null Nova matriz curricular de Arquitetura e Urbanismo: conteúdo e prática fortalecidos

Qua, 22 Janeiro 2020 14:46

Professora Camila Girão, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza. Foto: Ares Soares.

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo terão uma nova matriz curricular a partir de 2020.1. O novo currículo passa a ser semestral, focado na aprendizagem por projeto, mesclando atividades práticas e teóricas. “Dessa forma, os estudantes terão contato com projeto e softwares da área desde o primeiro semestre. E passarão a desenvolver um projeto semestralmente, que integra todos os componentes curriculares”, aponta a professora Camila Girão, coordenadora do curso.

“A nova grade curricular tem três eixos de conhecimento que se repetem ao longo de todos os semestres: 1) composição, expressão e representação; 2) teoria, história e projetos; 3) tecnologias da construção. Os conteúdos são vistos e reforçados semestralmente, de acordo com a complexidade que está sendo trabalhada em cada disciplina. Não existe outro curso no mercado com essa organização pedagógica”, reforça a professora.

Pontos positivos

As mudanças vão refletir positivamente na formação dos alunos. “A gente espera que os estudantes compreendam globalmente as necessidades do projeto e nas especificidades apliquem os conhecimentos adquiridos a cada semestre. Incentivamos o design colaborativo, a ideia de aprender e construir com os demais. Para além da formação técnica, trabalhamos para que o aluno tenha mais capacidade de reflexão. Pensando no profissional que sai para o mercado de trabalho, isso é um diferencial do nosso curso”, finaliza Camila Girão.

Nossa história

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza (Unifor) completa 22 anos de existência agora em 2020. Já formou 42 turmas.

Conheça a seguir os campos de atuação profissional do arquiteto e urbanista:

• Arquitetura e urbanismo
  • Arquitetura de interiores
  • Arquitetura paisagística
  • Patrimônio histórico, cultural e artístico
  • Planejamento urbano e regional
  • Topografia
  • Tecnologia e resistência dos materiais
  • Sistemas construtivos e estruturais
  • Instalação e equipamentos referentes à arquitetura e urbanismo
  • Conforto ambiental
  • Meio ambiente