angle-left Mostra Unifor Cenas de Quarentena prorroga inscrições até o dia 15 de junho

Seg, 25 Maio 2020 14:55

Mostra Unifor Cenas de Quarentena prorroga inscrições até o dia 15 de junho

Curtas-metragens de até três minutos concorrem ao prêmio de um tablet.


A TV Unifor e o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza prorrogam o período de inscrições para a Mostra Unifor Cenas de Quarentena. Até 15 de junho, estudantes de qualquer curso de graduação e pós-graduação da instituição devem enviar curtas-metragens caseiros de até três minutos. As obras selecionadas serão exibidas pela TV Unifor e pelas mídias sociais da universidade, junto a entrevistas com os realizadores. Os três curtas-metragens mais votados pelo público serão agraciados com o prêmio de um tablet para cada obra.

A Mostra Unifor Cenas de Quarentena tem o objetivo de incentivar a produção e a expressão artística dos estudantes da Universidade de Fortaleza durante o período de isolamento social. Para participar, os realizadores devem elaborar um curta-metragem de até três minutos, captado por uma câmera de celular, com tema e tipologia (documentário, ficção ou animação) livres. Os diretores devem filmar com o celular posicionado na horizontal e seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Inscrições

Para se inscrever, os interessados devem conferir o regulamento e preencher a ficha de inscrição até o dia 15 de junho de 2020. Para acessar a ficha, o realizador responsável pela inscrição deve estar conectado ao e-mail institucional da universidade (@edu.unifor.br). Os filmes selecionados deverão ser enviados por Google Drive, Dropbox, Wetransfer, MyAirBridge (ou outro porta-arquivos virtual), com as seguintes especificações: MP4; MKV; mínimo 720p máximo 1080x1920.

> CLIQUE AQUI E CONFIRA O REGULAMENTO
> CLIQUE AQUI E CONFIRA A FICHA DE INSCRIÇÃO

Premiação

Os curtas-metragens selecionados serão exibidos pela TV Unifor (canal 181 da NET; e 14 da Multiplay) e publicados pelo canal da Unifor no YouTube, em uma programação especial de entrevistas com os realizadores. Os três filmes que obtiverem o maior número de likes nas duas primeiras semanas, a contar da data de postagem, serão premiados com um tablet cada.

Comissão de seleção

A comissão de seleção está formada e espera os curtas-metragens dos alunos. Após assistir aos filmes, serão selecionados ao menos 10% dos inscritos. Os critérios vão desde a originalidade da obra, o bom uso dos recursos disponíveis até a qualidade técnica da realização. A divulgação dos selecionados para concorrerem à premiação será realizada por meio das mídias sociais da universidade.

Conheça os profissionais do cinema que fazem parte da comissão:

Lis Paim é cineasta, montadora, cineclubista e jornalista. Mestra e pesquisadora em Artes, é professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza e coordenadora de Cinema da Escola Porto Iracema das Artes. 

Marcelo Müller é diretor, roteirista e professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo, tem a direção como objeto de estudo.

Bárbara Cariry é diretora, roteirista, produtora, assistente de direção e de montagem em projetos de cinema e de televisão. Graduada em Audiovisual pela Universidade de Fortaleza, tem mestrado em Curadoria pela Universidade de Coimbra (Portugal).

Max Eluard é produtor de cinema, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, diretor da TV Unifor e da Avoa Filmes. Produziu sete longas e mais de 20 curtas na carreira, que já viajaram os principais festivais do Brasil e do mundo.

Emilly Guilherme é produtora cultural, realizadora audiovisual e estudiosa na área das artes. Graduada em Cinema pela Universidade de Fortaleza, teve como TCC a Mostra Alencarinas - primeira mostra de cinema cearense feito por mulheres. A experiência gerou a criação do coletivo CINEMUL - Cinema feito por Mulheres.

FAQ

Para simplificar o processo e sanar as dúvidas e perguntas sobre o regulamento e as inscrições, a organização da Mostra Unifor Cenas de Quarentena elaborou uma FAQ, com respostas às perguntas mais frequentes feitas pelos alunos interessados em submeter suas produções.

> CLIQUE AQUI E CONFIRA A FAQ DA MOSTRA UNIFOR CENAS DE QUARENTENA

Serviço

Mostra Unifor Cenas de Quarentena
TV Unifor e Curso de Cinema e Audiovisual
Universidade de Fortaleza
Inscrições até 15 de junho: Regulamento | Ficha de Inscrição | FAQ
Contato: mostracenas@gmail.com