece a aprendizagem, possibilitando a integração e a vivência entre as diversas áreas do conhecimento. Com infraestrutura de excelência, o local auxiliará os estudantes no aperfeiçoamento de sua futura profissão. Desde o primeiro semestre, os alunos de Medicina Veterinária da Unifor têm contato com animais de várias espécies, executando a prática sob orientação do professor.

Para a professora Marília Taumaturgo, o novo espaço é uma extensão da sala de aula para vivência prática. “Todas as aulas seguem as normas regulamentadoras para a utilização desses animais, incluindo o respeito ao seu bem-estar. Nas aulas, os alunos treinam habilidades relacionadas a rotina de manejo, semiologia e muitas outras atividades necessárias para o bom desempenho prático quando for lançado no mercado”, ressalta.