angle-left Nova Educação Física da Unifor: matriz curricular reformulada e os alunos sempre um passo à frente

Seg, 3 Setembro 2018 09:00

Nova Educação Física da Unifor: matriz curricular reformulada e os alunos sempre um passo à frente

A Unifor é a primeira graduação em Educação Física do Ceará e tem o melhor parque desportivo da América Latina
A Unifor é a primeira graduação em Educação Física do Ceará e tem o melhor parque desportivo da América Latina

Muitos treinadores dizem: “em time que está ganhando não se mexe”. É o tipo de frase que guarda mais estratégia do que crença. Uma forma de confundir o adversário, ocultando com astúcia cenários pensados a longo prazo. Mas no curso de Educação Física da Unifor, a jogada é clara e certa. Porque não basta ser o melhor curso de Educação Física entre as instituições particulares do Ceará. A gente mexe no time para ser a melhor opção pra você, que precisa de flexibilidade, autonomia e eficiência.

Na Educação Física da Unifor, a mudança começa na matriz curricular. Baseada na formação por competência, novas modalidades foram agregadas ao currículo, como treinamento funcional, personal trainer,  grupos de corrida e empreendedorismo. Tudo para permitir a melhor graduação nas condições atuais do mercado e da formação superior. O diferencial, porém, será na forma de cursar sua graduação.

Para você entender melhor, vamos imaginar uma pista de corrida. Nas provas de 200 metros, em que a largada é feita em curva, os atletas são colocados desalinhados, em diferentes posições na pista. Isso é feito para compensar a curva, já que os corredores internos percorrem um raio menor que os corredores externos à pista.

Da mesma forma, o aluno de Educação Física da Unifor poderá optar por dois tipos de trilhas, de acordo com as suas necessidades. Na trilha regular, o tempo de curso continua o mesmo: quatro anos para o bacharelado e três anos e meio para a licenciatura. Mas ao invés do modelo de créditos, o aluno fará semestres fechados, com uma mensalidade fixa.

Já na trilha estendida, o aluno opta por um tempo de graduação maior, mas com mensalidades mais baixas. Assim, apesar de partirem de pontos diferentes, os alunos das duas trilhas têm as mesmas condições de qualidade e excelência ao chegar no mercado de trabalho.

MATRIZ CURRICULAR

Como era
Formação por competências, baseada nas necessidades do mercado e diretrizes do MEC

Como ficou
Inclusão de novas competências como: treinamento funcional, personal trainer, grupos de corrida e esportes na areia
Inclusão do empreendedorismo na área de gestão em Educação Física

FORMAS DE CURSAR

Como era
O aluno selecionava, entre as disciplinas disponíveis, aquelas que cursaria durante o semestre. O valor da mensalidade era calculado pela soma dessas disciplinas 

Como ficou
De acordo com as suas necessidades, o aluno pode optar por duas trilhas de formação:

Trilha regular: serão ofertados semestres fechados, com mensalidades fixas e compatíveis com o mercado Tempo de graduação: 4 anos (bacharelado) e 3 anos e meio (licenciatura)

Trilha estendida: tempo de graduação maior, com mensalidades fixas, porém mais baixas Tempo máximo de graduação: 6 anos (bacharelado) e 5 anos e meio (licenciatura) 

Para mais informações, entre em contato com a coordenação do curso de Educação Física: (85) 3477.3205  ou educacaofisica@unifor.br

Dúvidas frequentes

A partir do semestre 2019.1 começa o processo de migração.

Todos deverão optar por uma das trilhas de formação.

Serão duas trilhas. Na trilha regular, serão ofertados semestres fechados, com mensalidades fixas e compatíveis com o mercado. O tempo de graduação será de 4 anos (bacharelado) e 3 anos e meio (licenciatura).

Já na trilha estendida, o aluno terá um tempo de graduação maior, com mensalidades fixas, porém mais baixas. O tempo máximo de graduação será de 6 anos (bacharelado) e 5 anos e meio (licenciatura).

Sim. A Unifor aproveita suas disciplinas e insere você em uma das novas trilhas de formação.

O aluno deve marcar horário para atendimento na coordenação do curso de Educação Física. Lá é possível levantar a situação do aluno e dar as orientações para a melhor escolha.

Não, a partir de agora serão mensalidades fixas a serem pagas ao longo do semestre.

Não há pré-requisitos para a migração. Se, por acaso, um aluno estiver do quarto semestre e ainda tiver uma disciplina do terceiro semestre por fazer, ele poderá fazer a migração e cursar a disciplina devida no semestre seguinte.

Sim, é possível. O aluno precisa se dirigir à coordenação do curso de Educação Física para as devidas orientações.

A carga horária dessas disciplinas serão aproveitadas como optativas na nova matriz.

Depoimentos

“Fico feliz primeiramente em ser ex-aluno e saber que a Unifor está em constante atualização na sua matriz curricular, em consonância com o atual mercado de trabalho. Sabemos que, em qualquer profissão, aquele que estiver mais preparado se destacará ao entrar no competitivo mundo do trabalho. A evolução e o surgimento de novas práticas de atividade física fazem com que o estudante de Educação Física esteja já preparado, assim como ter noções de empreendedorismo caso o estudante, quando se tornar um profissional, queira montar seu próprio negócio com noções básicas”.

Jeová Macedo de Sousa
Coordenador de Esportes da Rede CUCA (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte)

“Como egresso do curso de Educação Física da Unifor, posso dizer que a instituição sempre esteve na vanguarda quando o assunto é a formação de profissionais de educação física no Ceará. Além de ser o pioneiro aqui no Estado, o curso sempre primou pela qualificação dos profissionais que atuam na docência, como forma de ter um profissional de excelência. Esta nova matriz curricular vem ao encontro de uma realidade e uma necessidade não só do mercado de trabalho, como também daqueles que desejam ingressar na Educação Física. É uma qualificação daquilo que a Unifor já fazia muito bem. Não é só questão de mudança de nome, inclusão ou exclusão de disciplinas. Há mudanças de fluxograma, muitos conteúdos foram repensados, visando à modernização. A qualidade do profissional é uma exigência permanente do mercado. Com isso, muito mais pessoas passarão a ter acesso a uma infraestrutura esportiva e de laboratórios como há poucas no Brasil”

Jerry Welton Barbosa Gadelha
Presidente da Federação Cearense de Atletismo, graduado em Educação Física Unifor

“Quero parabenizar a Unifor pela inovação ao lançar a nova grade curricular, em 2019, dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física. O mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais antenados com as novas tendências. E a Unifor, mais uma vez, mostrou que é sensível às mudanças e necessidades do mercado e da sociedade. As instalações da universidade e o seu excelente quadro de professores são fatores primordiais para o sucesso dessa iniciativa. Parabéns aos alunos e à sociedade que receberá profissionais ainda mais qualificados e capacitados. Ganham os alunos e a população”.

Jorge Monteiro
Presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF5)